One Piece 1084 – Dez respostas e mais cem perguntas…

Bomba atrás de bomba. E assim seguimos nossa sequência semanal de capítulos de One Piece. Semana que vem o homem tá de folga, mas cá entre nós? Ele merece! One Piece 1084 trás um capítulo cheio de diálogos e pouca ação, mas não menos informativo do que seus anteriores. Aliás, é tanta informação que chega ser difícil organizar e acabamos de lê-lo com mais perguntas do que respostas.

Você pode ler a análise dos outros capítulos aquie dos Capítulos do Arco Egg Head aqui.

Bonney e Sabo

Iniciamos o capítulo com Sabo atacando mais soldados aleatórios do Castelo Pangea. No meio da bagunça, ele encontra com Bonney, fazendo uma conexão legal com Egg Head, de forma que o flashback não soa tão avulso em relação ao arco atual. Temos pouca coisa aqui, além de uma pequena conversa entre os guardas. É curioso como Oda escondeu a existência de Im-sama durante tantos anos e, de repente, o personagem é visto por Cobra, provavelmente por Sabo e pelo jeito, até mesmo os guardas viram, em algum momento, alguém sentar no trono. É interessante que o autor mantenha a coerência sobre o segredo da existência do personagem de forma a não ficar tão fácil assim ver aquele que nunca deve ser visto.

Tentativa de Assassinato de Tenryubito

O mais importante de One Piece 1084 é Cobra e a aparição de Im, mas o corpo do capítulo se dá com Shirahoshi. Como mencionei na análise do capítulo 1083, foram feitas muitas menções a Sereia, dando a ideia de que algo aconteceria com ela. E bem, aconteceu. Charlos, mais uma vez, aparece. Não gostei da reutilização do personagem, diminui um pouco o elenco de personagem quando aparecem sempre os mesmos Tenryubitos, mas enfim, é algo pequeno. Aqui temos todo aquele drama clássico do personagem fazendo barbaridades enquanto todos assistem sentindo-se impotentes.

Temos aqui mais um sinal do “cerco se fechando” no universo de One Piece. Temos conflitos entre os Tenryubitos, um Reino como o dos Tritões sendo ameaçado pelos Dragões e tudo isso impactando diretamente em Luffy. Sai e Léo interferem e atacam fortemente Charlos. Teria sido muito mais legal se o personagem tivesse mesmo morrido. A dupla de piratas é subordinada de Luffy e sua Grande Frota. Além disso, Luffy declarou a Ilha dos Tritões como seu território. É provável que a tentativa de assassinado de São Charlos resulte em guerra.

A Rainha Lily e os vinte reinos

Ainda que o corpo do capítulo seja Shirahoshi, o importante mesmo ocorre com o Rei Cobra. Como também mencionei no capítulo passado, Oda mostrou a conversa que se seguiria imediatamente. E, além disso, também mencionei que haveria alguma informação relevante. Bem, não temos nada bombástico neste capítulo, mas começamos, lentamente, com One Piece 1084, a desvendar os mistérios do século perdido.

Primeiro de tudo, Cobra recapitula muitas informações que já haviam sido dadas antes. Considerando o tamanho de One Piece, não soa repetição ou enrolação, mas sim informação e importante. No meio disso, ele adiciona informações, principalmente relacionadas a Alabasta. Lily, a Rainha de Alabasta na época em que os 20 reinos enfrentaram o Reino Antigo, nunca retornou ao seu país e não há nenhum registro dela. Além disso, seu irmão mais novo assumiu o reino e uma carta para os D foi passada pelas gerações dos Nefertari.

Seria Im-sama a própria Lili?

Imediatamente após terminar de ler o capítulo, todos nós chegamos a uma conclusão basicamente obvia: Im é Lili! Todavia, assim que tiramos alguns segundos para pensar, tal obviedade vai por terra. Afinal, porque Lili sumiria dessa forma de propósito? Se todos os nobres sabiam de sua existência e ela pretendia assumir o trono vazio, não seria mais fácil seguir os demais 20 reinos, deixar sua família na Terra Sagrada e simplesmente assumir o trono em segredo? Por qual motivo seria mais vantajoso abrir mão da Terra Sagrada e deixar essa lacuna aberta? Parece-me muito mais chamativo ter sumido de repente, e Im-sama, obviamente, não gostaria de chamar atenção.

Assim,, acredito que Im não é Lili, mas sim alguém próximo. Isso justificaria, por exemplo, ficar olhando para o cartaz de Vivi, já que ela deve lembrar Lili de alguma forma. o motivo de Im ter aparecido diante Cobra ao ele mencionar Lili, passa uma impressão de nostalgia, como se Im tivesse sido lembrado de algo esquecido por ele. Além disso, temos outros dois fatores que contribuem para Im não ser Lili. O primeiro, e que eu enxergo como resposta mais obvia, é que Alabasta é tratado como um país bom e Vivi possivelmente seja uma representante atual da antiga Rainha Lili. Será que Oda representaria uma antiga líder de um país aliado como alguém malvado? Analisando a forma como o autor lida com essas coisas, acho improvável.

Os Gourosei e a carta para os D

Outro fator é que os Gourosei soam bastante verdadeiros quando dizem não saber o paradeiro de Lili. Ainda, muitos capítulos atrás, eles mencionam que os Nerfetari são traidores. Caso soubessem que Im é Lilli, eles não teriam motivos – já que estavam sozinhos – para trata-los por este adjetivo. A tal carta para os D pode ser o início das revelações sobre o século perdido. Um aviso de Lili, contemporânea de Joyboy (Lili e Joyboy, Luffy e Vivi, só para esclarecer mais um paralelo), para que eles fizessem algo sobre Im. Só precisamos saber o conteúdo desta carta e o motivo de não ter sido entregue para Luffy ainda no arco de Alabasta. Assim, está aberta a premissa para Vivi, que está foragida, reunir-se com Luffy e os demais e voltar ao bando.

Conclusão sobre One Piece 1084

Um capítulo cheio de informações, que aparenta uma conclusão enganosamente obvia, mas que ao mesmo tempo nos enche de novas perguntas. Ainda, Oda introduz muitos acontecimentos que podem respingar diretamente em Luffy, como o ataque a São Charlos e a fuga de Vivi. As coisas, lentamente começam a fazer sentido em One Piece 1084. Im-sama e sua silhueta, sem duvidas, possuem uma presença magnífica. Cada vez mais Oda alimenta o grande mistério, maior até mesmo do que o próprio One Piece. Afinal, o que aconteceu para que alguém sentasse ao Trono Vazio? Infelizmente, não teremos essa resposta semana que vem.

Wesley Medeiros
Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here