Por que Pokémon é mais popular que Digimon?
Pokémon tem superado todos os seus contemporâneos e imitadores ao longo dos anos, consolidando-se como uma das maiores franquias do mundo. Embora Digimon também tenha desfrutado de uma popularidade considerável, nunca conseguiu superar Pokémon como a principal série “mon”. Vários fatores contribuíram para o sucesso de Pokémon, incluindo algumas ideias que Digimon poderia ter explorado de maneira mais eficaz, mas que permaneceram subutilizadas.
É inegável que Pokémon estava no lugar certo, na hora certa. A série contou com o apoio, a tecnologia e a data de lançamento ideais para se tornar um fenômeno desde o início. Pokémon evoluiu para se tornar uma franquia centrada na comunidade, atingindo níveis inéditos de interação entre as pessoas. Embora Digimon tenha seus próprios pontos fortes, no final das contas, não conseguiu alcançar o mesmo sucesso que Pokémon.
Você é fã de Pokémon ou então desejando conhecer melhor a franquia? Se sim, portanto gostará de ler em nosso portal:
- Quantos Pokémon existem, realmente?
- Quantos anos Ash e seus companheiros têm no final de sua jornada Pokémon?
- Os 20 Pokémons improváveis de Ash
- Existem apenas 2 insígnias de ginásio de Pokémon canônicas que Ash nunca ganhou
- Pokémon: O Conto Trágico de Miyamoto, a Mãe de Jessie
- Por que o Pokémon GO é uma ótima introdução à franquia
- Resenha sem spoilers de Pokémon: Detetive Pikachu (2019)
- Kirby é um Pokémon?
- Você também gostará de conferir todos os produtos relacionados à franquia Pokémon disponíveis à venda na Amazon! Acesse aqui para conferir todos eles: jogos eletrônicos, pelúcias, colecionáveis e muito mais!
Os primeiros jogos Pokémon eram mais acessíveis do que os primeiros jogos Digimon
Desde a década de 1990, Pokémon tem mantido uma consistente lançamento de jogos a cada poucos anos. Os títulos iniciais eram essencialmente JRPGs de curta duração com a mecânica de colecionar monstros, semelhantes à série Shin Megami Tensei. Esse formato era acessível e permitia aos jogadores realizar o desejo de se tornarem Mestres Pokémon.
Por outro lado, os jogos de Digimon eram uma extensão dos populares Tamagotchis. Os jogadores tinham a responsabilidade de cuidar de seus Digimon, além de participar de batalhas com eles, o que incluía tarefas como alimentação e higiene, em contraste com os treinadores Pokémon, que se concentravam principalmente em elevar o nível de seus companheiros.
E ainda há o sucesso do Game Boy
Outro detalhe importante a considerar: Pokémon capitalizou o sucesso do Game Boy, que foi um pioneiro na categoria de dispositivos portáteis de jogos. O Nintendo Game Boy foi o primeiro de seu tipo, oferecendo uma experiência de jogo móvel que podia ser desfrutada em qualquer lugar. A natureza portátil do aparelho e a capacidade de conectar dispositivos por meio de cabos de ligação tornaram o Game Boy o complemento perfeito para Pokémon. Esses cabos de link permitiram batalhas e negociações fáceis, muito antes da era dos jogos online.
O Game Boy alcançou um grande sucesso porque inovou ao aprimorar a experiência de jogos portáteis. Foi o primeiro sistema a dominar os jogos móveis, e Pokémon foi projetado para ser apreciado em pequenas sessões, o que se alinhava perfeitamente com a flexibilidade oferecida pelos sistemas portáteis, como o Game Boy.
Ainda se falando nos jogos, Pokémon Go revolucionou a acessibilidade do jogo. No verão de 2016, este jogo foi lançado para dispositivos iOS e Android, marcando um dos primeiros títulos móveis da franquia que cativou inúmeros jogadores. Permitia que os jogadores explorassem sua vizinhança enquanto caçavam Pokémon, capturando até mesmo um ou dois Pidgey durante o percurso.
Além disso, há o apelo das recompensas e conquistas em Pokémon. Enquanto as histórias de Digimon são envolventes e gratificantes, Pokémon oferece aos fãs uma sensação de realização ao capturar um Pokémon ou vencer uma batalha, estimulando os níveis de dopamina que incentivam os fãs a continuar voltando. Essa é a razão pela qual títulos como Fortnite e outros jogos de estilo Battle Royale têm um apelo mais amplo do que RPGs como Final Fantasy XVI.
Pokémon é exibido continuamente na TV há décadas
O anime Pokémon tem sido transmitido semanalmente no Japão desde os anos 90, mantendo uma notável consistência que contribuiu para a constante presença global da série. Em contrapartida, Digimon teve algumas pausas entre temporadas durante os anos 2000 e 2010. Esses períodos fora do ar afetaram negativamente a popularidade de Digimon, especialmente no Ocidente.
A manutenção de uma presença ininterrupta ao longo das décadas significa que Pokémon faz parte da vida de muitos fãs desde o início. O reconhecimento da marca Pokémon foi construído ao longo do tempo não apenas devido à qualidade de seu conteúdo, mas também graças à regularidade de seus lançamentos. A franquia nunca saiu completamente da vista do público, e Pokémon rapidamente se tornou um nome familiar, algo que Digimon simplesmente não conseguiu igualar em termos de reconhecimento de marca.
Pokémon tem um mascote mais consistente
Pikachu tem sido o icônico mascote de Pokémon desde o início. Este rato elétrico representa a combinação perfeita de fofura e carisma, algo que a maioria dos Digimon não consegue alcançar de maneira tão equilibrada. Embora Agumon tenha sido o mais próximo de um mascote constante para a franquia Digimon, houve períodos em que ele não foi destaque nos materiais de marketing da série.
Pikachu é um mascote tão cativante que até mesmo dentro de sua própria franquia, existem tentativas de criar imitadores, como Pachirisu e Togedemaru, projetados para seguir os passos de Pikachu, mas este último continua reinando supremo. A ausência de um mascote Digimon consistentemente reconhecível ao longo do tempo tem prejudicado a franquia, uma vez que, por vezes, Digimon parece não ter clareza sobre sua própria identidade.
O anime Pokémon foi ao ar primeiro
Pokémon estreou no Japão pela primeira vez em 1997 e começou a ser transmitido em outros países, como os Estados Unidos, um ano depois. Por outro lado, Digimon só chegou à televisão japonesa em 1999. A antecipação de Pokémon foi suficiente para desencadear o boom do gênero de coleção de monstros.
Embora Pokémon não tenha inventado o gênero de jogos e animes de coleção de monstros, ele foi o precursor de um fenômeno que gerou vários imitadores. Digimon, Medabots, Monster Rancher e Mon Colle Knights surgiram como produtos da febre inicial de Pokémon. As aventuras de Ash e sua equipe foram as primeiras a conquistar muitos lares e, por isso, foram consideradas as pioneiras do gênero “mon”.