Radiant (anime) – Resenha

0
48
radiant-anime-resenha-00

Radiant (anime) – Resenha da primeira temporada do anime

radiant-anime-resenha-01

Exibição Original: 06 de Outubro de 2018 a 23 de Fevereiro de 2019
Título Original: Radiant
Estúdio: Lerche| Nº de Episódios: 21 | Criação: Tony Valente
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

No mês de fevereiro chegou ao fim a primeira temporada do anime Radiant. A versão animada é uma adaptação do mangá francês (com o mesmo nome) de Tony Valente. Terminando de uma forma esperançosa, a segunda temporada já está prevista para outubro desse ano.

radiant-anime-resenha-02

O ambiente do anime Radiant é um mundo onde parte da população possui poderes sobrenaturais, essas pessoas são chamadas de feiticeiros. Eles conseguem fazer diversos tipos de magia utilizando uma energia chamada: fantasia. Alguns nascem com feiticeiros, mas a maioria deles só possui poderes porque, em algum momento da sua vida, tiveram contato com um Nemesis (monstros gigantes que também utilizam fantasia e caem do céu em forma de ovo).

Ao caírem do céu e logo após “chocarem” e ganharem sua verdadeira forma, os nemesis oferecem grandes perigos aos seres humanos (onde boa parte mora em cidades suspensas no céu). Os únicos capazes lutar contra esses monstros são os próprios feiticeiros e também um grupo seleto de humanos chamados de Inquisidores (que utilizam outras técnicas, que no anime ainda não foi explicado a fundo o que é).

radiant-anime-resenha-03

Apesar de defenderem os humanos contra ameaças dos nemesis, os feiticeiros sofrem muito preconceito dos humanos, pois quando entram em contato com esses monstros eles são “infectados” e ganham o que chamam de maldição (certo tipo de efeito colateral desse contato seja mudança de comportamento ou mudança de característica física). Assim, os humanos não gostam de se aproximar de feiticeiros, pois eles “podem transmitir” tais infecções e podem atrair outros nemesis.

É aí então que somos apresentados ao protagonista da história de Radiant: Seth. O garoto é um feiticeiro que foi salvo por uma feiticeira de alta patente (chamada Alma) quando mais novo. Não se explicou ao certo no anime o que aconteceu de tão perigoso com Seth quando Alma o salvou, mas se sabe que o garoto tem um grande poder oculto ainda não citado de onde vem.

radiant-anime-resenha-04

Seth parte então em busca de Radiant, um lugar onde segundo alguns contos ou conversas, seria o ninho de onde vêm todos os nemesis. O jovem feiticeiro parte para Artêmis (uma cidade onde vivem diversos feiticeiros) em busca de informações sobre Radiant e lá encontra Melie e Doc, onde cria um grande laço de amizade. Seth também, aconselhado por Alma, encontra um feiticeiro chamado Yaga, que começa a treinar o garoto para aprimorar suas técnicas mágicas. Yaga percebe que Seth tem grande potencial e da alguns conselhos para ele, um deles é evitar ao máximo usar fantasia de mão vazias (pois os feiticeiros precisam utilizar luvas especiais para manipular magia). Por ter um grande poder oculto, Seth consegue usar grande volume de fantasia de mãos fazias.

As habilidades de Seth e alguma ligação misteriosa que ele possui também despertam interesse dos Inquisidores, que vão atrás dele. Os inquisidores são um grupo de humanos que prezam pelo equilíbrio da paz no mundo, proibindo e indo atrás de feiticeiros, pois seriam eles causadores de todo o mal.

radiant-anime-resenha-05

Logo de início, Radiant se assemelha tanto em história quanto em personagens a muitos outros animes shounen, mas em dado momento da narrativa o anime mesmo com lembrança de outros personagens mostra-se muito interessante por conta dos mistérios que cercam os personagens, sobre o objetivo final e os questionamentos ao redor de Seth.

Seth no final da primeira temporada de Radiant, depois de todas as aventuras em Artemis e outras cidades flutuantes, parece um pouco mais maduro e entender muito mais sobre o ambiente onde está inserido. Exemplos disso é a determinação em mostrar para os humanos que os feiticeiros não são ruins, os questionamentos os nemesis realmente são maus e o porquê eles causam tudo o que causam. O último episódio mostra um cenário muito esperançoso e entrega uma maior curiosidade para acompanhar a história.

Confira outras resenhas de animes e mangás aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais.

assinatura kelvin

Análise Crítica
Data
Título Original
Radiant
Nota do Autor
41star1star1star1stargray