Shadows House – Resenha

328

Exibição Original: 11 de Abril de 2021 à 04 de Julho de 2021
Título Original: Shadows House | シャドーハウス
Estúdio: CloverWorksDistribuidora: Funimation
Criação: So-ma-to | Direção da animação: Kazuki Ōhashi

No último domingo (04/07) chegou ao fim a primeira temporada de um dos animes mais surpreendentes desta temporada de primavera/2021. Shadows House fecha um ciclo cheio de mistérios e muito mais outros para se resolverem. A animação é uma adaptação do mangá de mesmo nome, criado por So-ma-to. O anime tem como diretor Kazuki Ōhashi. Su distribuição é feita pela Funimation.

RESUMO

Shadows House narra a trama de um lugar, mas precisamente uma mansão, habitado por dois tipos de seres: os shadows (seres cobertos de fuligem com silhueta humana) e os humanos (considerados bonecos vivos de seus shadows/sombras). Desde pequenos, os bonecos vivos são atribuídos a uma sombra e são ensinados a limpar toda a fuligem de seus mestres expelem durante o dia. Além de servirem como rosto para seus mestres também, sendo suas feições e gestuais. Tanto as sombras quantos os bonecos seguem diversas normas até chegarem o dia do Debute, uma cerimônia de promoção e formação das sombras com seus bonecos vivos.

É aí que somos apresentados a boneca viva Emilico, boneca de Kate. As duas constroem uma relação muito diferente das que seguem as normas de toda a Casa. Emilico é muito alegre e mostra grande retribuição e devoção para sua mestra. Conforme as duas se aproximam ainda mais, elas conhecem outras sombras e outros bonecos e são expostas a diversos eventos dentro da Casa e alguns segredos que perturbam o silêncio daquele local.

TRAMA

Shadows House inicialmente aparenta ter um enredo muito parado e sem nenhum fator que atraia logo de cara quem assiste, mas com o desenrolar dos pequenos mistérios o anime vai ficando cada vez mais interessante. Todo o ambiente em volta da Casa é muito misterioso e cheio de segredos que, aparentemente, quem passa a saber sobre corre grandes riscos. O contraste das personalidades dos bonecos e seus mestres também fazem com que os objetivos de cada um naquele ambiente sempre se conflite e torne o enredo mais dinâmico. Claramente o plot twist em que o anime nos joga nesta primeira temporada é um dos mais surpreendentes destes últimos animes já feitos.

PERSONAGENS

Como já citado, a diferença das personalidades dos bonecos e suas sombras deixa tudo mais interessante. Cada uma das sombras tem seus próprios objetivos, e a personalidade de seus bonecos crescendo ainda mais gera um dinamismo nas relações e no decorrer do anime muito interessante. Emilico sendo muito animada inicialmente traz aquele personagem genérico quase lolli do que muitos animes já fazem, mas isso já logo é justificado e muito para o significado do anime logo depois. Isso também principalmente pela relação com sua mestra Kate que é completamente seu oposto.

ANIMAÇÃO E TRILHA

A animação de Shadows House, apesar de muito leve em alguns momentos, em outros traça uma estética cheia de detalhes. Isso porque o anime retrata uma década muito mais antiga (quase como um século 18/19 no ocidente). As roupas e a estética da Casa são muito caricatas destes períodos. Os trejeitos, feições e ações dos personagens são de extrema importância para o anime, sendo assim Shadows House trabalha muito bem isso. O estúdio responsável por isso, Cloverworks, já é conhecido por trabalhar com estéticas e trabalhos mais conceituais desse modo. Em seus trabalhos estão Promised Neverland, Wonder Egg Priority, Darling in the FranXX, Horimiya e Balance:Unlimited. A trilha conta com instrumentos clássicos para das dinamismo e drama onde são necessários, executando um bom trabalho. A opening e ending do anime podem ser consideras uma daquelas que entram para o “hall da fama”.

CONSIDERAÇÕES

Apesar de Shadows House ser um daqueles animes da regra dos três episódios, vale muito a pena continuar vendo o anime. A trama cheia de segredo traz uma vontade maior de assistir, principalmente pelo mistério gigantesco que roda o enredo e como todos os personagens passam a lidar e se envolver com isso. O mote principal é sempre preenchido com mais dinamismo a partir destas relações. Apesar de nenhuma notícia até o momento em que esta resenha é escrita, fica uma grande expectativa para que venha uma segunda temporada.

Siga o Meta no Twitter e no Instagram e fique por dentro de outras resenhas de anime.

Análise Crítica
Data
Título Original
Shadows House
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here