Shadows House – Resenha

Exibição Original: 11 de Abril de 2021 à 04 de Julho de 2021
Título Original: Shadows House | シャドーハウス
Estúdio: CloverWorksDistribuidora: Funimation
Criação: So-ma-to | Direção da animação: Kazuki Ōhashi

No último domingo (04/07) chegou ao fim a primeira temporada de um dos animes mais surpreendentes desta temporada de primavera/2021. Shadows House fecha um ciclo cheio de mistérios e muito mais outros para se resolverem. A animação é uma adaptação do mangá de mesmo nome, criado por So-ma-to. O anime tem como diretor Kazuki Ōhashi. Su distribuição é feita pela Funimation.

RESUMO

Shadows House narra a trama de um lugar, mas precisamente uma mansão, habitado por dois tipos de seres: os shadows (seres cobertos de fuligem com silhueta humana) e os humanos (considerados bonecos vivos de seus shadows/sombras). Desde pequenos, os bonecos vivos são atribuídos a uma sombra e são ensinados a limpar toda a fuligem de seus mestres expelem durante o dia. Além de servirem como rosto para seus mestres também, sendo suas feições e gestuais. Tanto as sombras quantos os bonecos seguem diversas normas até chegarem o dia do Debute, uma cerimônia de promoção e formação das sombras com seus bonecos vivos.

É aí que somos apresentados a boneca viva Emilico, boneca de Kate. As duas constroem uma relação muito diferente das que seguem as normas de toda a Casa. Emilico é muito alegre e mostra grande retribuição e devoção para sua mestra. Conforme as duas se aproximam ainda mais, elas conhecem outras sombras e outros bonecos e são expostas a diversos eventos dentro da Casa e alguns segredos que perturbam o silêncio daquele local.

TRAMA

Shadows House inicialmente aparenta ter um enredo muito parado e sem nenhum fator que atraia logo de cara quem assiste, mas com o desenrolar dos pequenos mistérios o anime vai ficando cada vez mais interessante. Todo o ambiente em volta da Casa é muito misterioso e cheio de segredos que, aparentemente, quem passa a saber sobre corre grandes riscos. O contraste das personalidades dos bonecos e seus mestres também fazem com que os objetivos de cada um naquele ambiente sempre se conflite e torne o enredo mais dinâmico. Claramente o plot twist em que o anime nos joga nesta primeira temporada é um dos mais surpreendentes destes últimos animes já feitos.

PERSONAGENS

Como já citado, a diferença das personalidades dos bonecos e suas sombras deixa tudo mais interessante. Cada uma das sombras tem seus próprios objetivos, e a personalidade de seus bonecos crescendo ainda mais gera um dinamismo nas relações e no decorrer do anime muito interessante. Emilico sendo muito animada inicialmente traz aquele personagem genérico quase lolli do que muitos animes já fazem, mas isso já logo é justificado e muito para o significado do anime logo depois. Isso também principalmente pela relação com sua mestra Kate que é completamente seu oposto.

ANIMAÇÃO E TRILHA

A animação de Shadows House, apesar de muito leve em alguns momentos, em outros traça uma estética cheia de detalhes. Isso porque o anime retrata uma década muito mais antiga (quase como um século 18/19 no ocidente). As roupas e a estética da Casa são muito caricatas destes períodos. Os trejeitos, feições e ações dos personagens são de extrema importância para o anime, sendo assim Shadows House trabalha muito bem isso. O estúdio responsável por isso, Cloverworks, já é conhecido por trabalhar com estéticas e trabalhos mais conceituais desse modo. Em seus trabalhos estão Promised Neverland, Wonder Egg Priority, Darling in the FranXX, Horimiya e Balance:Unlimited. A trilha conta com instrumentos clássicos para das dinamismo e drama onde são necessários, executando um bom trabalho. A opening e ending do anime podem ser consideras uma daquelas que entram para o “hall da fama”.

CONSIDERAÇÕES

Apesar de Shadows House ser um daqueles animes da regra dos três episódios, vale muito a pena continuar vendo o anime. A trama cheia de segredo traz uma vontade maior de assistir, principalmente pelo mistério gigantesco que roda o enredo e como todos os personagens passam a lidar e se envolver com isso. O mote principal é sempre preenchido com mais dinamismo a partir destas relações. Apesar de nenhuma notícia até o momento em que esta resenha é escrita, fica uma grande expectativa para que venha uma segunda temporada.

Siga o Meta no Twitter e no Instagram e fique por dentro de outras resenhas de anime.

Análise Crítica
Data
Título Original
Shadows House
Nota do Autor
41star1star1star1stargray
ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Shadows House
shadows-house-resenha-animeO anime a cada episódio vai nos envolvendo nos segredos que rondam a Mansão dos shadows. Cheio de mistério e um pouco de aventura, a animação apresenta uma boa trama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here