SSSS. Gridman (Anime) – Resenha

0
27

SSSS. Gridman, um dos melhores anime de 2018,  é uma verdadeira aula de como se contar uma história.

Top 10 melhores animes de 2018 - SSSS. Gridman

Exibição Original: 07 de Outubro de 2018 à 2 de Dezembro de 2018
Título Original: SSSS. Gridman
Estúdio: Trigger| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

O ano de 2018 foi ótimo para os animes. Tivemos coisas muitos boas mesmo, como você pode conferir no nosso Top 10 de Melhores animes de 2018. Dente deles tivemos SSSS. Gridman, um anime do estúdio Trigger (Darling in The Franxx), que não fez tanto barulho.

SSSS.Griman-Resenha-01

O anime uma espécie de sequência de um tokusatsu dos anos 90 (Gridman the Hyper Agent), e que depois ganhou uma adaptação gringa (SSSS =Superhuman Samurai Syber-Squad, e assim eis o porque da sigla) que consistia basicamente em um jovem que se transformava em um herói (o tal Gridman) e ia parar em um mundo virtual dentro de um computador, para combater os vilões. Em suma, era como se fosse um antivírus, ou seja, uma representação da luta diária do Avast, AVG, que você mal se dá conta quando fica infectando o seu computador. Portanto, dê mais valor a eles.

SSSS.Griman-Resenha-02SSSS.Griman-Resenha-03

Na trama do anime. somos apresentados ao jovem Yuuta, que certo dia acorda e percebe que está sem memória alguma. Ao tentar se reencontrar, ele acaba interagindo com Utsumi e Rika, dois alunos da mesma sala que ele. Ao irem até a  a casa de Rika (que é também uma loja de coisas antigas), Yuuta acaba escutando um voz estranha na sua cabeça. Essa voz é Gridman, um Herói  que precisa se unir com Yuuta para que eles possam entrar num mundo virtual / realidade paralela e assim combater as ameaças. E essa “fusão” se dá por um dos computadores antigos na casa da Rika.

SSSS.Griman-Resenha-07SSSS.Griman-Resenha-08

Quando olhamos a premissa de SSSS. Gridman, parece que tudo seria até que simples. Um menino que acorda sem memória, e que é uma espécie de “o escolhido” para se tornar um herói. E no decorrer da trama vamos descobrindo quem ele é de verdade. De certa forma isso até acaba acontecendo, porém de maneira um pouco surpreendente, ele não é o foco da trama.

SSSS.Griman-Resenha-04

Espera aí, você está dizendo que o herói não importa tanto? É isso mesmo produção? De certa forma é quase isso. Mas calma, que o que pode assustar em um primeiro instante, é recompensado depois. Sério mesmo, pois o grande charme de SSSS. Gridman está na maneira como a história é contada.

SSSS.Griman-Resenha-05

No decorrer dos acontecimentos mostrados em SSSS. Gridman, bem aos poucos alguns elementos vão sendo plantados,  o que vai evidenciando o que dissemos antes. E depois de algum tempo você acaba por perceber que deixou de se importar com certos personagens e núcleos e passou a prestar mais atenção em outros pontos. Só que isso é tão bem conduzido que você não sente isso de uma vez.

SSSS.Griman-Resenha-06

A direção e produção do anime simplesmente arrebentam. De verdade, o estúdio Trigger fez aqui um trabalho na parte técnica praticamente impecável. As batalhas usam bem o recurso 3D, coisa rara nos animes de TV. Para quem é fã de tokusatsu é um prato cheio! Recheado de referência e com pancadaria de qualidade, o anime não decepciona nesse quesito. Talvez para quem não seja tão fã de tokusatsu ou não goste muito dessa fórmula, pode acabar não sendo tão atraído pelo anime nesse quesito. Mas não desista dele, pois SSSS. Gridman é um anime que sai um pouco da zona de conforto.

SSSS.Griman-Resenha-09SSSS.Griman-Resenha-10

Quanto às partes fora da luta, SSSS. Gridman também é um espetáculo. Os diálogos e enquadramentos, com algumas perspectivas diferentes, dão todo um tempero a mais a obra. É como se tudo tivesse sido muito bem pensado e colocado ali pra fazer sentido. As músicas (ou a ausência delas) também encaixam no tempo certo das cenas. Em algumas delas, o anime pode parece um pouco “estranho”, pois ele opta por algumas escolhas que não tão convencionais em animes desse gênero. Em alguns desses momentos ele soa um pouco “experimental”.

SSSS.Griman-Resenha-11SSSS.Griman-Resenha-12

SSSS. Gridman é um anime espetacular. Muito bem produzido e sabe muito bem fazer a tanto o a parte de ação a lá tokusatsu quanto na parte de drama. Ambas são excelentes, tanto que se recortarmos elas, parecem ser dois animes completamente diferentes. Um é pura ação, exagerado, colorido e cheio de explosões e porradaria. O outro, é um belo drama, slice of life que sabe dosar bem os diálogos e situações.  É um anime que as vezes pode soar confuso em boa parte dele, mas na reta final muitas dessas “confusões” acabam fazendo ainda sentido (o anime tem algumas camadas), por mais que o final deixe lacunas para interpretações, plot twists e etc. Quando chegamos a última cena de SSSS. Girdman, a vontade é de levantar e bater palmas, tamanho o significado que a cena em si tem e tudo que ela representa.

Para mais resenhas de animes acesse aqui. E fique ligado no Meta Galáxia! Até a próxima e forte abraço!

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
SSSS. Gridman (Anime)
Nota do Autor
51star1star1star1star1star