Vinland Saga – 1ª Temporada – Resenha

Visceral e empolgante, anime retrata conflito entre vikings e ingleses no início do século X

0
199

Vinland Saga – Resenha da primeira temporada do anime

vinland-saga-1a-temporada-resenha-capa

Exibição Original: 08 de julho a 30 de dezembro de 2019
Título Original: Vinland Saga / ヴィンランド・サガ
Estúdio: Wit Studio                                    Número de episódios: 24
Criação: Makoto Yukimura

2019 foi, definitivamente, um ano grandioso para os animes, com o lançamento de alguns dos melhores títulos da década. Vinland Saga certamente figura entre estes, pois trata-se de uma obra com imensa qualidade em termos de narrativa e execução.

Esta é mais uma produção de excelência do Wit Studio, responsável por Shingeki No Kyojin (Attack On Titan) e Koi wa Ameagari no You ni (After The Rain). Nesta adaptação do mangá criado por Makoto Yukimura, o estúdio dá vida a mais uma obra impecável em termos visuais, sem pudor e com uma boa dose de violência gráfica (que em nenhum momento soa desnecessária).

vinland-saga-1a-temporada-resenha-01

Vinland Saga apresenta uma trama baseada em fatos reais, cuja primeira temporada é situada, especialmente, no período da Inglaterra Anglo-Saxã, entre os anos 1000 e 1014 d.C, quando a Dinamarca, com o poderio dos exércitos vikings, dominou territórios ingleses e assumiu o controle do país. Um período também em que os nórdicos buscavam pela Vinlândia, um território a Oeste, que hoje compreende a América do Norte em determinado território do Canadá.

Neste contexto, somos apresentados a Thors e sua família. Ex-guerreiro da tropa de elite viking, a Jomsvking, e considerado um dos mais fortes combatentes já vistos, Thors deserta das tropas dinamarquesas e se exila com a esposa Helga e os filhos na Islândia, buscando uma vida pacata.

vinland-saga-1a-temporada-resenha-02

Anos depois, entretanto, os Jomvikings encontram Thors e o obrigam, sob ordens do rei Sweyn da Dinamarca, a retornar ao campo de combate. Sob pressão da coroa, o guerreiro acaba cedendo. Os rumos de sua vida pacata se findam quando seu caminho se cruza com o do mercenário Askeladd e sua tropa, que ao o subjugarem, tomam posse de seu filho, Thorfinn. O garoto cresce sedento em vingança e cresce como um mortífero guerreiro, cujo único desejo é matar o homem que derrotou seu pai.

vinland-saga-1a-temporada-resenha-03

Muito além da trama inicial, Vinland Saga se estende como uma complexa narrativa repleta de reviravoltas, cujo pano de fundo fatual e realístico é apenas o pavio que acende uma série de desdobramentos em um roteiro primoroso, capaz de prender o espectador do primeiro ao último episódio.

Vinland Saga possui personagens recheados de carisma e muito bem desenvolvidos, cujos fios são costurados e interligados de modo inteligente e surpreendente episódio a episódio. Não se surpreenda ao se ver torcendo por um personagem que é supostamente um vilão; o anime traduz muito bem o que é um contexto de guerra, onde muitas vezes determinados valores são questionados e certo e errado podem ser, simplesmente, uma questão de ponto de vista.

vinland-saga-1a-temporada-resenha-04

O anime é também uma obra-prima no que diz respeito a sua narrativa histórica, nos brindando com uma produção riquíssima, que apresenta personagens e eventos de base real que funcionam dentro da animação sem que sejam descaracterizados. Os vinte e quatro episódios também contam com belos diálogos que suscitam questões filosóficas, éticas, religiosas, mitológicas e políticas, dando uma enorme profundidade à trama.

Como já mencionado, os estúdios capricharam na qualidade da animação, que se pode ser ressaltada no maravilhoso character design dos personagens e nas cenas de combate, muito bem executadas e de tirar o fôlego, destacando-se também as expressões dos personagens. Não podemos deixar de mencionar também as duas aberturas sensacionais, performadas pelas bandas Survive Said The Prophet (Mukanjyo) e MAN WITH A MISSION (Dark Crow), respectivamente.

vinland-saga-1a-temporada-resenha-05

Mais que recomendado, Vinland Saga é obra indispensável em qualquer lista de animes de 2019. A primeira temporada completa já está disponível no Amazon Prime Vídeo. Corre pra ver!

Confira outras resenhas de animes e mangás aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here