Conheça o Coletivo Drags Goiás, o projeto de visibilidade aos artistas transformistas

Coletivo Drags Goiás

Conheça o Coletivo Drags Goiás, o projeto de visibilidade aos artistas transformistas

O Coletivo Drags Goiás surgiu relativamente recente, visando dar visibilidade, profissionalização e empregabilidade aos artistas transformistas do estado de Goiás. A necessidade desse coletivo foi percebida durante o evento online Mesa Redonda Sobre Vivências e Performances Drag. A primeira Mesa Redonda foi realizada no dia 30 de agosto de 2020. O projeto surgiu logo após a segunda Mesa Redonda, no dia 27 de setembro de 2020. Atualmente, o projeto conta com Ravenna Veracity para a presidência, Alana Stevam para vice-presidência e Stephanie Bovary para secretária.

O Instagram do Coletivo Drags Goiás possui diversas publicações, incluindo aqueles que explicam o que é o Coletivo e as suas conquistas. Entre as conquistas: o Projeto de Extensão Drag; o apoio da jornalista Kalyne Menezes, dona do projeto Antes do Ponto Final; Lei Aldir Blanc e a inserção das artistas transformistas dentro do auxílio emergencial cultural; parceria com Teatro Novo Ato; parceria com o grupo Drags Boulevard; parceria com o médico sexólogo Rodrigo Mansil; parceria com a advogada Rubia Thassia. Certamente, sensacional, não é mesmo?

Além disso, precisamos comentar que, ainda em seu início, o projeto também realizou o censo drag. O censo levantou um cadastro de artistas drags do estado de Goiás, visando tomar conhecimento do número de artistas transformistas atuantes no nosso estado. Com o censo, as drags poderão reivindicar seus respectivos direitos e oportunidades junto a órgãos governamentais levando dados reais e atualizados referentes à sua classe artística.

Essa é uma iniciativa verdadeiramente inspiradora que brilha como um farol de apoio e celebração à incrível arte drag e às talentosas artistas da região de Goiás. Com dedicação e paixão inabaláveis, este projeto iluminante proporciona um espaço seguro e inclusivo onde a diversidade e a criatividade das drags florescem, fortalecendo a comunidade artística local e enriquecendo a cultura LGBTQ+ em toda a região. Sua dedicação em promover a expressão artística e a visibilidade das drags é um exemplo louvável de como a arte pode ser uma força transformadora na construção de um mundo mais inclusivo e tolerante. O Coletivo Drags Goiás é um verdadeiro tesouro cultural, e seu comprometimento em dar destaque e apoio a essas artistas é digno de aplausos.

Você se interessou em saber mais? Se sim, então lhe convido a conferir o Instagram do projeto: Coletivo Drags Goiás (@coletivodragsgoias)

Para quem tem curiosidade sobre as Mesas Redondas citadas na introdução do texto, os seus respectivos resumos foram publicados no portal Antes do Ponto Final. Você deseja conhecer melhor esse estilo artístico, que está crescendo bastante nos últimos anos? Se sim, então confira em nosso portal: Desvendando a Arte Drag: Uma Jornada pelos Significados e Expressões.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here