Divertida Mente – Resenha da animação Disney-Pixar
Ano: 2015 |
Título Original: Inside Out |
Dirigido por: Pete Docter |
Avaliação: ★★★★✫ (Ótimo) |
Divertida Mente é uma das animações de maior sucesso da Disney-Pixar nesta década e um grande sucesso de bilheteria e crítica – inclusive no Brasil. Para se ter ideia, o filme arrecadou quase um bilhão de dólares e é uma das produções mais bem avaliadas da Walt Disney Pictures.
A estória do longa e seu ponto de narrativa são os grandes diferenciais: ela se passa na mente de Riley, uma garota de onze anos que é obrigada a se mudar com os pais para São Francisco, deixando para trás os amigos, o time de hóquei e tudo que mais gostava e a fazia feliz no dia a dia.
Somos logo apresentados aos principais personagens: suas emoções. Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, personificados de forma bastante engraçada e, claramente, divertida e interessante. E, diante do desafio de uma primeira grande crise emocional de Riley, eles precisam trabalhar em equipe para ajudá-la a passar por esse momento de turbulência.
Divertida Mente é, sob o lençol de uma trama simples e agradável, uma profunda análise do comportamento humano e do nosso psicológico. E o faz de forma muito simples: colocando nossas emoções na forma de personas, palpáveis, que possuem suas respectivas e devidas importâncias na formação de caráter de um indivíduo.
O filme coloca, até certo ponto, a Alegria como figura central do comando das emoções. Parece óbvio que devemos estar sempre felizes, certo? Sem dúvida. Entretanto, só há valor na alegria se conhecemos as demais sensações e compreendermos que é natural sentir medo, raiva, tristeza e mesmo nojo.
Outro ponto interessantíssimo é a personificação da mente de Riley do ponto de um universo físico onde vivem suas emoções, funcionando como um grande complexo onde há, por exemplo, ilhas voltadas à família e amizade; armazenamento de lembranças; amigos imaginários e mesmo um set hollywoodiano onde são produzidos os sonhos (e que rendem algumas das melhores cenas do longa).
Criativa, emocionante e carismática, Divertida Mente é uma animação de incrível qualidade e indicada a todos os públicos. A dublagem brasileira, por sinal, está ótima e reforça as características dos personagens. Se ainda não assistiu, abrace todas as suas emoções e confira – tem na Netflix.
Confira outras resenhas de filmes aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!