Durante a Tormenta (Durante La Tormenta) – Resenha do filme da Netflix
Ano: 2018 |
Título Original: Durante La Tormenta |
Dirigido por: Oriol Paulo |
O cinema espanhol conta com diversas produções surpreendentes e inventivas, e Durante a Tormenta pode ser considerada uma dessas. Quem assina e dirige é Oriol Paulo, um dos cineastas mais promissores de sua cena.
A película se baseia na já tão explorada premissa da viagem temporal, mas apresenta recursos diferentes para se utilizar deste artifício e garantir originalidade à sua trama.
Durante a Tormenta tem início no ano de 1989, mais exatamente no dia da queda do Muro de Berlim. Uma forte tormenta tem início. Em uma cidade espanhola, o garoto Nico Lasarte descobre o assassinato de sua vizinha pelo marido e, ao tentar fugir dele, acaba atropelado e morrendo instantaneamente.
Vinte e cinco anos depois, a auxiliar médica Vera Roy (Adriana Ugarte), seu marido David (Alvaro Morte, o Professor de La Casa de Papel) e a filha acabam se mudando para a casa onde Nico morou. Uma tormenta como aquela de 1989 se aproxima. Eles encontram uma video-câmera e um televisor antigos, que foram do garoto, e ao testarem o equipamento e as fitas antigas, recebem um sinal de tevê daquela época.
Mais tarde, quando a tormenta tem início, Vera acaba fazendo contato, por meio da camera e do televisor, com o mesmo local há vinte e cinco anos atrás – ou seja, com Nico, antes que ele morresse. Ela acaba interferindo em seu passado e, consequentemente, alterando também sua própria realidade, uma vez que os fatos que a conduziram ao presente estão ligados a este mesmo evento trágico.
Durante a Tormenta é um clássico exemplo de filme que consegue mesclar diferentes gêneros sob uma temática conhecida para dar fôlego e envolvimento à sua obra. O longa possui momentos de suspense, horror, drama e romance em um estória na qual o elemento principal, a ficção científica, age como pano de fundo.
O roteiro também é muito bem amarrado, trabalhando de forma interessante as realidades paralelas apresentadas e sem deixar furos aparentes. Oriol Paulo também consegue explorar os eventos de causalidade presentes nas teorias temporais, abrindo e fechando pontos da trama no tempo certo.
Por outro lado, o filme não deixa de ser previsível em alguns momentos, o que, por vezes, interfere no clímax. Entretanto, a estória é bem desenvolvida, os personagens bens construídos e a trama em si consegue prender o espectador do começo ao fim.
A produção também apostou em um elenco com maior experiência em TV, dado os casos do trio principal Adriana Ugarte, Alvaro Morte e Chino Darín (filho do consagrado ator argentino Ricardo Darín), estrelas relativamente novas para o cinema e que entregam boas atuações.
Para quem é fã de filmes como Efeito Borboleta e obras do gênero, Durante a Tormenta é uma ótima pedida. Mais uma boa produção espanhola da Netflix.
Confira outras resenhas de filmes aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!