Poucos sabem, ou poucos dão atenção para esse fato: A Indústria dos Games movimenta mais dinheiro do que a Indústria do Cinema.
Sim, os games movimentaram mais de 85 bilhões de dólares em 2016. A previsão para 2017? Superar a casa dos 100 bilhões de verdinhas. Acha improvável? Um breve exemplo: Um dos jogos mais vendidos da história, Gran Thef Auto V (GTA) vendeu até agora mais de 70 mi de unidades, a US$60 cada (e é o tipo de jogo que não abaixa de preço), logo 70 mi x 60 dólares = 4.2 bilhões de dólares, claro que o jogo foi lançado no longínquo 17 de setembro de 2013, mas os números dão a dimensão do poder que essa indústria tem, além do que, estamos falando apenas de um título.
Fazendo o comparativo com Holywood, desde 2007 o mercado de jogos eletrônicos tem tido um faturamento maior que o da sétima arte. Em 2013, ano de lançamento do citado GTA V, foram U$ 52 bilhões contra U$ 50 bilhões.
Esses números crescem ainda mais se considerarmos os games mobile, para celular, o exemplo recente de Pokemon Go que trouxe US$200 milhões em 18 dias para a Nintendo e a produtora Niantic. Esses valores não são considerados nas contas acima, mas não vamos entrar no mérito.
Outra curiosidade sobre a indústria do games, os eSports estão ganhando grande espaço no nosso cotidiano midiático. A Globo trouxe ao ar a primeira temporada de ‘Zero1’, programa apresentado aos sábados por Tiago Leifert, depois do ‘Altas Horas’. Já na TV fechada, os canais SporTV, ESPN e EI (Esporte Interativo) também mantém transmissões regulares de programas e campeonatos de eSports, muitas vezes ao vivo. O que é eSport? Esporte digital, competições de gamers em jogos específicos.
Mais uma curiosidade, a última, juro. Agora em 2017 o ex-jogador e empresário Ronaldo (sim o Fenômeno) passou a investir em um time de League of Legends, e isso se repete com diversos jogadores, empresários e personalidades mundo afora.
Fenômeno mesmo podemos chamar essa indústria de entretenimento, onde os games são verdadeiras obras primas. No Brasil a porcentagem de mulheres players ultrapassou a dos homens. Uma pesquisa encomendada pela Game Brasil e elaborada pela agência de tecnologia interativa Sioux, afirma que 52% dos jogadores de games no Brasil são mulheres. A cidade de São Paulo vai sediar o BIG Festival (Brazil’s Independent Game Festival) no mês de junho, evento com diversas desenvolvedoras das terras tupiniquins e do mundo. A expectativa da organização é gerar em torno de US$ 20 milhões em investimentos.
Mas se você pensa estar distante desse mundo, ou que ele esteja distante da sua profissão, pode ser que esteja enganado. No marketing, por exemplo, o games estão mais presentes do que imaginamos, e se você souber trabalhar com eles, estarão no lugar certo e na hora certa! Em trabalhos recentes que realizei, implementava-se gamificação em projetos de marketing de incentivo de forma intuitiva e casando sempre com a marca, trazendo pertencimento, envolvimento, motivação, gerando conteúdo exclusivo e muitas vezes até capacitando o público alvo para melhorar o desempenho no trabalho e sua qualidade de vida. São os games aplicados da maneira correta para trazer resultado para os negócios.
É isso o que tenho para compartilhar com vocês, espero que tenham gostado e que esse breve artigo mude a visão de muitos sobre esse maravilhoso mundo dos jogos eletrônicos.
GG WP
Traduzindo “Good game, Well played”
Matheus Moreira mello