Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

Game Retrô: Pocky & Rocky do SNES (Super Nintendo) é um shooter clássico que traz muito da cultura japonesa em um universo rico em referências.

0
131

Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

Fala pessoal, vou trazer aqui nesse post o Game Retrô: Pocky & Rocky SNES. Tem jogos que marcam a sua infância, esse é um deles e vou contar a minha história com ele aqui. Título original KiKi KaiKai: Nazo no Kuro Manto (奇々怪界 謎の黒マント, 1992).

Pocky & Rocky 1, para SNES, é um shooter, mais precisamente um shoot ’em up com a vista de cima. O game é produzido pela Natsume em 1992, a mesma de Harvest Moon. Aliás, a produtora só lançava jogos de muitíssima qualidade na época e seus jogos, via de regra, são raros e caros no mercado retrô.

O primeiro jogo para SNES da franquia tem um valor sentimental particularmente especial para mim. Alugava esse jogo com meu pai na década de 90, e jogávamos durante horas. O sentimento de nostalgia sempre volta a tona quando escuto a música de abertura.

Passei alguns anos procurando esse jogo em meados de 2013, para jogar novamente no emulador com meu pai. Como eu era pequeno, não lembrava no nome do jogo, apenas como ele era. Então, peguei um vídeo com 200 jogos de SNES e assisti ele inteiro até encontrar.

Infelizmente, meu pai faleceu antes de termos a oportunidade de conseguir jogar esse jogo novamente.

Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

O Jogo – Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

O game é difícil 😉 nível hard mesmo.

Em Pocky & Rocky, você tem a opção de jogar com a menininha sacerdotisa (kiki) ou com o guaxinim (Kaikai). Ou Pocky e Rocky, ocidentalizando.

A ambientação é o Japão feudal, os cenários são muito lindos e os estágios muito bem construídos, todos com as características tradicionais do Japão. Além disso, os inimigos também são divindades ou criaturas da cultura nipônica.

Para os entusiastas do país, o game é um prato cheio.

Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

Os ataques diferem entre os personagens. Pocky lança selos de sacerdotes, e Rocky lança folhas. Além disso, é possível dar upgrades a esses ataques somente pegando esferas que caem de inimigos e de objetos que vocês quebra no mapa.

Ah, claro, não poderiam faltar os especiais. A mesma mecânica serve aqui, você coleta esferas e itens durante o jogo que vão concedendo ataques especiais que normalmente pegam o mapa todo.

Gráficos e Áudio – Game Retrô: Pocky & Rocky SNES

Como de costume em jogos da Natsume, o gráfico é um dos pontos altos. O gráfico de Pocky & Rocky SNES é muito bonito.

Como falei anteriormente, muito elementos do Japão feudal são explorados. Deuses, entidades, divindades, lendas, criaturas e principalmente lugares. Tudo bem construído, de forma harmônica e que faz sentido.

O áudio é incrível, simplesmente. As músicas são muito japonesas, vou colocar uma trilha aqui abaixo. Dá play!

Conclusão – Pocky & Rocky SNES

Para mim, é o jogo que mais me traz memórias do meu falecido pai. As vezes, ponho a trilha sonora para tocar. É triste, mas é bom lembrar.

O game é muito bom, pouco conhecido no ocidente. Ele teve uma continuação igualmente muito boa para o SNES, Pocky & Rocky 2, bem como versões para Game Boy e um game do mesmo universo para Ps2.

Pocky & Rocky é um game que é obrigatório para fãs de Super Nintendo e de cultura japonesa.

Confira mais análises de games na seção exclusiva aqui no Meta Galáxia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here