Game review Dropsy (Switch) – Lágrimas de palhaço são muito mais tristes

Dropsy é um point and click extremamente raiz. Não apenas seu visual tem um toque retrô, como o monde de suas mecânicas também são um retorno às origens do gênero amado. Para os saudosistas e amantes desse estilo iniciado nos computadores, Dropsy é uma maravilha que deve ser experienciada. No entanto, para trazer o título para o Switch, algumas mudanças precisaram ser feitas.

  • Detalhes sobre Dropsy
  • Data de lançamento: 29/09/2022
  • Desenvolvedor: Tendershoot, A Jolly Corpse
  • Publicadora: Devolver Digital
  • Gêneros: Aventura, Puzzle
  • Sistemas: Steam, Nintendo Switch
  • Onde comprar: Steam, Nintendo Switch
  • Recomendações: Para quem curte uma experiência retrô do bom e velho point and click e, principalmente, para quem quer uma narrativa emotiva do início ao fim.

Uma história trágica e penosa

Uma família circense.

Dropsy conta uma das histórias mais trágicas e emotivas que já experienciei. Nela, acompanhamos um jovem palhaço com o mesmo nome que é visto de forma monstruosa pela sociedade. Talvez seja pela sua aparência, visto que ele não detém todos os dentes da boca, mas, juro, ele é bem sorridente. Ou, talvez, seja pelo trágico e penoso acidente que ocorreu em seu circo, pelo qual ele é acusado na mídia.

Não dá para se ter um diagnóstico, mas Dropsy parece trazer uma data em que circos costumavam expor pessoas com deficiência como atração. Desta forma, é possível denotar que o palhaço possui deficiência intelectual. Isso leva ao fato das pessoas o verem de forma tão errônea e pejorativa, além de que vemos o mundo aos olhos de Dropsy onde não existem letras ou falas, apenas imagens. 

A mídia e seu controle de narrativa.

No decorrer desta narrativa, mesmo que seu peito contenha uma pedra no lugar do coração, você irá se emocionar com Dropsy. Mesmo vivenciando ódio em seus dias, o feliz palhaço gosta de abraçar e muito dos puzzles são para fazer com que as pessoas também queiram esse abraço. Sendo assim, você deverá obter itens específicos pela cidade e mudar a forma como as pessoas enxergam Dropsy.

Coletando itens com facilidade

Dropsy guarda os itens na barriga.

Como todo notável e bom point and click, Dropsy é baseado em explorar a cidade, verificar necessidades, encontrar itens e saber suas funções. Uma vez que ele se inspira claramente em jogos do gênero retrô, mover e apontar o indicador com o analógico seria problemático. Por sorte, a desenvolvedora pensou bem em utilizar as funções do Switch.

O que mais será necessário em Dropsy é apontar para locais da tela. Na parte superior há uma barra dinâmica que retrai automaticamente, mas que contém opções importantes como o mapa da cidade, os personagens disponíveis e itens coletados. O mais curioso desses três são os personagens, sendo quatro no total. Alguns amigos, principalmente animais, se juntam a Dropsy após serem abraçados. Então, tornam-se ferramentas preciosas para solucionar puzzles, assim como a demonstração de carinho.

Indo ao hospital para remédios.

Todos esses aparatos podem ser rapidamente selecionados com o toque de tela do Switch. Denoto isso aqui visto que passei mais da metade de Dropsy utilizando do analógico. Depois de todo esse tempo, não esperava que a equipe de desenvolvimento se preocupasse com tal, contudo, foi de grande acerto e é bom deixar claro como melhor a experiência.

Pontos que representam aplausos

Ajudando um velho no ferro velho.

A arte de Dropsy é muito voltada para o retrô, e nisso ela é espetacular. Os movimentos do palhaço e suas feições extrapolantes são detalhadas e expressam seu contentamento com os feitos. Além disso, é válido relatar as cinemáticas que são completamente feitas também em pixel art e relatam a história de forma clara.

Em conjunto com a arte visual, a musicalidade ainda complementa todos os fatores tristes, assim como as expressões estupefatas de Dropsy. A cidade, por exemplo, contém distintos cenários, como empresas farmacológicas futuristas, desertos, florestas, cidades grandes e fazendas isoladas. Cada uma contempla uma música própria que compõem bem o ambiente. 

Outro ponto, além da música, são os personagens que não falam, mas fazem grunhidos e, cada um possui um específico por ser uma percepção de Dropsy e de como ele escuta os outros.

Uma bela carta de amor

Dropsy é um conjunto ideal de tudo que faz um click and point muito bom. Todos os puzzles são precisamente desafiadores e fazem com que o jogador pense facilmente em uma solução plausível. Porém, os maiores acertos do título é a narrativa emotiva que consegue desdobrar um conflito de Dropsy com a sociedade de forma bela. É impossível não olhar cenas sobre o amor do grande palhaço por aqueles que cuidam dele. Assim como isso, a utilização de uma funcionalidade Switch facilita muito na jogabilidade, uma vez que o analógico não é muito amigável de apontar para tudo. Desta forma, recomendo Dropsy totalmente para fãs de um bom point and click e, também, para quem curte uma ótima história.

Análise realizada com uma chave de Nintendo Switch gentilmente dada pela queridíssima Devolver Digital.
Análise Crítica
Data
Título Original
Dropsy
Nota do Autor
51star1star1star1star1star
Software Name
Dropsy
Software Name
Nintendo Switch
Software Category
Game

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here