Star Wars: O que é a Força Viva e a Força Cósmica

A Força Viva e Cósmica representa imenso poder na galáxia muito, muito distante. Mas ambos os elementos podem ter um grande impacto nas próximas aventuras de Ahsoka.

Star Wars The Clone Wars

Star Wars: O que é a Força Viva e a Força Cósmica

George Lucas imaginou o universo de Star Wars se estendendo além da Trilogia Original. Para tanto, contos como The Clone Wars ajudaram a transformar o filme original no quarto episódio de uma saga de nove partes, acompanhada de vários spin-offs e filmes. No entanto, à medida que o enredo continua a se expandir, nada permanece tão enigmático quanto A Força. Em particular, a Força Viva e a Força Cósmica intriga e cativa bastante em Star Wars.

A Força Cósmica foi inicialmente introduzida em “Voices”, o décimo primeiro episódio da sexta temporada de Star Wars: The Clone Wars, atualmente disponível via Disney+, onde Yoda conheceu o espírito de Qui-Gon Jinn. No entanto, essa ideia remonta ao filme original de Star Wars. Embora uma cena com o aviso de Darth Vader de que o poder da Estrela da Morte empalidece em comparação com a Força Cósmica foi cortada do Episódio IV: Uma Nova Esperança. A Força Cósmica é freqüentemente distinguida da Força Viva, mas os detalhes dessas divergências não são explorados com frequência.

Fã da franquia Star Wars? Leia também em nosso portal::

A Força Viva é Diferente da Força Cósmica?

A Força Viva é um campo de energia poderoso e unificador que envolve a galáxia e todas as criaturas vivas dentro dela, assim como Obi-Wan Kenobi o descreveu para Luke Skywalker em Uma Nova Esperança. Além disso, a Força Viva pode ser manipulada por aqueles que possuem um alto nível de midi-chlorians, que Qui-Gon explica a Yoda em The Clone Wars é o método preferido de comunicação da Força Cósmica através da Força Viva. No entanto, a função primária da Força Viva é conectar todos os organismos vivos, imbuindo-os com sua própria alma e vitalidade únicas.

Aqueles que procuram trabalhar com a Força Viva para o bem maior geralmente se encontram alinhados com os Jedi, enquanto aqueles que procuram explorá-la para seus próprios desejos egoístas são frequentemente associados aos Sith. Um desequilíbrio na Força Viva ocorre quando a população de Sith aumenta, levando a uma perturbação na Força Cósmica. É exatamente por isso que Anakin Skywalker é uma figura tão significativa.

Em comparação, a Força Cósmica serve como origem da Força Viva, estendendo-se além do reino consciente. Esta Força espiritual difere da Força Viva e pode ser acessada por Jedi que liberam suas mentes. Eles podem compreender que todos os eventos dentro da Força coincidem com um propósito. Aqueles que alcançam a unidade com a Força também podem se conectar a ela após a morte e se tornar um Fantasma da Força. Kanan Jarrus exemplificou esse fenômeno, comunicando-se postumamente por meio de um Loth-Wolf chamado Dume com seus aliados Ezra Bridger e Ahsoka Tano em Star Wars Rebels.

Ahsoka pode se relacionar com esses elementos poderosos

Embora os dois aspectos da Força permaneçam pouco estudados no cânone, eles são evidentes cada vez que um usuário da Força emprega suas habilidades. Ahsoka, a protagonista de uma próxima série, tem o potencial de revolucionar esse estado de coisas e enfatizar o significado da Força cósmica em toda a galáxia. Para conseguir isso, a Força Cósmica deve estar ligada ao Mundo Entre os Mundos, um reino intertemporal com o qual Ahsoka compartilha um vínculo profundo. Ezra Bridger a atraiu durante sua luta com Darth Vader, e ela experimentou isso em primeira mão.

A afinidade de Ahsoka com a Força Viva é notável, particularmente em seu talento para acalmar e fazer amizade com criaturas vivas, uma habilidade que ela possui desde a infância. Essa conexão a estabeleceu como uma figura crítica no reino de Star Wars e um exemplo ideal do poder da Força Viva. Sua exposição ao Mundo Entre Mundos também permitiu que ela compreendesse a Força Cósmica, concedendo-lhe uma compreensão profunda da Força. Esse conhecimento a eleva ao papel de principal porta-voz da Força, potencialmente justificando sua aparição de branco na conclusão de Star Wars Rebels. Com Ahsoka Tano, o universo Star Wars agora pode mergulhar profundamente na Força Viva e Cósmica, dois pilares fundamentais da galáxia.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here