Xbox Series X e Playstation 5 Conferindo a nova Gen

Vamos entender um pouco o esqueleto dos novos consoles.

183

Fim do ano de 2020, essa é a data da chegada da nova geração de consoles, a 9ª, com Xbox Series X e o Playstation 5. Como toda chegada de nova geração, a ansiedade nos toma conta e ficamos sempre reféns de informações divulgadas pelas empresas dona dos aparelhos, e dos rumores, para saber até onde podemos sonhar com as novidades.

Novamente teremos consoles com fabricação da APU por parte da AMD, que usará arquitetura Zen 2 de 7nn, em ambos consoles, o que ajuda na produção dos jogos para os desenvolvedores, que não tem que se preocupar em fazer ports mirabolantes para ambas plataformas como já aconteceu muito no passado.

Por dentro do hardware

Design dos novos consoles.

Será um processador octacore de 3.5ghz (com smt ativado todo tempo) e clock variável para o PS5 e um processador também octacore de 3.6ghz (com a possibilidade de desativar o smt e atingir 3.8ghz) e clock fixo para o Xbox SX.

Na memória ambos terão 16gb de memória DDR6, porém com largura de banda diferente para os modelos, sendo 10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s no Xbox SX e 448 GB/s em todos 16gb para o PS5, o que pode fazer uma boa diferença para melhor no Xbox Series X em resoluções mais altas e grandes taxas de quadros.

No quesito armazenamento temos uma grande diferença e foco de aposta. A Sony apostou em subir exorbitantemente a taxa de transferência interna do SSD usado pelo PS5, chegando a um absurdo valor de 9GB/s com 825gb de armazenamento, enquanto o SX atinge 4.8GB/s com 1tb. Isso com certeza será muito e extremamente bem aproveitado pela Sony nos jogos exclusivos e também por algumas empresas terceirizadas de jogos, deixarei para fazer uma matéria especifica sobre qual pode ser o impacto dessa diferença dos SSDs em ambos consoles.

Series X promete ser o console mais poderoso da nova geração.

Chegamos então a gpu, responsável por renderizar as imagens, onde ambos usarão arquitetura RDNA 2. Aqui temos uma maior discrepância nas especificações, o PS5 consegue atingir, num máximo de esforço, 10.2tflops, sendo que o desempenho base do mesmo é de 9tflops. enquanto o SX atinge 12tflops constantes, o que pode fazer diferença significativa dependendo do jogo, da resolução e dos quantidade de quadros. Com uma diferença de 2-3tflops talvez veremos maior qualidade nos jogos feitos aproveitando esse desempenho no SX, já que a diferença entre One fat e PS4 quando lançados era de apenas 0,53tflop e foi responsável por alguns jogos no One serem 900p de resolução e outros até mesmo terem detalhes do jogo removidos.

Modelo sem leitor de Bluray parece ser o mais simétrico no design.

Uma outra informação, que porém é um rumor ainda, é que a Sony solicitou a retirada de chips dedicados para ray tracing do PS5, que tem seus chips com codinome Oberon e Ariel, sendo que o projeto do SX se manteve por inteiro com os chips dedicados para ray tracing, irei fazer outra matéria dedicada para abordar o que impacta nessa diferença.

Outra feature interessante usada será o investimento que a Sony fez no sistema de áudio do PS5, o tempest áudio, que promete ser uma grande novidade, apesar da mesma já ser conhecida por gerar falso hype.

Comparação de tamanho entre PS5, PS4 Pro e Xbox Series X.

E a retrocompatibilidade?

Poderemos ainda desfrutar dos jogos dessa geração na próxima. A Sony como usou clock variável nos seu projeto vai precisar passar todos jogos do PS4 por um patch de compatibilidade, o Xbox não terá este problema e todos jogos do One estarão disponíveis no SX sem necessidade de alteração, lembrando que o SX ainda rodará os jogos do 360 e do Xbox clássico, como o One já faz. Além disso, a Microsoft iniciou um serviço chamado SmartDelivery, onde jogos que tiverem esse selo poderão ser comprados no One e serem jogáveis a versão do SX sem gasto adicional, um exemplo é o aguardado Cyberpunk 2077.

Prepara sua carteira!

Sabemos pouco dos valores de ambos, porém a Microsoft já declarou que está aguardando a divulgação do preço do PS5 para anunciar o valor do SX abaixo da concorrente nos primeiros 10 milhões de unidades vendidas, mesmo que isso gere prejuízo. As projeções de valor seria algo em torno de 500 a 700 dólares.

Mas enfim, eu ficarei para trás comprando um ou outro modelo? Com certeza que não, ambos consoles da nova geração são muito mais potentes que os consoles atuais, mesmo levando em conta o One X com seus 6tflops, que acaba ficando limitado pelo seu processador Jaguar de uma arquitetura fraca e antiga da AMD. Ambos novos PS5 e SX estarão prontos para fazerem frente aos mais potentes pc gamers atuais, estarão prontos para nos supreender como toda nova geração nos traz, e ainda mais nessa geração, já que o uso intensivo do SSD dentro do jogo, não somente nos loadings, mas no carregamento das texturas, o que vai permitir maior detalhes e qualidade.

Gamer desde os 6 anos em um Atari jogando Enduro e River Raid. Há 14 anos queimando neurônios e ganhando cabelos brancos em suporte de TI e agora como programador iniciante. Amante de Zelda, Dark Souls, Metroid, Pokemon, dentre vários e vários outros jogos. Pai de uma menina gamer de 5 anos.

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here