Octopath Traveler 2 é a continuação do aclamado JRPG da Square Enix, trazendo a mesma receita do primeiro jogo, mas com pequenas modificações que melhoram ainda mais a experiência do jogo.
Porém, continuamos sem legendas em pt-br o que pode afastar alguns jogadores, mas para os que ficarem e passarem pela barreira das primeiras horas de jogo que te introduzem a história, terá nas mãos um belíssimo RPG.
A primeira coisa que precisa ser dita de OT2 é que ele não é uma continuação da história. Ele traz uma nova história, porém segue o mesmo modelo do primeiro jogo: 8 personagens onde cada um tem a sua história e vão se cruzando e acordo com o caminho que o jogador escolhe.
Personagens
Já que começamos a falar dos personagens, ao iniciar, o jogador deve escolher entre um dos oito protagonistas: Hikari, o guerreiro; Agnea, a dançarina; Partitio, o mercador; Osvald, o erudito; Throné, a ladra; Temenos, o clérigo; Ochette, a caçadora; e Castti, a boticária. E assim como no primeiro game as iniciais de cada personagem forma o nome “Octopath”.
E é aí que podemos falar sobre a primeira “polêmica” que também existiu no primeiro jogo. Como cada personagem tem a sua ambição e história, não é uma tarefa simples fazer com que 8 histórias distintas consigam dialogar entre si.
É normal existir personagens que tenham objetivos diferentes e que lutem por eles. Este jogo acaba até sendo diferente da mesma fórmula utilizada em JRPGs onde todos querem derrotar o vilão que deseja destruir ou dominar o mundo.
Porém, em Octopath Traveler 2 gostaria de ter visto uma melhor interação entre os personagens. Até existem missões que possibilitam essa troca entre eles, mas sempre temos um personagem com o foco da missão e os demais acabam ficando “apagados”.
Trilha sonora e Gráficos
Como pontos positivos, ressalto a boa trilha sonora, a dublagem e a narração do jogo contínua. Os gráficos do jogo também estão excelentes e misturam o pixel art com efeitos tridimensionais.
Utilizando o 2.5D, um estilo de arte que vem fazendo muito sucesso, onde existe a mescla do 2D com a profundidade vista em jogos em 3D. Além disso, esse estilo traz partículas, sombreamento e efeitos tanto nos cenários quanto nas animações dos golpes, que é um outro ponto bem acertado da série.
Sistema de Combate
O combate do jogo continua muito parecido com o seu antecessor e segue a linha de todo RPG 2D. As lutas por turno contam com o mesmo sistema que rege as ações, incluindo algumas habilidades e ao utilizar itens.
Toda a estratégia gira em torno do uso de “incrementos” por turno, que permitem ampliar a força do seu ataque ou até bater mais vezes, o que ajuda a quebrar a guarda do inimigo.
Outro ponto que traz uma ótima diversão é descobrir a fraqueza do inimigo para aumentar o dano com os seus ataques e habilidades. A parte estratégica por conta desse sistema é desafiadora, sendo o ponto alto das lutas.
O sistema de classes é dos bons. Após aprender várias magias e habilidades passivas da sua classe, é possível também aprender uma ocupação secundária, te deixando livre para fazer as builds do seu personagem de modo personalizável, o que lembra um outro excelente RPG que é o Final Fantasy Tatics.
Conclusão
Em resumo, Octopath Travaler 2 é um belíssimo JRPG que, assim como o primeiro jogo da série, traz novas ideias e mecânicas em um gênero já consagrado.
Mesmo com uma bela arte, excelente trilha sonora e um sistema de batalha extremamente desafiador o jogo ainda conta com o mesmo problema do primeiro jogo da série e não aposta em uma interação mais aprimorada entre os personagens, mas não deixa de ser mais um excelente RPG que está disponível para Nintendo Switch, PS4/5 e PC.
Prós:
- Gráficos belíssimos;
- Sistema de combate desafiador;
- Uma incrível variedades de inimigos;
- Mundo amplo com muita coisa pra fazer;
- Personagens cativantes;
- Trilha sonora envolvente.
Contras:
- Falta de legendas em português.
- Pouca interação entre os personagens.
Nota Geral 8/10
Agradecemos a Square Enix pela cópia cedida para o Nintendo Switch.