Top 10 personagens femininas mais influentes dos games

Confira uma lista especial com as melhores personagens femininas do mundo dos games, em celebração ao dia das mulheres!

Mulheres dos games

Confira nossa lista top 10 das personagens femininas mais importante dos games. Um fator essencial para o sucesso de um jogo é primeiramente seu protagonista. Gostamos de nos identificar e nos importar com o personagem que passaremos horas controlando. Ao longo dos anos, fomos apresentados a personagens inesquecíveis que de certa forma nos marcaram de um jeito ou de outro. 

Em homenagem ao dia das mulheres, preparamos uma lista especial com as protagonistas e personagens essenciais no mundo dos games e que fizeram história. A lista não está em ordem de pior para melhor, serve apenas para organizar as personagens. 


Atenção: Existem spoilers abaixo, se você pretende jogar algum desses jogos, cuidado! 

10 – Sadie Adler (Red Dead Redemption 2)

Sadie Adler - top 10 mulheres games

Para começar nosso top 10 de personagens femininas dos games, temos Sadie Adler. Red Dead Redemption 2 é uma obra prima dos games. Quando teve seu lançamento em 2018, estabeleceu um novo padrão para os jogos em mundo aberto. Além de ser impecável mecanicamente, trouxe uma série de personagens icônicos e fantásticos. 

Apesar de não ser protagonista do game, Sadie Adler é parte fundamental da história de Arthur Morgan e John Marston. Em uma época tomada de machismos, racismo e preconceitos, Sadie desafia todos os dogmas que deveria seguir como uma “leide”. Usa calça, chapéu de cowboy, monta em cavalos e está sempre com seu revólver em mãos.  

Sadie é uma mulher marcada por tragédias e salva pela gangue Van Der Linde, nas palavras de Arthur no jogo sobre ela: “mais fantasma do que pessoa”. Contudo, Sadie não se deixa tomar pela mágoa de perder seu marido, ela se torna uma pistoleira habilidosa, pronta para se vingar dos O’driscolls . 

9 – Kassandra (Assassins Creed Odyssey) 

Kassandra - Top 10 mulheres dos games

Em Assassins Creed Odissey, podemos escolher jogar como Alexios ou Kassandra. Nenhum dos dois deixará de existir por conta de sua escolha, ao contrário, irão apenas inverter os papéis na história. 

Como alguém que já jogou quase 200 horas desse jogo enorme, posso dizer sem sombra de dúvidas que Kassandra é a melhor protagonista. Principalmente na dublagem em inglês, Melissanthi Mahut, fez um trabalho fantástico dando vida a personagem. 

A ideia inicial da Ubisoft, era do jogo ter apenas a Kassandra como personagem principal, mas por discordâncias da diretoria da empresa, Alexios foi adicionado no jogo. O sucesso da protagonista foi tanto que a Ubisoft torno-a Canon, na última DLC de Assassins Creed Valhalla. 

Mesmo que as escolhas sejam praticamente as mesmas e pouco interferirem na história, Kassandra brilha como protagonista. Apesar de fazermos escolhas de diálogo no jogo, sua personalidade explosiva e carismática, são passadas junto de suas falas. Ela é expressiva e bastante intimidadora nos diálogos mais violentos. Caso você ainda não tenha jogado com a Kassandra como protagonista, dê uma chance. Vale muito a pena!  

8- Chloe Frazer e Nadine Ross (Uncharted)

Chloe e Nadine - Top 10 mulheres dos games

Eu sei que conta como duas, mas ambas foram igualmente geniais na nova DLC de Uncharted 4, Lost Legacy e merecem o spotlight. Nadine foi uma das antagonistas do último game de Nathan Drake e Chloe apareceu algumas vezes na série como um rápido interesse romântico de Nathan.

Na DLC controlamos Chloe. A ladra é boa com armas e muito habilidosa em combate corpo a corpo (mais do que o Drake, diga-se de passagem) e como companheira de exploração temos Nadine Ross, CEO da companhia de mercenários que tentaram matar os irmãos Drake. Nadine é extremamente durona e podemos ver isso durante a história principal do jogo, em alguns momentos de luta contra ela, Nathan e seu irmão Sam, apenas apanharam e mal conseguiram tocá-la na trocação franca.

A relação entre as duas durante a DLC gera boas risadas, mesma dinâmica de Nathan e Sully, mas de um jeito original. Chloe é mais brincalhona enquanto Nadine sofre para entender ou fazer humor. Ainda, durante a DLC podemos acompanhar um crescimento e amadurecimento de Chloe e da relação das duas.

7 – Aloy (Horizon Zero Dawn e Forbidden West) 

Aloy Horizon

A série do Horizon é incrível, os dois jogos. Quando primeiro foi lançado, tivemos finalmente uma proposta diferente para um mundo aberto, um futuro apocalíptico em que a humanidade volta a meios primitivos e tudo está tomado por dinossauros robôs. 

Com isso, fomos apresentados à jovem caçadora Aloy. Tão icônica quanto o jogo, a personagem é muito bem escrita e desenvolvida. Jogamos com Aloy desde sua infância até seus 18 anos, quando é levada a um ritual chamado “a prova”. 

A jovem é inteligente, extremamente carismática, com fortes convicções e bastante cética dos rituais religiosos das tribos. Aloy busca incessantemente a verdade dos “antigos” e de suas raízes. Acompanhamos seu amadurecimento ao longo da série e aperfeiçoamento de suas habilidades que são constantemente elogiadas por todos, ela é chamada de a maior das caçadoras.    

6- Ellie (The Last of Us) 

Ellie-the-last

Quando The Last of Us foi lançado foi um grande sucesso de crítica. O jogo era fantástico mecanicamente falando e a Naughty Dog se superou nos roteiros de personagens. A relação de Joel e Ellie encantou os gamers de todo mundo. 

Acompanhamos a história de Ellie pela série, desde sua adolescência até se tornar uma jovem adulta. A personagem no primeiro jogo é carismática, curiosa, divertida e muito corajosa. 

Podemos ver sua maturidade ao cuidar do Joel, após seu acidente lutando contra bandidos. Aos 14 anos, Ellie protege o homem que se tornou sua figura paterna e o mantém vivo. Além disso, na DLC liberada pela Naughty Dog, o jogo explora a sexualidade e o passado da garota, nos aprofundando ainda mais na personagem.   

Com isso, no segundo jogo, podemos ver uma Ellie um pouco mais amarga e em busca de vingança. A jovem se torna diferente do que acompanhamos antes e seguimos uma jornada de crescimento e arrependimentos. Deve-se aqui dar um destaque especial para Dina, sua namorada/esposa. Ela acompanha Ellie durante toda sua jornada se recusando a sair de seu lado.  

5 – Comandante Shepard (Mass Effect) 

Comandante Shepard - Mass Effect

Mass Effect possui um arsenal de personagens fantásticos que tornam a jornada pelo jogo memorável. Como um bom RPG, podemos construir nosso personagem e fazer escolhas, seguir pelo caminho Renegade, um anti herói ou Paragon, herói com princípios. 

A primeira de nossas escolhas na série é pelo gênero de Shepard. Ao contrário dos jogos Assassins Creed, a escolha por jogar com o personagem homem ou mulher afeta muito o gameplay. Primeiro pelos romances e segundo por falas exclusivas de cada personagem. 

A versão feminina de Shepard é fantástica. A começar por sua dubladora, a lendária Jennifer Hale, que dá uma essência incrível para a personagem. Pessoalmente gosto de ver e ouvir a atuação de Hale com as falas Renegades. Ainda a versão feminina de Shepard, se depara com várias falas machistas que são rapidamente rebatidas por Shepard, de um jeito violento ou com carisma. 

Assim, a comandante é uma líder nata, poderosa e extremamente habilidosa. O carisma de Shepard inspira e faz com que todos a sua volta a sigam até em missões suicidas. A Bioware criou experiências completamente diferentes em jogar com Shepard masculino e a personagem feminina, ambos são fantásticos, mas pessoalmente ainda prefiro jogar com a versão mulher de Shepard.  

4 – Jil Valentine (Resident Evil) 

Jill Resident Evil - Top 10 mulheres dos games

Com o Remake de Resident Evil 3, não poderia faltar ela no nosso top 10 personagens femininas dos games. O jogo foi lançado em 1996 e Jill Valentine, era uma das personagens junto de Chris Redfield. Ela é essencial para o universo de Resident Evil, agente da S.T.A.R.S, Jill é recrutada após exceder as expectativas no seu serviço militar.

Jill é aclamada como a primeira personagem feminina em jogos de terror. Durona, com falas e roteiros bem escritos, jogar com ela é uma experiência muito diferente de Chris. Jill pode tomar mais danos, é rápida e pode usar lockpicks para entrar em locais inacessíveis para sua contraparte.   

Ao longo do jogo acompanhamos a sua luta e resiliência e principalmente sua habilidade em matar os zumbis afetados pelas armas bioquímicas, tudo isso enquanto enfrenta o assustador Nemesis.  

A personagem tornou-se tão popular que hoje é ícone da cultura dos games. Em 2011, o Guinness “versão gamer” a colocou entre o top 50 de personagem dos jogos  

3 – Ciri (The Witcher 3) 

Ciri-the-witcher 3

O jogo assim como Red Dead 2, estabeleceu um novo padrão para os jogos RPGs e de mundo aberto, apesar de seus primeiros jogos serem excelentes (especialmente o segundo), The Witcher 3 se tornou febre entre os gamers. 

Assim, a série possui inúmeras mulheres poderosas e marcantes, como Yennefer e Triss, mas a Ciri ganhou lugar especial em nossos corações. Ela é uma das personagens jogáveis do game, além de Geralt. Apesar de ser apenas em missões específicas, escolhemos suas falas e seu comportamento. 

Mesmo não sendo a protagonista do jogo, a campanha se desenvolve ao seu redor. A procura de Geralt, o encontro, o seu treinamento e finalmente seu desfecho com inúmeros finais diferentes. A relação de Geralt com Ciri é fator essencial para o fim da história, seja ela feliz ou seja trágico.   

Ciri é extremamente poderosa, talvez a mais poderosa do universo de The Witcher, consegue viajar pelo tempo e dimensões. Ainda assim, é apenas uma jovem mulher se descobrindo e querendo viver sua vida com as pessoas que ela realmente se importa, longe de seu pai e da Caçada Selvagem. Durante todo o jogo nos importamos com Ciri e queremos vê-la bem no final. 

2 – Tifa Lockhart (Final Fantasy)

Tifa LockHart - Final Fantasy

Com mais de 30 anos de vida, Final Fantasy é uma das sagas de videogame mais amada do mundo e a franquia mais longa na história dos games. Desde que surgiu, dos tradicionais RPGs de jornada do herói, se tornou hoje, um jogo com um vasto mundo e complexo. 

Durante toda vida da saga, acompanhamos personagens marcantes não somente para a série, mas também para os games em si. Entre estes muitos, temos a grande Tifa Lockhart. Muito além da personagem feminina forte, a saga explora os diversos lados e sentimentos de Tifa. 

Assim, conhecemos seu lado bom de briga e guerreiro, como também, seu lado mais sensitivo com o Cloud. Realmente pode-se ter uma visão mais completa da personagem, como um ser humano de verdade, possui um grande leque de emoções e sentimentos. 

Além disso, simplesmente jogar como a Tifa é divertido. Ela é poderosa e rápida, perfeita para o combate do jogo e ação. Ela participou ainda de vários outros jogos derivados da franquia. Final Fantasy é uma série incrível e com certeza a Tifa só deixa ainda melhor a saga. 

1 – Lara Croft (Tomb Raider)

lara-croft

Impossível terminar nosso top 10 personagens femininas dos games sem mencionar ela, a mais famosa mulher dos jogos. Tomb Raider surgiu em 1996 e virou um ícone, uma das franquias mais famosas e de maior sucesso dentro do mundo dos games. A saga já rendeu filmes, spin-offs, hqs e mais. 

Nos jogos mais antigos da franquia Lara era ágil, habilidosa com suas duas pistolas e uma ótima lutadora. Aparecendo sempre como alguém bastante experiente e confiante nas suas explorações. 

Em 2013, tivemos o reboot da série. Com uma pegada mais sobrevivência, acompanhamos uma Lara Croft menos sexualizada, inexperiente e tentando entender os trabalhos e pesquisa de seu pai. A nova trilogia foi diferente de tudo até então, mas ainda sim são ótimos jogos com uma velha fórmula Tomb Raider. 

Em suma, Lara hoje é um símbolo para toda a indústria dos games e se tornou parte da cultura pop. Todo novo lançamento de Tomb Raider cria altas expectativas e move os milhares de fãs da série. 

Confira todas as notícias e reviews do mundo dos games, no nosso site!

Profissional da área de SEO e formado em Relações Internacionais, completamente apaixonado em falar e escrever sobre esportes, vídeo games, HQs e Star Wars.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here