WRC9: FIA World Rally Championship – Review

737

Fala galera, hoje vamos falar de WRC9: FIA World Rally Championship, o jogo oficial do Campeonato Mundial de Rally, um jogo que para quem não conhece essa modalidade de corrida a fundo, terá a oportunidade de viver e ver quão complexo e grande é o mundo dessas corridas. Vamos lá?!!

WRC9 é um jogo muito complexo, não se enganem, apesar de jogos de corrida geralmente serem simples, esse game vem com uma pegada muito diferente, para quem conhece, ele é comparável com Football Manager, pois no modo Carreira que foi o principal alvo da minha análise, você pode gerenciar tudo, exatamente tudo que compõe o mundo dos Rallys.

MODO CARREIRA

Vamos focar no modo carreira, pois é o modo onde você provavelmente vai passar maior tempo de jogo. O modo carreira te permite iniciar sua carreia de piloto de Rally’s em uma nova equipe, porém não se engane achando que você vai simplesmente entrar no carro e sair dirigindo estrada a fora, WRC9 te permite gerenciar todo sua equipe, desde as contratações dos profissionais que irão compor sua oficina, até o gerenciamento de seu calendário, você pode escolher se quer treinar, descansar, participar de uma corrida histórica e por ai vai.

Como o jogo te traz essa imersão dentro do mundo dos Rally’s, você a todo momento tem algo para gerenciar, então antes de chegar um evento, você tem que tomar várias ações, ou seja, você realmente conhecerá que tudo que você precisa para chegar na corrida com chances de ganhar. Porém não se assustem, o jogo tem um tutorial para auxiliar você a tomar boas decisões.

JOGABILIDADE

A jogabilidade não foge muito dos outros jogos de corrida, eu diria que está dentro do padrão. Ponto positivo que nos comando você tem a opção de mudar as marchas do carro manualmente, e para quem não quer se arriscar o jogo deixa no automático as mudanças de marchas.

GRÁFICOS

Os gráficos são bons, os detalhes nos carros são bem feitos, e você consegue perceber que o cenário é muito bem retratado, tanto a estrada em si, como as árvores, os espectadores que você encontra no caminho, e quando em condições climáticas adversas, a neve e a chuva são bem retratadas.

DIFICULDADE

Eu sugiro fortemente, mas fortemente mesmo, que encaixe muitos treinamentos dentro do seu calendário, deixe o descanso um pouco de lado, o jogo exige uma habilidade muito grande para controle do veículo durante todo o percurso, eu testei usando o controle do PS4, porém acredito que a experiência utilizando um volante seja mais positiva, provavelmente facilita o controle do carro.

Um fato que aumenta a complexidade do jogo, é que você tem um copiloto para auxiliar e informar as próximas curvas, porém isso é feito atráves de simbolos na parte superior central da tela e por “rádio”, então até você se entrosar com seu copiloto você acabar descendo algumas ladeiras sem querer.

Inclusive dentro do seu calendário, existe a possibilidade de treinar em condições climáticas extremas (vídeo abaixo, sou eu jogando em!! rs’), e é muito bom treinar, pois ao se deparar com isso dentro de um evento, é bom saber como se portar, pois cada diferença na pista, faz você se adequar e mudar a maneira de dirigir para poder ganhar algumas corridas.

DIVERSÃO

WRC9 como jogo oficial de Rally transmite muito bem o que é esse mundo, então além de ser um ótimo piloto, você também deverá ser um ótimo gerente de equipe e um bom estrategista, para conseguir levar sua equipe ao topo do ranking ao fim da temporada.

O jogo pode ser muito divertido, desde que seja você saiba o jogo que está comprando, WRC9 não é comparável a NFS, Grid ou Drift, e outros jogos de corrida, apesar de todos envolverem carros velozes e lindos, você não encontrará uma oficina para ficar modificando seu veículo ao seu gosto e/ou tirando rachas no meio da cidade, WRC9 é veloz mas não tão furioso assim.

Maaaaas!!, WRC9 tem algo muito divertido e que conforme se passa o tempo, fica mais divertido ainda, fazer DRIFT, para quem não sabe o que é, é fazer as curvas de maneiras rápidas com o carro de lado, algo que foi muito bem retratado em Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tokyo (o meu filme preferido da franquia), conforme você se aperfeiçoa no controle do carro, cada vez mais você pratica melhor o Drift, que além de ser um recurso visualmente bonito e divertido, vai te auxiliar a ganhar tempo na pista e consequentemente galgar melhores posições.

Agradecemos a KT Racing por disponibilizar WRC9: FIA World Rally Championship para análise, para quem quer conhecer o mundo das corridas de Rally, vale muito a pena.

O jogo está disponível para PS4, Nintendo Switch, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

Para mais análises visite nossa seção de games.

Até mais galera e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here