Curta-metragem “O Mundo de Diego” é premiado no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação – EducAção

Produção do diretor Ricardo Rodrigues com os usuários da APAE-Bariri conquista o 4º prêmio

O Mundo de Diego

Curta-metragem “O Mundo de Diego” é premiado no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação – EducAção


O curta-metragem “O Mundo de Diego” adiciona mais uma conquista à sua lista de prêmios. No dia 22 da semana passada, o projeto foi aclamado como o vencedor da categoria “Melhor Animação” no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação – EducAção, que ocorreu na cidade de Curitiba, no Paraná. Esta vitória marca o quarto laurel que o projeto recebeu em menos de um ano.

O filme faz parte do projeto intitulado “Zinho – Stop Motion na Infância”, o qual incluiu uma iniciativa para ministrar um curso de cinema e animação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bariri, no interior de São Paulo.

O nível de envolvimento e entusiasmo dos usuários da APAE foi tão notável que Ricardo Rodrigues, um cineasta com visão aguçada e sensível, optou por orientar a produção de um curta-metragem completamente concebido e executado pelos próprios alunos. Desde a criação da trama até a narração, bem como a confecção dos personagens (bonecos) e todos os outros aspectos que compõem um filme, foram idealizados pelos próprios participantes.

Com sua autenticidade e singularidade, “O Mundo de Diego” conquistou tanto o público quanto a crítica, com seu estilo que valoriza as “riquezas dos defeitos”. Além de ser selecionado para a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte, o filme foi também premiado no “16º Festival Curta Taquary” nas categorias de “Direção de Arte” e “Figurino”. O prêmio de “Melhor Animação” agora coroa o sucesso desse inspirador projeto.

Sinopse:

Diego, menino cego de 6 anos, experimenta através dos sentidos o que necessita para ter uma vida feliz com a família e seu cachorro, Bombinha. Decidido em ir para escola sozinho ele se aventuras pelas calçadas da vizinhança rumo a escola, mas ele não contava com um acidente de carro próximo dele, deixando seu mundo desequilibrado e confuso. No meio da confusão com um celular ele pede socorro para mãe, que para surpresa dele a mãe já estava ali, aliás nunca saiu dali de perto.

Produtora Bela Balela

Localizado na cidade de Jaú, interior de São Paulo, encontra-se um dos raros estúdios de Stop Motion do Brasil. Este estúdio é liderado por Ricardo Rodrigues, um profissional com uma trajetória dedicada à arte. Ricardo é produtor, diretor de teatro e cinema, além de ser um educador artístico com uma carreira de muitas décadas, durante as quais ele supervisionou mais de 50 projetos no centro-oeste paulista. Sua notável jornada inclui a criação de 20 filmes autorais e a direção de 12 peças teatrais. Com uma mente criativa incansável, Ricardo está atualmente imerso na criação de seu próximo curta-metragem intitulado “Pedra sobre Pedra”, o qual em breve será apresentado ao público.

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Cultura, Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here