Dia do Gamer: cresce o interesse por salários relacionadas a profissões do universo tecnológico

Conheça mais sobre as profissões que podem atuar na criação de jogos

Dia do Gamer - notícia
Crédito: iStock

Dia do Gamer: cresce o interesse por salários relacionadas a profissões do universo tecnológico


No dia 29 de agosto, comemora-se o Dia do Gamer, uma ocasião dedicada a reconhecer a relevância dos jogos e os benefícios que eles proporcionam. Originado na Espanha em 2008, o Dia do Gamer ressalta o universo geek em sua totalidade. O termo “geek” foi cunhado para descrever entusiastas de tecnologia e eletrônicos, muitas vezes ligados a RPGs, quadrinhos e animes.

Para os entusiastas de tecnologia e jogos eletrônicos, inúmeras carreiras estão interligadas nesse campo. A criação de um jogo e sua entrega ao público envolvem uma variedade de profissionais. Seja para jogos de console, computador ou celular, há uma equipe diversificada engajada desde a concepção até a finalização do produto.

Paralelamente, carreiras no ramo da tecnologia frequentemente são consideradas financeiramente gratificantes. Em sintonia com a efervescência desse setor, a plataforma de currículos online, Onlinecurriculo, observou um aumento no interesse pelos salários de profissões-chave relacionadas à produção de jogos no último ano.

As pesquisas no Google por “quanto ganha um programador” aumentaram consideravelmente no período de julho de 2022 a julho de 2023, com um crescimento de 250%. Também houve um notável aumento nas buscas pelos salários de desenvolvedores de software, com um aumento de 81%. O interesse pela remuneração de engenheiros de software também cresceu 50%.

Itens ligados ao universo gamer têm sido alvo de intensa busca nos últimos 12 meses. Além do seu uso recreativo, esses itens são fundamentais para profissionais da área. As pesquisas por “mesa para computador gamer” tiveram um aumento impressionante de mais de 10000%. A busca por mouses gamers de várias marcas aumentou mais de 300%, enquanto a procura por modelos de cadeiras gamers registrou um crescimento superior a 250%.

Um pouco mais sobre essas profissões

Pensando nesse aumento das buscas por carreiras na indústria dos games, a Onlinecurriculo realizou um levantamento sobre as profissões em ascensão nesse setor. Veja a seguir:

Designer de jogos

O designer de jogos é responsável pela idealização de um jogo. São os roteiristas por trás da experiência que vai atrair os jogadores. Eles concebem e desenvolvem os elementos fundamentais de um game, como a elaboração dos conceitos a partir dos quais serão desenvolvidos a história, os cenários e os personagens. Além de definirem a aparência, também criam as regras e objetivos que irão conduzir o jogo. Para quem quiser entrar nesse meio, é importante ter conhecimento ou graduação nas áreas de Design Gráfico, Ciência da Computação ou Design de Jogos.

Desenvolvedor ou programador

É aquele que torna o que foi idealizado “jogável”. É quem escreve o código e que faz o jogo funcionar. Esse é o profissional que vai ser responsável pelos efeitos e recursos, dando movimento aos personagens e demais elementos presentes no game. Os profissionais de Desenvolvimento de Software, Engenharia de Software e de Ciência da Computação são os principais responsáveis por essa parte.

Animador de jogos ou artista visual

 Este profissional vai trazer o acabamento ao que foi elaborado pelo designer e desenvolvido pelo programador. É ele quem vai aperfeiçoar as animações e que vai cuidar da iluminação, brilho, sombra das superfícies de cenários e personagens. Ele também vai cuidar de detalhes que trarão características específicas aos personagens, como a forma que ele se move, senta e pula. Podem trabalhar nesta área profissionais de Computação Gráfica, Arte, Animação e Ilustração.

Designer de som

 Os designers de som vão criar as trilhas sonoras e efeitos que trarão realismo ao jogo. Eles criam a conexão entre as ações dos personagens e dos cenários com aqueles sons conhecidos, como o de uma explosão, e farão com que o game seja mais verossímil com a realidade. As trilhas também são muito importantes na criação da identidade de um jogo, uma vez que muitos games ficam na memória através de uma música. Essas tarefas são realizadas por engenheiros de som.

Tester

Este é o profissional que irá realizar os testes nos jogos enquanto estes estiverem em desenvolvimento, como forma de compreender o desempenho, os erros ou as falhas que precisam ser resolvidos. Os testers também podem sugerir mudanças para melhorar a qualidade e a jogabilidade do produto. Para ser um tester, o profissional precisa, principalmente, de experiência com o universo dos jogos e um portfólio para demonstrar seu conhecimento.

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here