Exposição “Japão em miniaturas” na Japan House SP

As obras do fotógrafo Tatsuya Tanaka serão exibidas pela primeira vez na América Latina na mostra "Japão em miniaturas", incluindo um trabalho inédito feito para a JHSP. As fotografias e maquetes apresentam a paisagem e cultura do Japão por meio do "mitate", conceito tradicional japonês que sugere novas interpretações para objetos do cotidiano

Cherry Blossom Viewing
Créditos: Tatsuya Tanaka
Cherry Blossom Viewing. Créditos: Tatsuya Tanaka

Exposição “Japão em miniaturas” na Japan House SP apresenta a diversidade das paisagens e da cultura japonesa a partir de miniaturas

Uma boa notícia aos fãs da arte e cultura japonesa! O renomado fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka capturou várias cenas do Japão em miniaturas, sob o conceito “mitate”. Essas cenas incluem cerejeiras em flor, o imponente Monte Fuji, bares de sushi com tatames, a prática de artes marciais e caligrafia, além de festivais tradicionais japoneses. Você pode ver o trabalho de Tanaka gratuitamente na Japan House São Paulo de 16 de maio a 8 de outubro de 2023.

Sobre a Exposição “Japão em miniaturas”

Float Fishing. Créditos: Tatsuya Tanaka
Float Fishing. Créditos: Tatsuya Tanaka

No total, existem 37 peças de arte que foram construídas a partir de uma variedade de utensílios domésticos japoneses, incluindo por exemplo conchas, macarrão, sushi, maquiagem, broches, leques, canudos e outros itens. Essas peças serão classificadas em cinco categorias principais: eventos sazonais, cenas tradicionais japonesas, cenas japonesas modernas, vida cotidiana e práticas habituais. A exposição “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka” é um evento inédito. Aqui, os visitantes podem apreciar os intrincados detalhes de cada peça, como cerdas de pincel que lembram arrozais, assim como embalagens nattō que imitam o desenho de um significativo castelo japonês, sushis dispostos em tapetes que lembram trens e automóveis. Além disso, poderão se divertir com os canudos verdes que podem ser interpretados como uma floresta de bambu quando vistos de outra perspectiva.

A mídia social de Tanaka fez dele uma sensação internacional por meio de seu projeto Miniature Calendar. Sua obra de arte é um excelente exemplo do conceito “mitate”, que faz uso da arte em miniatura para criar bonecos de diorama e objetos do cotidiano em fotografias. Acredita-se que o conceito de “mitate” tenha suas raízes na cultura japonesa, que sempre teve uma forte ligação com a natureza, e usa a imaginação para suprir o que está faltando ou incompleto. Esse senso estético ainda está muito presente na literatura, nas cerimônias do chá, na jardinagem, nas diversões do período Edo, como Kabuki e Rakugo, e na gastronomia.

A diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição, Natasha Barzaghi Geenen, descreve os universos diminutos de Tanaka como tendo uma percepção fantástica. Sua perspectiva única renova e reformula continuamente o significado dos objetos do cotidiano, evocando o mais puro espírito imaginativo da infância.

Na exposição, Tanaka inclui de forma categórica um elemento que o motivou a começar a criar miniaturas e a fotografar: o brócolis. Ele constrói uma floresta em miniatura desse vegetal na entrada do espaço da Japan House São Paulo. Tanaka explica que foi o brócolis que o inspirou a visualizar os objetos de diferentes maneiras. Ele elabora que, quando compara brócolis a árvores, essa ideia é compreendida universalmente.

Para criar um novo e inédito modelo de exposição no Brasil, a artista colaborou com o JHSP e travou uma série de conversas. O modelo traz como principais matérias-primas o arroz e o feijão. A inspiração para este modelo veio do prato brasileiro, feijoada, que é tradicionalmente comido com arroz, assim como o karê no Japão. A artista procurou expressar a semelhança entre a areia branca e o mar por meio do uso desse prato típico. Além disso, a artista descobriu que no Rio de Janeiro existem calçadas próximas à praia com padrões de ondas feitas de pedras pretas e brancas. Brasil e Japão têm aspectos culturais semelhantes, apesar de estarem em lados opostos do mundo, já que feijão preto e arroz são alimentos familiares aos japoneses.

Serviço

Exposição “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka”
Período:
 16 de maio a 8 de outubro de 2023
Local: Japan House São Paulo, térreo – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Palestra Descobrindo o mundo das miniaturas de Tatsuya Tanaka
Quando: 
16 de maio, às 19h
Onde: YouTube da JHSP
Duração: 60 min
Tradução simultânea português/japonês

A expografia utiliza minimalismo e pontos de vista únicos para ampliar a experiência desses mundos em miniatura. Ao fornecer lupas e permitir que os espectadores fiquem em pé ou sentados, o público tem a chance de examinar as obras de todos os ângulos e mergulhar verdadeiramente nesses pequenos universos. Em sua primeira vinda ao Brasil, especialmente para a montagem desta exposição, Tanaka dará uma palestra sobre seu trabalho, carreira e inspirações, no dia 16 de maio, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da JHSP. O evento é livre e gratuito.

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here