Filme ‘Espiral’ estreou em Novo Hamburgo (RS)

Histórias postas à mesa estão conectadas afetivamente ao polo industrial calçadista da cidade gaúcha, que investe no audiovisual como nova aposta econômica

Filme 'Espiral'

Filme ‘Espiral’ estreou em Novo Hamburgo (RS)

O filme “Espiral“, idealizado por Leonardo Peixoto e gravado em maio deste ano em Novo Hamburgo (RS), representa um marco significativo para a indústria do audiovisual no Brasil e para a cidade gaúcha, reconhecida historicamente como um dos principais polos do mercado de calçados no país. Com os talentosos atores Manu Morelli, Gutto Szuster e Renata de Lélis no elenco, a produção tem previsão de lançamento para 2024 e conta com financiamento da Prefeitura de Novo Hamburgo/RS em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual.

Sobre o filme

O filme “Espiral” é resultado de um edital lançado pelo município em conjunto com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), refletindo a aposta local na criação do Polo Audiovisual como uma nova fonte econômica para a região. Além disso, é importante ressaltar que Leonardo Peixoto é o primeiro aluno de audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) a estrear como diretor de um longa-metragem nos cinemas, tornando-se uma referência para os profissionais que residem fora da capital gaúcha.

Inicialmente, a obra seria concebida como um curta-metragem que explorava histórias surgidas durante almoços em família de um mesmo clã ao longo dos anos, capturando o impacto das conversas à mesa nas reflexões de vida dos personagens. Entretanto, a ideia evoluiu ao ser inscrita no edital, ganhando corpo para se tornar um longa-metragem ambientado no contexto de Novo Hamburgo.

Essa mudança de rumo foi possibilitada por uma parceria entre três produtoras gaúchas: a Convergência Produtora, de Leonardo Peixoto, a Bactéria Filmes, de Daniela Israel e Pedro de Lima Marques, e a Sala Filmes, de Freddy Paz, que se uniram em uma coprodução de grande envergadura para esse projeto.

Ao longo do filme, os almoços se repetem e evidenciam a transformação da família em simultaneidade com o desenvolvimento da indústria local, da qual o clã é representante em Novo Hamburgo, cidade reconhecida por sua excelência na produção de calçados.

Desde a aprovação do edital até o início das filmagens, os produtores enfrentaram períodos desafiadores para a indústria audiovisual no Brasil. Além dos impactos causados pela pandemia, houve um esvaziamento das políticas culturais. Ou seja, chegando ao ponto em que o edital de Novo Hamburgo se tornou o único do país quando foi aprovado, fruto de um esforço da cidade gaúcha em impulsionar o setor.

Para saber mais, acompanhe o Instagram de Espiral

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here