INSCRIÇÕES ABERTAS! Curso “Cinema – História e Linguagem” com o crítico Inácio Araujo

Imagem de Diego Ortiz por Pixabay
Imagem de Diego Ortiz por Pixabay

INSCRIÇÕES ABERTAS! Curso “Cinema – História e Linguagem” com o crítico Inácio Araujo

Dois módulos do curso “Cinema, História e Linguagem” em 2023 serão realizados a partir do dia 07 de agosto, através da plataforma Zoom, possibilitando o acesso dos alunos independentemente de sua localização e permitindo a gravação das aulas para os que não puderem acompanhá-las em tempo real.

O curso intitulado “História e Linguagem do Cinema Moderno e Contemporâneo” é ministrado ao vivo pela plataforma Zoom e está disponível para acesso online em qualquer lugar com conexão à internet. Neste segundo semestre, o curso examinará as transformações ocorridas no cinema desde as realizações de “Cidadão Kane” por Orson Welles e a introdução do neo-realismo por Roberto Rossellini.

O enfoque abrangerá também o cinema contemporâneo, caracterizado pela diminuição da influência da ideia de autor. Diferentes propostas surgem para preencher esse vazio, desde a concepção de um mundo cujo conhecimento é construído a partir das imagens cinematográficas até a ideia de que o espectador é co-autor do filme.

Além disso, este período marca a influência de outras linguagens, como a televisão, as histórias em quadrinhos e os videogames no cinema, especialmente em produções voltadas para o grande público.

SERVIÇO

  • Informações e inscrições pelo e-mail: cinegrafia@uol.com.br
  • As aulas acontecem às segundas-feiras, a partir de 20h, até aproximadamente 23h. Toda semana o aluno receberá material destinado à aula seguinte.
  • As aulas terão início no dia 07/8.
  • O valor mensal do curso é de R$ 320,00.

Sobre Inácio Araujo


Inácio Araujo, conhecido como crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, tem uma diversificada trajetória como autor. Ele é responsável pelas obras “Hitchcock – O Mestre do Medo” (ed. Brasiliense) e “Cinema – O Mundo em Movimento” (ed. Scipione), demonstrando seu envolvimento com o universo cinematográfico.

Além de sua atuação como crítico e escritor, Inácio Araujo também tem experiência como roteirista e montador em diversas produções, tanto de longa quanto de curta metragem.

Desde 2001, ele ministra o curso “Cinema: História e Linguagem”, onde compartilha seus conhecimentos e expertise com os alunos interessados no mundo do cinema.

Sua carreira crítica na Folha de S. Paulo resultou em uma antologia de textos, compilada no livro intitulado “Cinema de Boca em Boca – Críticas de Inácio Araujo”, organizada por Juliano Tosi e publicada pela Imprensa Oficial em 2010. Essa obra reúne diversas críticas elaboradas por Inácio Araujo ao longo de sua carreira.

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here