Morre Isaac Bardavid, o dublador de Wolverine

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine e Esqueleto, morreu no último 1, aos 90 anos

Isaac Bardavid

Isaac Bardavid, dublador de personagens como Wolverine e Esqueleto, morreu no último dia 1º, aos 90 anos de idade. O ator também é conhecido do público pela sua atuação em novelas como O Cravo e a Rosa.

Além dos dois personagens acima, Bardavid deu voz a outros importantes como Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), o Tigrão (Ursinho Pooh) e o Rei Harold (Sherek).

A informação do seu falecimento foi confirmada pela família. O ator estava internado, tratando de sequelas de um enfisema pulmonar e seu estado era considerado grave.

DESPEDIDA

Pelo seu perfil oficial no Instagram, o filho escreveu uma despedida. Nela, ele disse que se bem conhece o coroa, ele diria assim: “Toma tenência na vida meu filho”.  

O filho João explicou que o quadro hospitalar do Isaac estava controlado. Entretanto, o pulmão parou de oxigenar o corpo, mesmo entubado.

“Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura também pode tê-lo com seus livros”, afirmou. Segundo informações publicadas no perfil, o segundo livro do dublador deve ser finalizado ainda em fevereiro.

CARREIRA

O ator, dublador e poeta Isaac Bardavid nasceu em 13 de fevereiro de 1931, em Niterói, no Rio de Janeiro. Entre os trabalhos na televisão, participou de O Porto dos Sete Destinos (1965-66). Além disso, participou de Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e, mais recentemente de Salve Jorge (2012), Rei Davi (2012) e Carcereiros (2021).

No cinema, participou com o personagem Moreninho, em A Virgem Prometida (1968), Um sonho de Vampiros (1969). Além disso, um dos últimos trabalhos foi em Pecado Vermelho, de 2020.

Como dublador, deu voz a diversos personagens em obras como Arquivo X, Nós e o Fantasma, Superman – O filme, e As tartarugas Ninjas 3.

HOMENAGEM

Hugh Jackman, interprete de Wolverine, fez uma homenagem ao dublador Isaac Bardavid em seu perfil no Instagram. No vídeo publicado os dois atores aparecem lado a lado.

Na legenda, Jackman escreveu: “Que lenda. Que vida e legado. Que voz!! #Wolverine #Brasil “Não seja o que eles fizeram de você.” #logan Descanse bem meu amigo”.

Ana Cunha
Ana Cunha é jornalista e cientista política, tem mais de 20 anos de experiência em comunicação empresarial e, nos últimos anos, migrou para o Marketing Digital. É curitibana, mãe de gêmeos, apaixonada por séries e filmes baseados em histórias da vida real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here