NeneSurreal é destaque no Trace Trends desta semana

A apresentadora Xan Ravelli mostra o impacto do grafite na cultura brasileira

Trace Trends
NeneSurreal e Xan Ravelli na gravação de Trace Trends. Crédito: Reprodução

NeneSurreal é destaque no Trace Trends desta semana

No episódio desta semana do programa Trace Trends, a apresentadora Xan Ravelli dedica-se a analisar a cultura dos grafites e do pixo. Afinal, tais elementos já se tornaram parte integrante da paisagem urbana. Com participações especiais de NeneSurreal, Negritoo e Auá Mendes como destaques no Trace Trends, o episódio será transmitido em um novo horário, na madrugada de sábado para domingo (27), às 00:30, no canal Multishow. Posteriormente, estará disponível na plataforma de streaming da Globoplay.

A arte urbana, que possui uma forte conexão com o movimento hip-hop e com as comunidades periféricas, tem sido um meio de expressão utilizado para abordar os problemas estruturais das metrópoles, disputando espaço e atenção. Embora ganhe reconhecimento em galerias ao redor do mundo, os artistas ainda enfrentam o estigma da criminalização. Com mais de duas décadas de experiência no ramo visual, o artista Negritoo destaca o significado do grafite.

A arte urbana é o movimento mais democrático que existe. Isso porque você pode ter a obra de vários artistas em um muro, não sendo preciso pagar para ver. Além disso, todas as pessoas têm acesso, independente de classe social ou gênero.

Negritoo

Utilizando suas obras como ferramenta de fala e política, do corpo marginalizado indígena, travesti e preto, a artística indigena Auá Mendes, declara:

O poder do grafite é sobre demarcar espaços. Nós, pessoas racializadas, indígenas e LGBTQIAP+, sempre somos jogados à margem. Ao aumentar essa demarcação de território, nos transformamos em agentes de espaços não ocupados.

Auá Mendes

Pioneira do grafite e do pixo desde 1990, NeneSurreal reflete sobre a relação com as pixações.

O grafite significa atitude, ele não é estético para combinar com o sofá. O pixo faz parte do movimento preto que aguça as pessoas a conhecerem outros territórios. Como, por exemplo, sair da periferia e chegar até o centro.

NeneSurreal


O episódio conta ainda com a presença da produtora cultura Vera Nunes; do artista visual Negro M.I.A; do grafiteiro Aíra o Crespo, do produtor cultural Pedro Rajão Cazé e do artista visual Pedro Cazé, do projeto e série documental “Negro Muro” no GNT.

Com apresentação de Alberto Pereira Jr, Xan Ravelli, Ad Júnior e João Luiz Pedrosa, o Trace Trends tem, a cada semana, um episódio inédito exibido no Multishow na madrugada de sábado para domingo, ás 00:30. Programa conta com com reprise aos domingo, 9h30, segundas, às 11h, quartas, às 5h30, e sábados, às 9h, e disponibilizado na Globoplay.

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás! 

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here