A Editora JBC agora tem um novo lançamento: o livro de gastronomia Ramen/Lámen, do autor Jo Takahashi! Ramen/Lámen apresenta todo o universo de um dos pratos mais populares da culinária japonesa. O livro já está em distribuição em livrarias do Brasil.
Após uma viagem pelo Japão para descobrir os segredos do ramen, então o produtor cultural Jo Takahashi retornou ao Brasil para continuar suas pesquisas pelo Brasil para encontrar as pontes que foram criadas entre os dois países por meio da culinária, mais especificamente pelas tigelas do macarrão ensopado que conquistou fãs ao redor do mundo. Ao longo de 4 anos de estudos, assim como entrevistas e viagens, Jo Takahashi também contou com a colaboração do fotógrafo Rafael Salvador para retratar os detalhes dos ingredientes e as preparações e entrevistados brasileiros. Chique, não é mesmo?
O prefácio do livro de gastronomia Ramen/Lámen é escrito pela chef Telma Shiraishi, embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa e proprietária do restaurante Aizomê.
Ramen / Lámen
Sinopse:
Comer uma ramen é mais que uma degustação. É uma experiência de vida que logo se transforma num vício sadio. A partir de uma sucessão de pequenas descobertas, o apreciador de ramen começa a perceber sutilezas na composição do caldo, na textura do macarrão e na variedade dos toppings. É neste momento quer pode-se dizer que a pessoa está preparada para conhecer a identidade do ramen, as diferentes características regionais e os estilos de cada restaurante ou casa especializada no prato. Hoje, o Japão exibe uma estatística incrível. Existem mais de 35 mil casas de ramen no país.
Autoria:
O produtor cultural japonês Jo Takahashi é autor de vários livros relacionados à gastronomia. Seu título mais popular é Izakaya: por dentro dos botecos japoneses, que descreve os pubs japoneses. Outro livro que escreveu é A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike. Ambos os livros ganharam prêmios pelo Gourmand World Cookbook Award. Além disso, Jo Takahashi fundou sua própria produtora chamada Dô Cultural. A empresa atua nas áreas de arte e cultura e gastronomia.
Rafael Salvador é fotógrafo e videomaker especializado em publicidade. Em 2012, abriu o estúdio de fotografia Nikko Fotografia. Já fotografou para revistas da Editora JBC e para diversos restaurantes paulistas. Além disso, trabalhou em projetos internacionais envolvendo artes e gastronomia.