SAGA  dá dicas para quem deseja trabalhar com ilustração

SAGA dá dicas para quem deseja trabalhar com ilustração; dedicação, horas de estudo e prática são algumas delas

SAGA dá dicas para quem deseja trabalhar com ilustração; dedicação, horas de estudo e prática são algumas delas

A Saga divulgou uma série de dicas para quem tem o sonho de trabalhar com ilustração. A escola é pioneira e referência nacional no ensino de desenvolvimento de games e cursos de arte digital.

Entre as dicas assinadas por Igor La Luz, gerente acadêmico nacional da escola, estão muita dedicação, horas de estudo e prática. Para ele, ainda que seja com horas de estudo e prática, seja com cavalete, um sketchbook ou folha de papel comum, é possível fazer boas ilustrações e ainda aperfeiçoar o traço. Confira:

Pratique e planeje o desenho

Segundo o diretor, ter a ideia de um desenho não é uma tarefa tão simples. Ele afirma que um desenhista pode conceber a imagem completa ainda antes de esboçá-la.

Ainda, diz que para aperfeiçoar a técnica é necessário prática e insistência. “Ninguém nasce sabendo e a evolução dependerá do seu esforço. Repita sempre o exercício de planejar o desenho antes de sair desenhando. Um bom livro para aprender novas técnicas é o ‘Desenhando com o lado direito do cérebro’, da autora Betty Edwards. Uma ótima pedida para iniciantes nesta arte”.

Observe o desenho de forma crítica e analítica

Outra dica de La Luz é ver a arte de forma analítica, levando em consideração elementos visuais da imagem, ângulos, contornos e detalhes. “A gente só evolui quando não está acomodado. Se não temos autocrítica e vontade de aperfeiçoar as técnicas, provavelmente ficaremos no mesmo lugar. Ter uma visão analítica e crítica do próprio desenho é importante para melhorar e não é demérito algum encontrar defeitos nas nossas ilustrações”.

Desconstrua o desenho em seus fundamentos

Igor diz que ser um artista também é saber pegar todos os elementos que compõem uma imagem e desconstruí-la. “Separar o que é a perspectiva, luz, sombra, composição, formas geométricas, elementos como anatomia e, inclusive, a caracterização e personalidade da obra. São aspectos importantes que escolas, como a SAGA, e profissionais podem ajudar muito a aperfeiçoar”.

Crie desenhos a partir do que você imagina

O diretor da SAGA explica que pessoas que gostam de desenhar costumam ter muitas ideias de ilustrações que gostariam de fazer o tempo todo. E isso acontece, inclusive nos momentos mais inusitados e atribulados.

A dica é ter um caderninho ou bloco de notas sempre por perto. “Se você tem muitas ideias de desenhos e é criativo, precisa garantir que não vai perder a inspiração nem mesmo quando ela surgir na pior hora possível. Para isso, tenha sempre em mãos um sketchbook onde possa rascunhar, fazer esboços e até mesmo anotar uma ideia legal”, sugere.

Foque nos fundamentos, processos e experimentações

Embora trabalhar duro faça parte do processo para melhorar as técnicas, se divertir faz parte.

“Se baseie em fundamentos e processos, mas lembre-se de experimentar e testar técnicas com as quais não está tão confortável. Não ache que esse momento de aprendizado é algo ruim, ainda que o resultado não venha de primeira. Essa experiência certamente te tornará um artista mais versátil, uma qualidade muito buscada pelo mercado e que pode ser um bom ponto de partida para uma próspera jornada profissional”.

Que tal conferir tudo o que já foi publicado sobre a SAGA por aqui? Aproveite e siga nossas redes sociais;.

Fique por dentro das últimas novidades de filmes, séries, quadrinhos, mangás, animes e games. Siga nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Linkedin.

Ana Cunha é jornalista e cientista política, tem mais de 20 anos de experiência em comunicação empresarial e, nos últimos anos, migrou para o Marketing Digital. É curitibana, mãe de gêmeos, apaixonada por séries e filmes baseados em histórias da vida real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here