Transforme seu Game Boy Advance esquecido em um console de TV com este kit DIY sem solda

Transforme seu Game Boy Advance esquecido em um console de TV com este kit DIY sem solda

Transforme seu Game Boy Advance esquecido em um console de TV com este kit DIY sem solda

Transforme seu Game Boy Advance! Tem um Game Boy Advance original, aquele com a tela apagada que era quase impossível de ver, ainda chutando em uma gaveta em algum lugar? Este kit DIY permite que você o transforme em um console conectado à TV independente com HDMI e Bluetooth para controles sem fio, mas sem a necessidade de nenhum conhecimento quando se trata de mexer em eletrônicos.

O Game Boy Advance continua sendo uma das melhores plataformas de videogame de todos os tempos, e não apenas entre os portáteis. Era essencialmente uma versão mais poderosa do Super Nintendo. Além disso, apresentava alguns dos melhores jogos de 16 bits da época, incluindo inúmeras portas de outros sistemas. Mas o GBA tropeçou para fora do portão no lançamento com um portátil com uma tela apagada que era muito difícil de ver. Bom, a menos que você estivesse jogando ao ar livre sob o sol ou requisitasse uma lâmpada para ele. A Nintendo se aprimorou e lançou outras iterações do Game Boy Advance com telas muito melhoradas, incluindo o excelente Game Boy Micro.

Como resultado, sem dúvida existem milhões de consoles Game Boy Advance abandonados por aí, mas não precisa ser assim. Existem muitas maneiras de corrigir as falhas do GBA original e trazê-lo de volta à sua rotação regular de jogos. Nisso, incluindo kits de troca de tela e atualizações que adicionam conexões de saída de vídeo; mas nenhuma parece tão fácil para qualquer um usar quanto o novo GBA HDMI Kit da IntecGaming.

Image: Kickstarter
Imagem: Kickstarter

O kit é essencialmente um console compacto que inclui uma placa-mãe personalizada e inteligentemente projetada no interior com conexões HDMI e analógicas de saída de vídeo, energia cortesia de uma porta USB-C e uma porta de controlador SNES clássica na frente. A única coisa que falta são os bits eletrônicos necessários para realmente jogar os jogos do Game Boy Advance, o que pode ser um campo minado legal, já que a Nintendo não está interessada em outras empresas tentando replicar seu hardware. A emulação é o caminho que a maioria dos consoles como esse seguem, mas os resultados raramente fornecem uma experiência de jogo tão sólida quanto o próprio GBA, então a solução da IntecGaming é fazer com que os usuários simplesmente transplantem o cérebro de um GBA portátil real para o gabinete do console.

Parece uma tarefa assustadora. Embora soluções existentes como o GBA Consolizer exijam habilidades de solda decentes para um transplante de cérebro GBA bem-sucedido, o kit da IntecGaming apresenta pinos levantados inteligentes carregados por mola em sua placa-mãe que completam todas as conexões necessárias para as entranhas do GBA, economize para um único cabo de fita que é tão fácil de conectar quanto um cabo USB. O kit vem com tudo o que é necessário para o transplante, incluindo chaves de fenda compatíveis com os parafusos não padronizados que a Nintendo adora usar. Além disso, há um PCB adicional que pode ser inserido em um shell GBA vazio para transformá-lo em um gamepad compatível; embora o console também funcionará com vários controladores sem fio de terceiros, incluindo a linha 8Bitdo. A única outra coisa que os usuários precisarão fornecer são cartuchos de jogos.

O kit parece uma ótima maneira de reviver um console que você potencialmente esqueceu, mas tem algumas ressalvas. A Macho Nacho Productions teve a chance de colocar as mãos na massa. Embora tenham achado um kit muito fácil de montar, os resultados em uma tela de TV foram um pouco mais suaves do que alternativas como a oferta mais cara do GBA Consolizer de US $ 140. O $ 110 GBA HDMI Kit também está disponível apenas através do Kickstarter como um produto de financiamento coletivo. No momento da redação deste artigo, está apenas na metade de sua meta de financiamento (pouco menos de US $ 50.000).

A entrega para os primeiros apoiadores deve ocorrer em julho deste ano; embora seja reconfortante ver a empresa já enviando unidades totalmente funcionais para influenciadores do YouTube, os projetos com financiamento coletivo sempre vêm com o risco de atrasos inesperados. Isso com algumas crises globais em andamento: muitos se recuperando da pandemia ou então as guerras na Europa. Se você for apoiá-lo e encomendar um dos kits, faça-o com muita paciência extra e um punhado de compreensão.

Apoie ao projeto: GBA HDMI KIT by IntecGaming — Kickstarter

Confiram aqui mais notícias em nosso portal!

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here