Resenha da 1ª temporada de Wandinha (2022), nova série da Netflix
Wandinha é a nova série da Netflix e que se destaca como uma diversão mórbida. A nova série analisa profundamente a vida de Wandinha, a filha da família Addams, enquanto nos dá uma janela ousada para seu mundo. A série agradou fãs e críticos, já contando com uma pontuação alta via IMDb: Classificações, avaliações e onde assistir os melhores filmes e séries. Além disso, a Rotten Tomatoes também mostra que teve uma boa recepção tanto da crítica especializada (com mais de 69% de aprovação) quanto do público em geral (com 88% de aprovação pública). Dito isso, decidimos trazer a resenha da 1ª temporada de Wandinha: o que nós achamos da nova série da Netflix, com direção de Tim Burton?
Ficha Técnica
Criação: Alfred Gough e Miles Millar |
Direção: Tim Burton |
Data de Estreia: 23 de novembro de 2022 |
Disponível em: Netflix |
Gênero: fantasia e humor ácido |
Classificação indicativa: 12+ |
Sinopse oficial:
Enredo da 1ª temporada de Wandinha
A série apresenta aos fãs toda uma nova família Addams! Nossa protagonista titular é Wandinha Addams, protagonizada pela premiada atriz Jenna Ortega. Além disso, conhecemos seus pais Morticia e Gomez (Catherine Zeta-Jones e Luis Guzmán), Pugsley interpretado por Isaac Ordonez e até mesmo o Coisa, que acaba sendo seu verdadeiro parceiro no crime.
A série começa com a protagonista caminhando por sua escola, refletindo sobre as pessoas que ela via diariamente ali. Isso até que ela encontra Pugsley preso em um armário, após ser vítima dos valentões da escola. Pugsley não conseguiu ver quem o prendeu no armário, mas a sua irmã tem uma visão que lhe permite ver quem eram os valentões – e a parte boa para a protagonista é que ela conseguiria facilmente arquitetar planos enquanto eles praticavam natação. Mais especificamente: para quem viu minimamente o trailer, poderá se lembrar de Wandinha falando “a única pessoa que pode torturar meu irmão sou eu” e, em seguida, jogando várias piranhas na piscina.
É aqui que tudo começa. É aqui que Wandinha Addams é expulsa de sua escola e, dessa forma, seus pais decidem colocá-la em uma instituição que julgavam mais adequada à ela: Escola Nunca Mais (em inglês, Nevermore Academy).
A Academia Nunca Mais
Há mais de 200 anos, a Escola Nunca Mais recebe alunos comumente excluídos da sociedade: lobisomens, vampiros, sereias e górgones. E é onde Gomez e Mortícia estudaram e se conheceram. Para eles, a Escola Nunca Mais é simplesmente mágica e encantadora. Contudo, Wandinha permaneceu relutante em relação à escola e só começou a gostar (levemente) quando ela desvendava um mistério: quem estava assassinando as pessoas?
Não seria uma tarefa fácil. Em primeiro lugar, Wandinha terá que lidar com uma questão judicial. Afinal, ela jogou piranhas em uma piscina repleta de estudantes. Portanto, se ela quiser ser uma estudante normal, agora ela precisará fazer acompanhamento com a Dr. Valerie Kinbott (Riki Lindhome), que acompanhará seus avanços e determinará se Wandinha poderá viver normalmente em sociedade ou não. Não, Wandinha não poderá pregar peças tão perigosas novamente. Não tão cedo.
E no quesito investigativo? Inicialmente, a Diretora Larissa Weems (Gwendoline Christie) não aprovava tal investigação de Wandinha. Desaprovava ainda mais quando a garota falava com o Xerife local sobre suas descobertas e seus principais suspeitos. Seu principal suspeito: Xavier Thorpe (Percy Hynes White), o lobisomem que é um grande desenhista. Seus principais desenhos dos últimos dias incluem a própria Wandinha Addams e o monstro que está assassinando as pessoas, o Hyde. Todo Hyde tem um mestre, mas será que Xavier Thorpe é o real assassino? E se sim, então qual o seu mestre?
E ela faz amizades na Academia Nunca Mais
Por mais que Wandinha Addams costume odiar socializações, ela teve que dividir o quarto com uma garota extremamente empolgada e sociável chamada Enid Sinclair (Emma Myers). Ela veio de uma família de lobisomens, mas nunca se transformou em um anteriormente. O que não lhe importava, já que estava bastante feliz na escola e bastante feliz com sua nova amiga – mesmo que fosse uma garota psicopata. Ela também conhece Eugene (Moosa Mostafa) na escola, assim como Tyler (Hunter Doohan), filho do xerife e se mostra um rapaz comum trabalhando em uma cafeteria.
Enquanto eu finalizava essa resenha, eu descobri que já existe um site oficial aqui no Brasil sobre a Escola Nunca Mais. No portal, fala tudo sobre a escola: alunos, professores, dia da fundação, etc. Acesse para conhecer: Escola Nunca Mais!
A filosofia que sempre foi própria de Wandinha
Certamente, não posso concluir essa resenha da 1ª temporada de Wandinha sem falar da filosofia que sempre foi própria da personagem. Não precisamos conhecer os quadrinhos ou a série da década de 1960. Para quem assistiu os filmes da década de 1990, quando a lendária Christina Ricci interpretou a Wandinha Addams, ela já era uma “gótica psicopata”.
Eu quis trazer esse ponto porque vi algumas críticas engraçadas nas redes sociais, quando saiu o trailer da nova série da Netflix. As pessoas se lamentaram porque “transformaram a Wandinha em uma gótica psicopata”, mas esquecem que nos filmes da década de 1990, a Wandinha estava mais do que acostumada a torturar o seu irmão. No início do primeiro filme, a gente a vê eletrocutando o seu irmão. No decorrer dos filmes, também vemos Wandinha testando e usando sua guilhotina.
Especificamente no segundo filme, Mortícia teve um novo bebê, que foi alvo das tentativas de homicídio de Wandinha e Pugsley. Ambos os irmãos o jogavam pela janela, assim como tentavam decapitá-lo com a guilhotina. Dessa forma, jogar piranhas em uma piscina e atear fogo em estátuas é básico para a personagem. Em suma, posso falar aqui que é por isso mesmo que gostei bastante da série. Afinal de contas, mantiveram a essência da personagem. A única diferença é que, agora, ela sabe que não precisa ser tão solitária pelo resto da vida. E para aqueles que quiserem ler o final com spoilers da série: O final da 1ª temporada de Wandinha explicado!
O que esperar da segunda temporada de Wandinha?
Dada a aclamação, perguntas sobre uma possível segunda temporada já estão sendo feitas e enquanto esperamos ansiosamente pela confirmação, os co-showrunners Miles Miller e Al Gough já têm planos prováveis para o que poderia ser. Em uma nova entrevista ao TVLine, a dupla compartilhou como eles “definitivamente querem apresentar” mais da família Addams se a série for realmente iluminada por mais uma temporada. E é exatamente com base nessa entrevista que podemos saber um pouco o que esperar da segunda temporada de Wandinha da Netflix!
A narrativa aborda brevemente o complicado relacionamento mãe-filha de Morticia e Wandinha. Além disso, deixa bem claro que nossa heroína titular tem todo o amor por sua família, mesmo que ela não fale muito sobre isso. Entretanto, Miles Miller sente que poderá explorar a dinâmica da família Addams em uma próxima temporada, dizendo:
- Leia completo: O que esperar da segunda temporada de Wandinha?
- Leia também: Como deram vida a Mãozinha em Wandinha da Netflix
Quem é a Jenna Artega, atriz que deu vida à nossa gótica (e psicótica) favorita?
Jenna Ortega nasceu em 27 de setembro de 2002 em Coachella Valley, Califórnia. O seu pai é descendente de mexicanos-americanos e sua mãe tem ascendência mexicana e porto-riquenha. Atualmente, trabalha como atriz, mas ela também já atuou como escritora.
Jenna Marie Ortega já havia feito trabalhos relevantes, com seus papéis como por exemplo a personagem Harley Diaz em Stuck in the Middle, do Disney Channel e Ellie Alves em You, da Netflix. Graças aos seus papéis relevantes, ela já é chamada de a rainha do horror da Geração Z.
Em 2020, Jenna Ortega anunciou que faria sua estreia como escritora com o livro It’s All Love, uma coleção repleta de citações e afirmações originais da própria Jenna, juntamente com histórias pessoais e íntimas sobre crescer latina em Hollywood, lidar com a depressão, apaixonar-se e desapaixonar-se, perder familiares próximos e assim por diante. Ela lançou o livro em janeiro de 2021 e está disponível à venda (edição em inglês) via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar).
Leia completo em nosso portal: Tudo sobre Jenna Ortega, a atriz de Wandinha da Netflix e 5 Curiosidades sobre a atriz Jenna Ortega
Trailer oficial da 1ª temporada de Wandinha
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? As nossas últimas resenhas de séries foram Resenha de Depois da Cabana (2023), minissérie da Netflix, Resenha da live-action Yu Yu Hakusho (2023), disponível na Netflix, Game of Thrones (Série) – Do Fogo ao Gelo (Análise) e X-Men Evolution – Vale a pena Assistir a série clássica? (Análise)!! Confira no Meta Galáxia a Resenha da 1ª temporada de Wandinha, a mais nova série da Netflix, Wandinha: Conheça a árvore genealógica da Família Addams e a Origem de Wandinha, e porque ela se chama Wednesday? Você também pode conferir Resenha sem spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023) e Resenha com spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023). Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.
[…] Resenha da 1ª temporada de Wandinha (2022), a mais nova série… […]