Years and Years (HBO) – Resenha

Com o passar dos anos, a sociedade como um todo vai mudando e os Lyons vivem na pele os reflexos disso.

0
150

RESENHA DA SÉRIE YEARS AND YEARS ORIGINAL DA HBO

Título Original: Years and Years
Ano: 2019
Criação: Russel T Davies | Nº de Episódios: 06

Com direção de Russel T Davies, a série Years and Years foi lançada em maio deste ano pela HBO e já angariou diversos admiradores ao mesmo tempo em que chocou com certas críticas e previsões de um possível futuro não tão diatópico.

Years and Years mostra a evolução do mundo em um geral, tendo a família Lyon como um foco principal. A família é composta por pela avó Muriel (Anne Reid), seus netos Stephen (Rory Kinnear), Daniel (Russell Tovey), Edith (Jessica Hynes) e Rosie (Ruth Madeley). Vivendo a princípio uma vida normal, as coisas começam a mudar quando as preocupações com o cenário político começam a ficar mais evidentes no cotidiano. As tensões entre os países passam a ocasionar guerras civis, além de dar certa margem para a ascensão de político sem experiência na área para assumir o cargo.

A série começa a retratar as mudanças no mundo e o quanto isso começa a afetar na família Lyon. Constantemente, Years and Years mostra o avanço dos anos e como com ele, não só a política, mas as relações entre as pessoas, a tecnologia e a sociedade em si começam a mudar. Tudo isso influenciando um ao outro.

O que “chocou” e trouxe um choque de realidade para quem assiste Years and Years é o quanto a série mostra explicitamente como alguns políticos articulam atualmente, sejam por conta das fake News, dissimulação e o quanto muitos deles ascendem aos seus cargos mesmo sem a experiência necessária. Além disso, também o quanto as guerras civis afetam não só as pessoas do país onde ocorre, mas também de seus vizinhos.

Sendo comparado em alguns pontos com Black Mirror por nos mostrar certas previsões do que nos acontecerá caso as coisas avancem, Years and Years trabalha muito mais do que a tecnologia (diferente da série citada), porém este tópico é outro que nos evidencia o quanto as relações ao mesmo tempo que nos torna mais próximos, também pode trazer um certo receio.

Apesar de um encerramento de certo modo duvidoso e com uma pitada de utopia, Years and Years mostra, a quem ainda não enxerga, para onde caminharemos se continuarmos vivendo da forma como vivemos. Seja quando falamos sobre sustentabilidade, política, cultura, questões de gênero e tecnologia.

Confira outras resenhas de séries aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

Análise Crítica
Data
Título Original
Years and Years
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here