Gachiakuta é um mangá daqueles que chegam já quebrando tudo e seu anime já estreou! Criado pelo artista talentoso Kei Urana, a série começou a ser publicada na famosa Weekly Shōnen Magazine, da Kodansha, lá em fevereiro de 2022. E a galera curtiu tanto que, até junho de 2025, a obra já tinha sido reunida em 15 volumes tankōbon! E a melhor parte? Agora em julho de 2025, a história ganhou uma adaptação em anime produzida pelo estúdio Bones Film — e sim, já tá disponível na Crunchyroll!
A trama gira em torno do Rudo, um jovem que vive nas bordas de uma sociedade super elitista, num lugar meio que abandonado, tipo uma favela, onde moram os chamados “tribais” — basicamente descendentes de criminosos que a galera da elite resolveu exilar. Rudo cresceu revoltado com o desperdício da classe alta, que joga tudo fora sem pensar duas vezes — inclusive gente! Sim, as pessoas indesejadas também são jogadas num buracão bizarro chamado “O Poço”, que fica bem abaixo da cidade.
O pai adotivo do Rudo, Regto, contou pra ele que seu pai biológico foi jogado nesse Poço antes mesmo dele nascer, acusado de um crime. E aí que o bagulho fica sério: um dia, depois de voltar do lixão, o Rudo encontra o Regto morto… e adivinha quem é acusado? Ele mesmo. Sem chance de se defender, só por ser tribal, Rudo é julgado culpado na hora e lançado direto no Poço.
Publi: Conheça Personal Organizer em São Paulo
Só que o que parece ser o fim, vira o começo. Quando acorda, Rudo se vê numa paisagem surreal, um mundo fedido e infinito feito só de lixo. E pra piorar, ele é atacado por umas criaturas gigantes, feitas literalmente de entulho! Na base do instinto, ele se defende até ser salvo por um cara misterioso chamado Enjin. É aí que as coisas começam a ficar bem doidas.
Enjin explica que o Rudo não tá no subterrâneo, mas sim em outro mundo, caído da tal “Esfera” (que é tipo o mundo de onde ele veio). E depois de testar o garoto, Enjin descobre que o Rudo é um “Doador”, alguém com o poder de usar armas especiais chamadas instrumentos vitais. Com isso, ele convida o Rudo pra se juntar a um grupo chamado Limpadores, uma galera que caça esses monstros de lixo usando os tais instrumentos.
O Rudo, claro, não tá muito convencido no início — mas como os Limpadores podem ajudá-lo a voltar pra Esfera e encarar de frente quem destruiu a vida dele, ele topa. A partir daí, a história vai se desenrolando num mix de ação, mistério, vingança e crítica social bem forte, com direito a muitas cenas insanas de batalha e um universo cheio de conceitos criativos.
Se você curte uma boa história com pegada distópica, cheia de estilo, emoção e personagens marcantes, Gachiakuta merece sua atenção. E com a animação fresquinha saindo do forno, agora é a hora perfeita pra mergulhar nesse universo cheio de lixo… e segredos.
Trailer do anime Gachiakuta
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por animes legais, você poderá conferir em nosso portal: Resenha da 1ª temporada de Solo Leveling, a fantasia sombria do momento, Resenha da 1ª temporada de Train to the End of the World (2024), a ficção científica maluca do momento e Resenha da 1ª temporada de The Unwanted Undead Adventurer (2024): Compensa assistir essa fantasia sombria?? Curte mangás? Se sim, vai gostar da Resenha de Showa Volume 01, mangá de Shigeru Mizuki. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.