Juventus: Prima Squadra – Resenha da primeira parte
Título Original: Juventus: Prima Squadra/Juventus: First Team |
Ano: 2018 |
Nº de Episódios: 03 |
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo) |
Juventus: Prima Squadra é uma pioneira aventura da Netflix no mundo real dos esportes. Um incrível documentário-série que tem como objetivo transportar o espectador para o universo de um dos maiores clubes esportivos do mundo.
E pode-se dizer que a aposta foi um verdadeiro “chute na gaveta” – traduzindo para o “futebolês”, um tiro certeiro. Prima Squadra possui uma abordagem bastante intimista e uma narrativa bem desenhada.
A série acompanha a equipe da Juventus na temporada 2017-2018, sendo estes três primeiros episódios focados nos primeiros seis meses. Após uma temporada em que foram campeões italianos pelo sexto ano consecutivo e perderam a final da Champions League para o Real Madrid, o clube de Turim recebe cobranças para que vá além e conquiste não somente mais um título nacional, mas desta vez também a Europa.
Para contar esta história, o documentário traz como protagonistas algumas das principais estrelas do clube como Buffon, Chiellini, Marchisio, Pjanic e Higuaín, além do treinador Massimiliano Allegri. Ídolos como Del Piero e o vice-presidente Pavel Nedved também dão as caras.
Em diversos momentos, somos transportados para fora das quatro linhas, acompanhando a rotina destas estrelas e como conciliam a tumultuada jornada de um atleta de alto nível à vida pessoal e família. Temas como a eminente aposentadoria de Buffon e a constante pressão sofrida pela jovem estrela Paulo Dybala são alguns dos ganchos presentes.
Também conhecemos mais sobre a cultura italiana e como o calccio (futebol, em italiano) está enraizado em todo país. Os jogos diante da Lazio e o clássico com o rival Napoli exemplificam bastante isso e são alguns dos pontos altos desta primeira parte da série.
Alternando a narrativa na exibição de momentos-chave dos principais jogos e perspectivas de diversos personagens, Juventus: Prima Squadra cria uma atmosfera de série única que torna a produção muito mais que um documentário, nos colocando como parte da La Vecchia Signora e seus 120 anos de existência.
Juventus: Prima Squadra é indispensável para os fãs de futebol e, para todos, uma pequena amostra de que o esporte é muito mais que um jogo. Os próximos episódios devem estrear em junho na Netflix.
Confira outras resenhas de séries aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!
Grande Diego. Parabéns pela resenha de La Vecchia Signora!
Abraços.
Valeu, Pedrão! Abs