Ano: 1983 |
Título Original: NATIONAL LAMPOON’S VACATION |
Dirigido por: Harold Ramis |
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom) |
Em Férias Frustradas, a família Griswold decide viajar até um parque de diversão. Para tornar o longo passeio mais interessante, escolhem ir de carro ao invés de avião, saindo de Chicago e indo até a Costa Oeste dos Estados Unidos. Porém, o que era para se tornar uma bela e divertida viagem em família, passar a se tornar uma grande loucura quando tudo, mas tudo mesmo, começa a dar errado.
O filme foca em uma das rotinas mais habituais das famílias ao redor do mundo inteiro, principalmente na América: viagem em família. Apresentando uma família americana clássica (pai, mãe e dois filhos) querendo se unir mais durante as férias, o longa tem uma comédia bastante direta, baseada em todas as loucuras, erros e azar que acontecem nesta insana jornada familiar.
De uma maneira bastante descontraída, o longa ainda permeia algumas questões básicas para cada membro da família, o que dá uma tonalidade real para cada personagem. O pai, que se acha o grande chefe da família, é tentado por uma garota muito mais jovem durante toda a viagem, e acaba quase se perdendo em seus instintos. A mãe quer seguir sempre o caminho certo, com muita segurança e só queria uma viagem eficiente. O filho acaba descobrindo sua masculinidade e sua maturidade conforme a viagem avança e a filha passa por conhecer um pouco o mundo do cigarro e da adolescência, através de uma prima.
Vale ressaltar a incrível atuação de Chevy Chase. Suas cenas de revolta ou mesmo de confiança são sempre hilárias e, claro, o diretor e o roteirista souberam tirar sempre o melhor desse ator, em cada uma das cenas.
Férias Frustradas tem como ponto baixo algumas de suas cenas de comédia, que a depender de quem estiver assistindo, podem ser extremamente engraçadas ou não. A morte do cachorro e da tia, assim como as reações dos personagens diante desses fatos chegam a questionar a integridade dos personagens, fazendo com que o filme se afaste muito da realidade, beirando a apenas um besteirol.
Quem já viajou em família com certeza já passou por algumas das situações que os Griswold passaram em Férias Frustradas.