Ano: 2022 |
Título Original: Rise |
Direção: Akin Omotoso |
Roteiro: Arash Amel |
O filme Rise, já disponível no Disney+, é inspirado na história real do primeiro trio de campeões da NBA e uma família de imigrantes que batalharam muito para vencer nos Estados Unidos.
RESUMO
Rise conta sobre a luta da família Adetokunbo por uma condição de vida melhor, até a ascensão do trio de irmãos campeões da NBA, Giannis, Thanasis e Kostas Antetokounmpo. Iniciando em um contexto de muita precariedade em Lagos, na Nigéria, Veronica (Yetide Badaki) e Charles (Dayo Okeniyi) Adetokunbo migram para Grécia em busca de melhores condições de vida. Educando seus filhos em um contexto de luta contra imigração e tendo que se esconder para não serem deportados, o casal vê seus filhos mais velhos Thanasis (Ral Agada) e Giannis (Uche Agada) criarem gosto pelo basquete.
Em Rise, a trilha dos garotos passa desde o conhecimento do esporte, até o aprimoramento com muito treino árduo para tentar se destacar em um contexto muito díspar do que é o deles. Ainda assim, como muito apoio dos pais, os jovens passam a ganhar cada vez mais espaço dentro do esporte até chegar a maior liga de basquete do mundo.
TRAMA
Rise não deixa em momento nenhum de mostrar que o contexto social do mundo passa desde sempre por uma migração e luta contra imigrantes na Europa. Vivendo sempre à beira do perigo, a família Adetokunbo (que após é conhecida como Antetokounmpo por erro de registro) têm de se virar para que o sonho de uma condição de vida melhor seja alcançado.
É abordado o racismo de maneira bem sutil, mas que não deixa de ser evidenciado no filme. A educação e resiliência que Verônica e Charles tiveram que dar a seus filhos é muito evidenciada. Em Rise é possível ver também o quanto Giannis teve de trabalhar e treinar muito até que suas habilidades fossem realmente notadas, não só físicas como QI de jogo.
TRILHA
Regada de muito hip-hop e principalmente afrobeat e amapiano, Rise traz muito da cultura nigeriana (africana no geral) para a história.
CONSIDERAÇÕES
O filme tem uma capacidade de emocionar muito quem ainda não conhecia a história de superação de Giannis e sua família até a chegada na NBA. Os desafios e plot twist que o filme entrega trazem maior drama e capacidade de empatia para entender do porque Giannis hoje é um dos maiores e mais adorados jogadores da NBA atualmente.
Siga o Meta no Twitter e Instagram e veja aqui mais resenhas sobre filmes.