Rise (2022) – Disney+

Baseado em uma história real, Rise traz a trajetória de luta e superação da família Antetokounmpo até a NBA.

Ano: 2022
Título Original: Rise
Direção: Akin Omotoso
Roteiro: Arash Amel

O filme Rise, já disponível no Disney+, é inspirado na história real do primeiro trio de campeões da NBA e uma família de imigrantes que batalharam muito para vencer nos Estados Unidos.

RESUMO

Rise conta sobre a luta da família Adetokunbo por uma condição de vida melhor, até a ascensão do trio de irmãos campeões da NBA, Giannis, Thanasis e Kostas Antetokounmpo. Iniciando em um contexto de muita precariedade em Lagos, na Nigéria, Veronica (Yetide Badaki) e Charles (Dayo Okeniyi) Adetokunbo migram para Grécia em busca de melhores condições de vida. Educando seus filhos em um contexto de luta contra imigração e tendo que se esconder para não serem deportados, o casal vê seus filhos mais velhos Thanasis (Ral Agada) e Giannis (Uche Agada) criarem gosto pelo basquete.


Em Rise, a trilha dos garotos passa desde o conhecimento do esporte, até o aprimoramento com muito treino árduo para tentar se destacar em um contexto muito díspar do que é o deles. Ainda assim, como muito apoio dos pais, os jovens passam a ganhar cada vez mais espaço dentro do esporte até chegar a maior liga de basquete do mundo.

Yetide Badaki as Vera, Ral Agada as Thanasis, Elijah Sholanke as Alexandros, Uche Agada as Giannis, Dayo Okeniyi as Charles, and Jaden Osimuwa as Kostas in RISE, exclusively on Disney+. Photo by Patrick Redmond. © 2021 20th Century Studios. All Rights Reserved.

TRAMA

Rise não deixa em momento nenhum de mostrar que o contexto social do mundo passa desde sempre por uma migração e luta contra imigrantes na Europa. Vivendo sempre à beira do perigo, a família Adetokunbo (que após é conhecida como Antetokounmpo por erro de registro) têm de se virar para que o sonho de uma condição de vida melhor seja alcançado.

É abordado o racismo de maneira bem sutil, mas que não deixa de ser evidenciado no filme. A educação e resiliência que Verônica e Charles tiveram que dar a seus filhos é muito evidenciada. Em Rise é possível ver também o quanto Giannis teve de trabalhar e treinar muito até que suas habilidades fossem realmente notadas, não só físicas como QI de jogo.

TRILHA

Regada de muito hip-hop e principalmente afrobeat e amapiano, Rise traz muito da cultura nigeriana (africana no geral) para a história.

CONSIDERAÇÕES

O filme tem uma capacidade de emocionar muito quem ainda não conhecia a história de superação de Giannis e sua família até a chegada na NBA. Os desafios e plot twist que o filme entrega trazem maior drama e capacidade de empatia para entender do porque Giannis hoje é um dos maiores e mais adorados jogadores da NBA atualmente.

Siga o Meta no Twitter e Instagram e veja aqui mais resenhas sobre filmes.

Análise Crítica
Data
Título Original
Rise (2022) - Disney+
Nota do Autor
51star1star1star1star1star
ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Rise (2022)
rise-2022-disney-plusRise traz a história de luta e superação da família Antetokounmpo até a NBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here