Por que os animes tem poucos episódios de Halloween?

Os fãs de anime descobrirão que os episódios e especiais de Halloween no reino do anime são bastante raros, e é por isso que esse é o caso.

Blair
Blair (Reprodução: Soul Eater)

Por que os animes tem poucos episódios de Halloween?

O Dia das Bruxas está chegando. Entretanto, os fãs de animes e de mangás descobrirão que os episódios e especiais do Dia das Bruxas são surpreendentemente raros no meio. Pode-se argumentar que isso ocorre porque o Halloween é um feriado ocidental. Contudo, o Natal também é e há muitos episódios de anime nos quais o Natal é o centro das atenções. Dessa forma, por que os animes tem poucos episódios de Halloween?

Eu sei, a falta de conteúdo relacionado ao Halloween possa ser desanimadora e talvez frustrante para aqueles que desejam ver seus personagens favoritos vestidos com fantasias. Não posso me excluir, pois amo a comemoração! No momento, não me recordo de muitas obras além de Soul Eater e Lycoris Recoil que façam referência à temática, mas sem tantos especiais exclusivos de Halloween. Pokémon traz principalmente em seus jogos, mas não muito nos animes. E na verdade há uma razão pela qual os estúdios de animes não produzem esses episódios com uma boa frequência, da mesma forma que a maioria dos autores não trazerem muito a temática para seus mangás.

Halloween não é tão popular no Japão

Pokémons vestidos com fantasias de Halloween (Reprodução: Pokémon)
Pokémons vestidos com fantasias de Halloween (Reprodução: Pokémon)

Eis um fato: o Halloween não é um feriado comumente comemorado no Japão. Acho que é um fato que dê para imaginar considerando a quantidade mínima de especiais de Halloween nos animes e mangás. Claro, há muitos fãs da temática no Japão! Só que assim como aqui no Brasil, apenas não é uma comemoração que atingiu um nível nacional no Japão igual nos Estados Unidos. As pessoas costumam comemorar o feriado nas grandes cidades por meio de grandes festas a fantasia, em vez de doces ou travessuras no bairro. Há eventos para isso em atrações turísticas populares, como parques de diversões e shopping centers, mas só.

Claro, o feriado ainda é referenciado no anime. Programas de longa duração, especialmente aqueles voltados para crianças, apresentam alguns episódios com tema de Halloween. Só que a maioria dos animes pulará o feriado assustador em favor de outros feriados mais populares, como as celebrações de Natal ou Ano Novo. Animes como Orange e Shikimori’s Not Just a Cutie (Kawaii dake ja Nai Shikimori-san) são exemplos de obras que você pode ver as celebrações de Natal ou Ano Novo, mas não de Halloween. A maioria dos mangás também só reconhece o feriado com obras de arte oficiais nas capas de revistas ou no twitter oficial do artista e deixa por isso mesmo.

O que torna o Natal mais popular?

Pokémon Go
(Reprodução: Pokémon Go)

No Ocidente, o Natal é uma época que se comemora com amigos próximos e familiares. É a época do ano em que as crianças esperam ansiosamente pelo Papai Noel deslizar pela chaminé e os coros cantam no frio cortante. No Japão, o Natal é mais como uma época para casais do que uma época familiar ou religiosa, tornando-se a configuração perfeita para a maioria dos animes de romance.

O Natal traz consigo a promessa de dar presentes, datas de Natal e diversão boa e saudável. Isso o torna um assunto muito fácil de integrar na maioria dos gêneros de anime. Seu tom saudável se encaixa bem com obras slice of life e também pode funcionar como um episódio de fôlego para dramas mais sérios. E, claro, sua reputação como férias para casais o torna incrivelmente popular em animes de romance e é uma forma comum de atualizar relacionamentos. O Halloween não tem tanta flexibilidade, em comparação, sendo conhecido mais como um feriado assustador e não muito mais.

Halloween é muito mais popular nos jogos Gacha

Alphen de Tales of Arise vestido com traje de Halloween para um evento em Tales of the Rays
Alphen de Tales of Arise vestido com traje de Halloween para um evento em Tales of the Rays

Há uma mídia japonesa em particular que nunca ignora o Halloween, e são os jogos para celular, especialmente os jogos de gênero gacha. Contudo, isso é mais porque não deixam passar oportunidades de lucrar com feriados populares do que qualquer coisa a ver com a progressão da história. Na verdade, os eventos de Halloween quase sempre se apresentam exclusivamente como histórias paralelas e não como parte da história principal. Ainda assim, os fãs provavelmente vão se divertir ao ver seus personagens favoritos vestidos com roupas fofas com tema de Halloween! Jogos como Pokémon Go e Tales of the Rays sempre fazem suas apostas no Halloween! Afinal de contas, as empresas de jogos estão apostando nisso – literalmente.

O Halloween nunca foi um feriado tão celebrado quanto o Natal, mesmo aqui no ocidente, especialmente aqui no Brasil onde as comemorações estão aumentando só recentemente. Em minha cidade, por exemplo, apenas nos últimos 5 anos que aumentou as comemorações nos shoppings. Antes, era uma frequência muito menor.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here