5 animes de franquias norte-americanas
É amplamente reconhecido que os desenhos animados populares norte-americanos foram significativamente impactados pela anime, e muitos deles mostram orgulhosamente essa influência. Exemplos de tais programas incluem Teen Titans e Avatar: The Last Airbender, favoritos dos fãs, ambos incorporando elementos da indústria de anime, como seus estilos de arte únicos, personagens arquetípicos e técnicas narrativas. Tanto que há como trazermos sugestões de animes de franquias norte-americanas!
No século 21, a influência da cultura pop tornou-se mais universal. Isso significa que embora as franquias norte-americanas tenham influenciado os estúdios japoneses, o oposto também é verdadeiro. Como resultado, existem agora adaptações para anime de obras norte-americanas proeminentes. Ao longo do tempo, surgiram diversas adaptações de anime inspiradas em histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos que valem a pena assistir.
Batman Ninja
- Disponível na plataforma de streaming HBO Max
Possivelmente, Batman Ninja é um dos conceitos de venda mais simples de todos os tempos – e nada como começar a nossa lista de animes de franquias norte-americanas com essa obra! Batman é um dos super-heróis vigilantes mais queridos de todos os tempos, e os ninjas são figuras icônicas na cultura pop. A ideia de transportar Batman de volta ao Japão Feudal se encaixa perfeitamente. Com sua animação elegante, a maior virtude de Batman Ninja é a completa entrega à sua premissa, abraçando os elementos do anime com autenticidade. O filme coloca personagens icônicos dos quadrinhos em situações intrinsecamente absurdas, mas extremamente divertidas, todas executadas com mestria.
Contos de Terramar
- Disponível na plataforma de streaming Netflix
Ursula K. LeGuin é indiscutivelmente uma das autoras de fantasia mais amadas de todos os tempos, enquanto o Studio Ghibli desfruta de uma posição igualmente especial como uma das mais reverenciadas casas de animação. Embora essa parceria parecesse perfeita, Contos de Terramar se revelou controverso desde o momento de seu lançamento, e as reações do público geralmente parecem estar diretamente relacionadas ao seu grau de familiaridade com os romances originais.
A própria LeGuin considerou o filme adequado, mas expressou desapontamento com as muitas alterações no enredo e na temática das histórias originais de Earthsea. Isso provavelmente ocorreu devido ao filme incorporar elementos de vários romances diferentes de Earthsea, em vez de ser uma adaptação fiel de um único romance. No entanto, Contos de Terramar destaca-se pela sua impressionante direção de arte e uma trilha sonora incrível. Embora possa não ser uma interpretação estrita do material original, ainda oferece uma narrativa de fantasia épica.
Cyberpunk: Edgerunners
- Disponível na plataforma de streaming Netflix
“Cyberpunk 2077”, desenvolvido pela CD Projekt RED, teve sua inspiração no jogo “Cyberpunk”, inicialmente publicado em 1988. “Edgerunners” incorpora a icônica estética da cidade noturna do jogo, conhecida como Night City, por meio de seu estilo de arte anime, o que permite a adição de toques artísticos que seriam difíceis de alcançar em outras mídias.
Ao mesmo tempo, “Edgerunners” presta homenagem aos primórdios do gênero cyberpunk, narrando uma história movida pela tecnologia, evocando lembranças de “Neuromancer”, o romance seminal que deu origem ao gênero. Embora mantenha suas raízes nas convenções do gênero, “Edgerunners” se destaca devido ao seu estilo de arte de anime exclusivo, que é distintivo e memorável.
Tropas Estelares: Invasores de Marte
- Disponível para aluguel na plataforma de streaming Prime Video
Existiram três adaptações de Tropas Estelares produzidas no Japão. A primeira delas, datada de 1988, é uma adaptação não autorizada do romance original de Robert A. Heinlein, lançada nove anos antes da versão live-action dirigida por Paul Verhoeven. A segunda é o filme de animação em CGI de 2012, chamado Starship Troopers: Invasion, seguido por sua sequência em 2017, intitulada Traitor of Mars, projetada para dar continuidade à narrativa do filme live-action Starship Troopers.
O anime de 1988 retrata as armaduras motorizadas dos romances originais de forma mais semelhante a mechas em miniatura, lembrando algo saído de Gundam, enquanto incorpora uma trilha sonora de música pop dos anos 80 que nem sempre se alinha completamente com os eventos da trama. Por outro lado, Invasão e Traidor de Marte nunca alcançarão o mesmo status do filme original de ação ao vivo, mas conseguem utilizar a tecnologia de CGI para revitalizar a franquia. É importante notar que o anime de 1988 não teve lançamento oficial fora do Japão.
Star Wars: Visions
- Disponível na plataforma de streaming Disney+
Os clássicos filmes de samurais japoneses desempenharam um papel significativo como influência nos primeiros esboços do Star Wars original, por George Lucas. Com “Visions”, os animadores e cineastas japoneses tiveram a oportunidade de celebrar a impactante influência de Star Wars em suas próprias obras. Esta antologia compreende uma coleção de curtas-metragens de animação independentes, produzidos por diversos estúdios, resultando em uma obra de grande estilo e elegância.
Cada estúdio empregou seus estilos de arte e técnicas narrativas distintas para injetar uma perspectiva única na vasta galáxia de Star Wars. Embora a maioria dos curtas seja marcada por intensidade, alguns episódios da antologia trazem uma abordagem mais leve, proporcionando momentos bem-vindos de descontração.
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal Investigation, Resenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022), Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos a Resenha da série em anime Lycoris Recoil (2022) e Resenha de Spriggan (2022), anime de ficção científica da Netflix. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.