Anime ou mangá ? Qual você prefere?

84

Fala galera, tudo bem com vocês, vacinados? Espero que sim… Hoje vamos falar de um assunto “polêmico”, você prefere acompanhar uma obra pelo mangá ou pelo anime? Ver o anime faz você comprar o mangá? O mangá faz você assistir o anime?

Vendas de mangás crescem após a estreia de anime.

Respondendo uma das perguntas do primeiro parágrafo, recentemente três animes podem exemplificar e comprovar muito bem que o anime ajuda e muito nas vendas dos mangás, os animes que fizeram com que houvesse um boom nas vendas de seus respectivos mangás foram: Tokyo Revengers, Jujutsu Kaisen e o fenômeno de 2020 e segue sendo até hoje Kimetsu no Yaiba vulgo Demon Slayer, todos sem exceção fizeram com que a venda de mangás alcançassem números astronômicos de venda.

Tokyo Revengers e Jujutsu Kaisen tiveram um aumento de 670% e 650% de vendas de seus mangás respectivamente, óbvio que a qualidade da obra ajuda e muito, pois são ótimas obras, Tokyo Revengers é muito bom, traz uma pegada diferente e um suspense que é difícil de se ver atualmente no que vem sendo lançado, não tive a oportunidade ainda de ler o mangá mas com certeza deve ser até melhor que assistir o anime. Já Jujustu Kaisen eu não resisti e após assistir o anime comecei a adquirir os mangás, é tão bom quanto, então quem comprou não se arrependeu e acredito que não se arrependerá, não me parece que a obra vai deslanchar e ainda tem bastante coisa há explicar, então vamos ter uma ótima sequência.

Kimetsu no Yaiba

Agora Demon Slayer é algo que até hoje não consigo entender, porque particulamente não acho a história mais inovadora, mais emocionante e nem a melhor que já vi em um shonen, é bom sim, mas não explica o fenômeno de vendas que foi, Kimetsus no Yaiba em 2020 não só foi o mangá mais vendido, como vendeu 10 vezes a mais que o segundo lugar, é isso mesmo, 10 vezes a mais que Kingdom que ocupou o segundo lugar, Kingdom vendeu 8 milhões de cópia, Demon Slayer vendeu 80 milhões de cópia. Além de vender tudo isso de volumes, Kimetsu no Yaiba vendeu tudo que podia com a marca, um fenômeno realmente.

Indo do mangá para o anime

Ai o buraco já é mais embaixo, porque nem sempre o anime é tão bom quanto o mangá, e as vezes a adaptação pode ser muito boa, fiel aos personagens, o que acontece no mangá acontece igualzinho no anime, porém vem os fillers e acabam com tudo, um filler no momento errado pode estragar um final de semana.

Duas obras que exemplificam isso, muito, mas muito bem são Naruto Shippuden e Bleach, ambos os animes, mais de 40% de seus episódios são fillers, isso é surreal, tudo bem que temos especiais de natal e ano novo, o que é comum, mas é muito episódio filler. Naruto fez eu pegar raiva do anime, de verdade, ficar esperando a semana inteira pra ver a sequência da guerra ninja, pau torando, e vai ver o episódio era uma história de eles criança caçando gato na árvore, é de tamanha frustração que nem assistir o episódio eu assistia. Bleach não fica muito atrás, porém acho que ele nos frustrou apenas uma vez, porque quando ele colocou um filler, ele colocou logo uma temporada inteira, então não ficou a sensação de ser cortado a cada 3 episódios como foi em Naruto.

Outra vertente das adaptações são quando realmente não passa a alma do negócio, posso citar um exemplo pessoal, de uma obra não tão falada assim, um mangá chamado Blood Lad, muito bom, engraçado e muito divertido, porém o anime foi horrível, não passou muito bem a atmosfera que o mangá trazia, se um dia tiver que optar, escolha pelo mangá, tranquilamente. Outro já mais recente, que eu acredito que ai é só entra na questão de talvez a leitura sempre ser mais profunda e detalhada, é Vinland Saga, o anime é bom sim, mas ler o mangá é muito melhor, nossa, é uma leitura que te prende, diferente, a história é muito bem escrita, enquanto no anime, pareceu, apenas mais um.

Anime ou Mangá? Qual é melhor?

Não existe muito isso de melhor, todos nós sabemos que dificilmente um anime consegue colocar todos os detalhes que é encontrado dentro de um mangá, até pela necessidade óbvia de resumir para colocar em um episódio x volumes da obra, e isso não é exclusivo do mundo dos mangás, filmes, séries, tudo que é adaptação de livros, sofre com isso e sofre com essas criticas, nada substitui uma boa leitura rica em detalhes. Porém eu acredito que alguns estilos sejam mais proveitosos em cada mundo, por exemplo, acredito que todos nós assistimos Dragon Ball Z, e todo mundo sabe que o foco de Dragon Ball são as lutas, ver uma luta bem animada, uma transformação em Sayajin, é mais divertido do que ver impresso no mangá.

Porém uma história de mais complexidade, como Death Note, onde o principal da história é a disputa intelectual, a riqueza de detalhes faz uma enorme diferença, e sem dúvida o mangá vai entregar muito mais isso do que o anime. Então não existe certo ou errado, melhor ou pior, existem experiências diferentes, ou seja, assista ou leia, porém consuma as histórias que te agrada, e se você é fã de mangá junte seu dinheirinho que barato não está não!

Bom gente, espero que tenham gostado, aproveitem e deixem sua opinião aqui, o que você prefere? Anime ou Mangá?

Bai Bai!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here