Arco Ilha Drum – One Piece (Análise)

107
Flor de cerejeira, imagem que encerra o arco de Drum.
O remédio para um país doente!

Após saírem de Little Garden, o bando se vê com um novo problema antes de poderem partir para Alabasta já que Nami está doente, muito doente. Sem sua navegadora, o bando vê como prioridade encontrar uma ilha e nela um médico que possa tratá-la. Eles acabam indo parar no país de Drum, um país de neve que sofre com falta de médicos e possui uma única médica capaz de tratar a todos e Luffy vai atrás desta médica afim de salvar Nami.

Um país doente

Há doenças de todo o tipo no mundo. Machucados, doenças internas causadas por vírus, bactérias, fungos. Há aquelas doenças mentais, causadas por problemas genéticos ou muitas vezes má formação. Doença pior não há, no entanto, do que a do coração, aquela que afeta todo o corpo, que se espalha e começa a contaminar todo o organismo. Assim se encontra o reino de Drum.

O coração do país que deveria ser seu rei se utiliza da posição para extorquir o país inteiro e viver com o melhor que há a se oferecer. Como é um país de gelo, há uma obviedade falta de recursos (que até não chega a ser abordado) e muitas doenças, perigos causados pelo clima e pela formação do terreno. Conveniente ou não, o país conhecido mundialmente pelos seus médicos é encontrado pelo bando em uma situação difícil após um ataque feito por Barba Negra, sendo esta a primeira menção ao vilão feita na história.

E o remédio?

Exitem remédios dos mais variados também. Mas há remédio para um coração? A reposta é obvia: o remédio tem que ser aplicado do último organismo afetado até a origem que é o coração. Há um clara mensagem relacionado ao governo, mas creio que Oda utilizou a ideia de um país doente no arco errado. Em Drum o povo é unido e há outros arcos como em Alabasta (ou Dressrosa) em que podemos considerar que o país realmente está doente. Mas a mensagem não perde a força ainda assim. Uma pena que o vilão do arco seja tão cartunesco, ainda que sua pouca força seja justificada, ele poderia oferecer mais risco em algum nível. Digamos que a doença não era tão grave assim.

O remédio, independente da força da doença, não deixa de ser eficiente e a mensagem toca a todos. Oda mostra sua grande força de tocar nos sentimentos. Um desenvolvimento incrível e rápido que nos faz se apegar rapidamente aos personagens e seus objetivos. Hiruluku é mais um que aposta no futuro, que não desiste em One Piece. Luffy por onde passa representa o futuro, conquista e traz esperança aos povos, sempre apoiando em alguém que lutou por esta esperança antes.

Verdadeiros piratas

Além disso a temática pirata é bastante abordada no arco através do simbolo da bandeira e, como sempre, a liberdade que representa ser um pirata. É o arco que toca mais forte nessa questão, que obviamente fica meio escanteada com o tempo (não dá pra ficar batendo na mesma tecla sempre).

Com um novo Migiwara, o bando parte pro ápice de tudo que foi desenvolvido nos arcos menores e decide enfrentar de vez Crocodile. Não dá pra dizer, no entanto, que a espera foi longa, pois valeu a pena. Muito por este arco, que com personagens interessantes e uma mensagem que vai além do anime, consegue se tornar inesquecível. E enquanto for inesquecível, o arco de Drum jamais morrerá!

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse arco é incrível, aquela cena que a Vivi chama o Luffy de um péssimo capitão foi marcante, pois mesmo sem demonstrar o Luffy sentiu isso, e deu tudo de si pra chegar ao topo da montanha, e ele dizendo quando chega no topo “salve eles… Eles são meus companheiros” é tocante e emociona, é esses momentos que faz One Piece ser essa obra incrível, mas o destaque mesmo é o Chopper, que além de ser um personagem fofo teve uma história linda, e assim como a mensagem que a história do Sanji passa sobre a fome, a mensagem de querer curar todas as pessoas é linda e muito bem feita. É aquela cena do Luffy pedindo pro Chopper ser um nakama, e a cena final das cerejeiras são MUITO emocionantes, até hoje um dos melhores momentos do anime.

    • Concordo com tudo. Este arco equilibra tudo de bom que One Piece tem, se tivesse uma luta decente igual a de Luffy contra o Arlong, seria o melhor arco do anime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here