Berserk: o arco errático e transformador de Farnese de Vandimion

Farnese de Berserk tem uma das mudanças mais dramáticas de sua introdução inicial e evolui para um personagem completamente novo.

berserk

Berserk: o arco errático e transformador de Farnese de Vandimion

Cuidado, pois o texto sobre Farnese de Vandimion possui spoilers de Berserk, obra criada por Kentaro Miura!! A adaptação em anime está disponível pela Crunchyroll! Se você é novo nesse mundo de Berserk, então confira em nosso portal: Berserk: Um guia completo da obra de Kentaro Miura!

Berserk possui muitos personagens que evoluíram drasticamente ao longo do mangá. O protagonista Guts muda de criança guerreira solitária e mercenário imprudente para um assassino de apóstolos sombrio e brutal. Em seguida, ele também se torna um protetor de seus companheiros recém-encontrados. No entanto, o desenvolvimento de Guts pode ofuscar o do resto do elenco, alguns seguindo seu exemplo e até um passo adiante, transformando radicalmente de sua introdução original em um personagem completamente novo. Uma dessas personagens de Berserk é a zeladora de Casca e ex-mulher de fé, Farnese de Vandimion.

Farnese de Vandimion tem um dos arcos de crescimento mais fascinantes e erráticos de todos os personagens de Berserk. Não apenas sua caracterização mudou completamente de uma crença para outra, mas seu crescimento foi planejado de maneira cuidadosa e executado com maestria. É nítido que o autor teve muito cuidado nas técnicas utilizadas para explorar Farnese como personagem e ver que seu crescimento foi construído através dos cinco pontos essenciais de uma estrutura de enredos. O retrato errático vem na forma dos eventos que transformaram a guerreira outrora militante e sádica em uma protetora confiável e altruísta.

Status Quo e Incidente Incitador

Berserk
(Reprodução: Berserk)

Farnese de Vandimion se apresenta ao lado de seu meio-irmão, Serpico, como o Comandante dos Cavaleiros Sagrados da Corrente de Ferro em busca do Espadachim Negro. Ela se depara despreparada para seu papel como comandante, aparentemente conseguindo isso por meio de títulos e riqueza. No entanto, sua dedicação à sua religião é inquestionável! Além disso, a sua fé direciona muitas de suas decisões.

Embora demore a se revelar no mangá, sua infância cultivou o prazer de infligir dor aos outros, que é seu lado mais sombrio e distorcido. Como a religião no universo do Berserk se assemelha à inquisição, o uso da tortura para confissões é uma prática relativamente comum. Ao apreender Guts, este lado de sua personalidade se revela durante sua chicotada e extração de sangue.

O incidente incitante ocorre durante a fuga de Guts. Ele leva Farnese como refém para fugir, mas é perseguido por espíritos malignos que habitam cães de caça e o cavalo que eles montavam. Incapaz de processar completamente o que está ocorrendo, então a sua visão de mundo começa a quebrar. Deus não está lá para salvá-la, apenas o Espadachim Negro está. Guts a salva de um ataque por um espírito maligno. Para piorar a situação, a própria Farnese é possuída quando sua fé começa a desmoronar e quase força Guts a matá-la. Uma vez liberta, ela está convencida de que Guts é um monstro e tudo o que ela está sentindo sobre sua fé em ruínas se deve a ele. Aqui, seu status quo está em pedaços e logo sua direção muda.

Complicações e Crise

(Reprodução: Berserk)
(Reprodução: Berserk)

As complicações começam a surgir durante os eventos em Albion. Ela começa a questionar sua própria moralidade ao sentir prazer ao pensar em hereges sendo queimados na fogueira. A importância desse questionamento vem junto com sua fé. Até seu encontro com Guts, ela estava decidida em sua estrutura de fé e seus comportamentos.

No entanto, o incidente fez com que sua determinação fraquejasse, e seus conflitos internos sobre quem ela é começam a afetar sua visão da Santa Sé. Quando Gutz derrota Mozgus e a Torre da Convicção cai, Farnese fica sozinha com Serpico, completamente perdida no mundo. Tudo o que ela sabia e acreditava agora está despedaçado.

Para ela, sua complicação não resulta em uma realização positiva. Em vez disso, suas complicações continuam sendo um fator de seu desenvolvimento até que ela se junte formalmente à Guts e comece a questionar sua confiabilidade. Farnese é uma personagem que precisava de algum propósito para se agarrar, e ela encontra isso em seu cuidado com Casca. Enquanto as duas personagens formam um vínculo, Farnese está totalmente ciente com sua falta de habilidade em protegê-la. A velha Farnese de confiança mascarada e fé diligente em suas ações foi dissimulada e uma nova Farnese insegura e temerosa tomou seu lugar. Dessa forma, Farnese está em seu ponto mais baixo.

Clímax e Resolução

(Reprodução: Berserk)
(Reprodução: Berserk)

Sua caracterização sofre outra mudança durante os eventos trolls em Enoch Village. O catalisador é o encontro de uma jovem bruxa chamada Schierke. Anteriormente, Farnese teria lançado Schierke em ferros e jogado em fogos sagrados. Agora, com seu propósito de vida em questão e sua falta de autoconfiança, Farnese está apaixonada pela magia de Schierke e pelo bem que pode ser feito com ela. Essa nova compreensão da magia garante que Farnese nunca retornará aos seus ideais originais de magia sendo má. No entanto, à medida que seu personagem se torna mais altruísta e se preocupa com sua nova empresa, ela se oferece em casamento em pagamento por um navio para que Guts e companhia possam procurar Elfhelm.

O verdadeiro clímax vem quando ela tem a opção de ficar com sua família ou sair com Guts e continuar sua educação em magia. Durante o ataque de Kushan a Vritannis, Farnese é capaz de provar suas habilidades e habilidades práticas, mas também sua sabedoria e empatia. Ela não é mais uma serva inquestionável, mas agora alguém que sabe a diferença entre o certo e o errado, e pode entender as nuances da vida das pessoas sem delegar hereges por suas crenças. Nisso, conseguimos perceber que a Farnese não sente mais prazer em prejudicar os outros.

De todos os personagens da obra com seus arcos habilmente desenvolvidos, Farnese de Vandimion mostra mais crescimento e mudança do que qualquer outro. Se alguém presumisse que o soldado arrogante e distorcido do início do Arco da Convicção se tornaria o membro mais carinhoso e protetor da empresa de Guts, mudando de perseguição religiosa para feitiçaria, seria difícil imaginar. O que torna o crescimento tão cativante são as batidas da estrutura do enredo que segue e os passos compreensíveis que Farnese leva para alcançar sua resolução. Não surge do nada, pois é cuidadosamente escrito e mostrado para que o leitor possa ver a dramática mudança em sua caracterização.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here