Berserk: Um guia completo da obra de kentaro Miura

Um guia sobre um dos mangás mais aclamados de todos os tempos

68

Berserk é uma obra fantástica, que conquistou inúmeros fãs ao redor do mundo; porém, algumas pessoas que curtem animes e mangás ficam um tanto quanto perdidas, sem saber por onde começar a ler ou assistir.

Nesse guia você encontra todas as informações sobre berserk, tudo referente as adaptações que já foram produzidas e etc.

Quem é Kentaro Miura?

Kentaro Miura

Kentaro Miura é um mangaka que nasceu em 1966, em chiba, Japão. Sua trajetória começa em 1976, quando escreveu sua primeira série, Miuranger, que durou aproximadamente quarenta volumes. Paralelamente desenvolveu Ken e no Michi.

Em 1982 ingressou à escola artística da gramática, onde publicou alguns de seus trabalhos em alguns dōjinshis japoneses.

Depois de graduado cursou arte perto de Nihon University, e iniciou a carreira desenhando para a comic Futatabi.

Em 1988 o enredo de Berserk, a sua maior obra, foi premiada.

Em 1990 foi publicado o primeiro volume de Berserk, que ganhou grande repercussão no ano seguinte e que mais tarde (1997) seria adaptado como um anime com 25 episódios.

O mangá

Começando com o mangá; Ele foi publicado pela primeira vez em 1989 na revista Monthly Animal House (já extinta) essa revista foi substituta pela Young Animal, a obra continua a ser publicada até os dias de hoje (sim, esse mangá já tem mais de 30 anos)

capa do mangá

A história do mangá de berserk é ambientada em um cenário inspirado na Europa medieval, com vários elementos mitológicos envolvidos! Temos exemplos de, elfos, demônios, bruxas e até golems.

O protagonista da série é um cara chamado guts, ele é um espadachim que luta para tentar sobreviver em mundo caótico e sombrio, seu passado esconde muito sofrimento, porém mesmo passando por maus bocados, nosso protagonista irá encontrar companheiros pelo caminho. (Pretendo fazer um post sobre os personagens do anime)

Berserk
protagonista Guts cortando seus inimigos em batalha

Na minha opinião, o mangá dentre todas as opções, é a melhor porta de entrada para conhecer a história de Guts e companhia. A obra conta com traços incríveis, além de um enredo que te prende e te surpreende desde o começo.

Berserk
Peotagonista Guts portando sua espada

O anime de 1997

Embora o mangá ainda não tenha recebido uma adaptação com a qualidade que os fãs almejam, a primeira adaptação da obra consegue transmitir com eficiência a atmosfera da obra, ainda que não seja a melhor animação do mundo, ela é uma adaptação fiel ao mangá e com uma boa trilha sonora.

A primeira adaptação animada do mangá conta com algumas censuras, e com algumas partes do mangá que não foram inseridas no anime. Mas ainda assim é uma boa opção, principalmente para aqueles que não estão tão habituados a ler mangás.

O anime de berserk (1997) foi produzido pelo estúdio OLM, com 25 episódios, essa animação aborda os dois primeiros arcos do mangá.

Berserk
Guts na primeira adaptação em anime do mangá

Berserk:  era de ouro (trilogia)

A obra também conta com três filmes lançados entre 2012 e 2013; São eles: Berserk – Era de Ouro Ato I: Ovo do Supremo Imperador, Berserk – Era de Ouro Ato II: A Batalha de Doldrey e Berserk – Era de Ouro Ato III: A Queda; os filmes cobrem os mesmos arcos do primeiro anime (1997).

Os filmes possuem uma qualidade melhor na animação, e além disso, contam com alguns acontecimentos que não aparecem no primeiro anime.

Berserk
Era de ouro, filme de Berserk
cena do filme de Berserk

Berserk (2016)

Uma adaptação foi lançada em 2016, como uma continuação direta aos acontecimentos do primeiro anime (1997) muitos fãs na época ficaram muito eufóricos com uma nova adaptação do mangá de berserk.

Mas infelizmente essa continuação não agradou, e muitos fãs se sentiram frustrados pela péssima qualidade do anime. De todas, essa é a pior adaptação, ela conta com uma animação feita totalmente em CG (computação gráfica)

Mas não pense que é CG bom como o que vimos em beastars ou dorohedoro, é um cg bem ruim, uma animação toda travada, não recomendo que vejam.

Berserk
Berserk 2016

Como assistir?

O anime de berserk (2016) está disponível na crunchyroll, os filmes não foram disponibilizados em nenhuma plataforma oficial. O anime de 1997 Pode ser visto gratuitamente no YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here