Dragon Ball Super 65: Son Goku, O Terráqueo!

91

Trouxemos dias atrás alguns spoilers deste capítulo e a maioria – senão todos – se confirmou. A Saga Moro, assim, se confirma uma saga “a moda antiga”, bastante duradoura se comparada as demais de Dragon Ball Super. Em Dragon Ball Super 65, temos alguns defeitos e boas decisões, vamos a elas.

Goku usa o Hakai

Logo no início, vemos um problema sendo corrigido: Goku usa o Hakai novamente! Lá na saga Black – somente no manga – ele já havia usado e, depois, nunca mais. É interessante que, mesmo dentro do manga, seja mantido uma coerência de poderes, algo que funciona muito melhor nesta mídia do que no anime.

Em seguida, Goku vai até Kuririn e pega as sementes dos deuses, dando uma para Moro após ele prometer se deixar ser preso. A atitude, claro, gerou revolta nas redes sociais. Confesso que o maior defeito de Dragon Ball Super é essa aparente regressão de Goku. Em muitos momentos, o personagem se mostra menos maduro do que em vários momentos do Z. Não seria um problema se fosse assim sempre, mas, como eu disse, não era assim no Z, o que torna o personagem e suas atitudes incoerentes dentro da própria obra.

“Ah, mas como não acontecia no Z, se ele fez o mesmo com o Freeza?”

Primeiro, não me refiro a somente a atitude de dar a semente para o Moro, mas a todo contexto envolvendo o personagem em DBS. Segundo, o fato de Goku cometer o mesmo erro quase dez sagas depois, não é exatamente um exemplo de evolução, não é? Como protagonista, é necessário que o personagem evolua, não regrida, caso contrário, a história não parece sofrer qualquer evolução.

A (totalmente) esperada traição de Moro

Surpreendendo um total de zero pessoas, Moro diz que não irá voltar para prisão após perceber que recuperou suas forças com a semente. Na sequência, já que estava com todas suas forças, resolveu atacar Goku. Foi legal e importante a cena dele quebrando o braço ao socar o protagonista. Isso porque, muitas ainda acham que o Instinto Superior é meramente a capacidade de se esquivar, mas ele também aumenta e muito a força do personagem – isso é bem abordado ao longo do Torneio do poder.

E, quem diria, em Dragon Ball Super 65, Goku parte finalmente para homenagear Naruto, apelando pro bom e velho discurso afim de converter o vilão e evitar matá-lo. Ele faz os clássicos elogios que sempre faz antes de finalizar os vilões dizendo que Moro é durão e tudo mais – não levo muito isso em consideração – e questiona sobre Moro ter treinado. Naturalmente, a exemplo de Freeza e Bills, o personagem menciona não treinar, algo aceitável pra esses personagens naturalmente fortes, o que sempre deixa brecha pra evolução deles.

A brecha de Meerus

Não sei se foi um excesso de confiança em Goku, mas me surpreendeu e muito Meerus ter se deixado tocar por Moro. Claro que ele arranca o braço do personagem, provavelmente pra evitar ter seu poder copiado, mas só ser tocado já é estranho. Tal descuido abriu brecha pra reviravolta do capítulo e o vilão assume a força do Instinto Superior também.

Felizmente, o roteiro evita que essa reviravolta seja a definitiva – seria muito simples, era até previsível – e Goku não tem muitos problemas para enfrentar Moro, mesmo com as habilidades de Meerus. A exemplo do capítulo anterior, Dragon Ball Super 65 traz alguns quadros interessantes de luta, como as voltas na terra que os personagens dão enquanto lutam.

Poder demais!

Assim como aconteceu com 73 – Goku até lembrou isso, por isso estava tão tranquilo – Moro também não possuía um corpo capaz de suportar a força de um anjo. De novo, é uma ótima forma de manter a coerência interna, afinal o próprio Goku sofreu para conter o poder do IS lá no Torneio do Poder. Por fim, com a deformação do vilão, o protagonista parece finalmente ter decidido dar um fim à luta e aparentemente daria um Hakai em Moro quando é surpreendido pelas costas.

Com isso, Drago Ball Super 65 termina com Moro fundido à terra, o tornando basicamente invencível. A solução mais obvia é a de Vegeta separar Moro da terra, mas não sei se isso funcionará com um planeta. Se ocorrer, seria a oportunidade do personagem se redimir de vez com o planeta terra, fechando o arco de redenção dele que se iniciou em Namekusei. Resta esperar o próximo capítulo, que deve ser o último.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here