Nami: Me Ajuda – Momentos Marcantes dos Animes #02

O que contém um pedido de ajuda?

111

E aí meu/minha caro(a) leitor(a) do Meta Galáxia! Nesta postagem vamos retomar um série que teve início lá em 2018, que é: Momentos Marcantes dos Animes. Na primeira postagem abordamos a luta épica de All Might vs All For One (Boku No Hero Academia). E depois de algum “tempinho” (risos) vamos dar sequência, assim trazendo a segunda postagem dessa série, agora trazendo a cena da Nami em One Piece. E assim tentar falar um pouco do porque essa cena é tão importante. Ela se passa no episódio 37 do anime: “Luffy se levanta! O fim de uma promessa quebrada!“. Que faz parte do arco “Arlong Park” (episódios 31-44) dentro da Saga de East Blue! E claro como vamos falar da cena em si, ela contêm spoilers. Caso não tenha visto, aproveita que One Piece está no catálogo da Netflix e Crunchyroll.

A verdade sobre a Nami

Ao sermos apresentados aos personagens principais do anime, acabamos conhecendo um pouco do passado deles, e assim entendendo o porque de suas motivações e sonhos. Tanto Luffy, Zoro, Usopp e Sanji tem ótimos (e emocionantes) backgrounds. É aquela fórmula clássica dos shounens que todos nós gostamos tanto. Geralmente são nesses momentos que mistérios são revelados e acabamos nos afeiçoando aos personagens. E é possível que eu fale desses personagens em outra postagem, mas hoje eu realmente preciso falar da Nami.

Quando o passado da Nami bem a tona, vemos a vila natal (Cocoyashi) foi tomada pelos homens peixe, liderados pelo pirata Arlong. E o quanto esse ato foi traumático para todos os cidadãos, mas em especial para a jovem Nami. Já que ela além de perder a sua liberdade igual a todos, acabou perdendo sua mãe (Bell-Mere) durante a invasão. Disposta a recuperar a liberdade de sua vila, Nami entra em um acordo com o vilão Arlong, onde ela teria que juntar uma certa quantia em dinheiro e assim comprar a liberdade de sua vila de volta.

Só que até esse dia chegar, além do dinheiro, ela teria que trabalhar como cartógrafa oficial de Arlong, já que ela tem um talento natural para isso. Tanto que o maior sonho dela é navegar pelo mundo, e assim fazer mapas sobre tudo que o mundo tem a oferecer. Ela não hesita em tomar essa decisão com apenas 10 anos de idade. Nami assume um fardo que carregou sozinha por muito tempo, mais precisamente durante 8 anos. E por conta desse fato, Nami nutriu um ódio visceral por piratas durante muito tempo. Até surgir um jovem pirata que usa chapéu de palha, junto com sua tripulação incomum.

Tesouros e Sonhos

Nami sempre carregou o fardo disso sozinha. Sempre fez questão de afastar todos de perto de si, por mais doloroso que isso tenha sido. Sabia que muitos não a entenderiam, e estava tudo bem. Ela não queria mais vitimas, tinha que cumprir seu sonho de comprar a vila de volta. Nami teve que aprender na raça como conseguir o dinheiro através de golpes, roubos de tesouros e etc. (Tanto que ganhou a alcunha de Gatuna). Teve que conviver com Arlong e seu bando, fingindo ser uma deles. E mesmo em uma situação tão complicada, ela nunca havia baixado a cabeça pra nenhum deles. Que mulher incrível a Nami é.

Estando prestes a conseguir a juntar o dinheiro necessário, Nami se vê em uma situação deveras complicada. Arlong com seus homens peixe armam novos ataques, e aterrorizam novamente os cidadãos. A situação piora de vez quando Arlong se alia à alguns oficiais corruptos da Marinha. Isso faz com que eles confisquem o tesouro que Nami havia juntado ao longo destes últimos 8 anos. Arlong no fim das contas, nunca teve a intenção de devolver a vila para ela, e muito menos de liberá-la de sua função como cartógrafa.

Quando isso ocorre Nami chega ao seu limite. Todo o seu sonho está se esvaindo de suas mãos como areia em meio a um vendaval. Ela caiu de joelhos e pela primeira vez sente um desespero descomunal. Ela pega uma faca e começa a se acertar, tentando apagar a tatuagem do bando de Arlong em seu braço esquerdo. Isso lhe causa sérios ferimentos até que Luffy intervém e segura sua mão. Ela o afasta mais uma vez, como sempre fez com todos em sua vida. Aquela briga não era dele, ela não queria envolver ninguém nos seus problemas. Mas Luffy fica ali imóvel apenas olhando-a. E Nami não entende porque ele não sai dali. Ela o havia roubado antes, o enganado e dito pra ele ir embora. Por que ele continuava ali?

O que significa / contém um pedido de ajuda?

Nami repensa em toda a situação e desaba em prantos ao ver que tudo está ruindo. E em um ato de muita coragem, ela finalmente pede a ajuda de Luffy. É uma cena de cortar o coração. As lágrimas que ela derrama são carregadas de sonhos e sentimentos. Para essa mulher ter dito isso, ela teve que passar muito além dos seus limites. Ela teve que ter muita coragem pra fazer isso. Luffy entende o quão difícil foi para ela dizer aquelas palavras. Então, ela entende o peso delas, já que ele já a considerava como a sua navegadora, e como seu capitão, ele decide ajudá-la. Logo, ele tira seu chapéu de palha, seu bem mais precioso e coloca na cabeça de Nami, e em seguida, saí em para resolver a situação com Arlong, junto com Zoro, Sanji e Usopp. (Que aliás, quando os quatro começam a andar juntos é simplesmente épico).

Ao receber o chapéu de palha, Nami sabe muito bem o quanto aquilo é importante para Luffy. Pois, ele deixou seu verdadeiro tesouro com ela, enquanto Luffy a ajudava a recuperar o seu. Essa cena é tão incrível que me faltam argumentos. Ela é muito significativa e transborda sentimentos. Daria até pra traçar um paralelo com a vida real, onde muitas vezes assumimos grandes fardos que nos fazem passar dos nosso limites, e o quão difícil é reconhecer que precisamos de ajuda. Pedir ajuda não um sinal de fraqueza. Pelo contrário, pedir ajuda é um ato que requer coragem, pois não é fácil reconhecer nossos limites. Ainda mais quando envolvem nossos sonhos.

A coragem, a determinação, e a garra que ela teve durante toda a sua jornada é algo de se admirar e respeitar demais. A Nami protegeu seus sonhos com toda sua força. E durante anos ela sofreu, mas nunca deixou de sonhar com o dia da liberdade de sua vila. E a ajuda veio simplesmente por ela ter persistido tanto tempo. A Nami é incrível!


E aí meu caro(a) leitor(a) do Meta Galáxia, espero que vocês tenham gostado dessa postagem. Para este que vos escreve, essa cena da Nami foi um ponto de virando quanto espectador de One Piece. Foi aqui que realmente me apaguei ao anime e não larguei mais. A Nami é uma personagem incrível que deveria ser mais bem trabalhada / valorizada.

Clique aqui para mais postagens Animes no Meta Galáxia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here