Naruto: Os problemas que estragaram o anime

Um dos animes mais famosos do mundo também tem seus altos e baixos

81

Naruto é um anime de grande importância, a obra de Masashi Kishimoto é aclamada por diversos fãs ao redor do mundo. É inegável que naruto é um grande sucesso, mas isso não significa que ele não tenha defeitos.

Naruto foi um dos meus primeiros animes, acompanhei a fase clássica pela tv aberta e mais tarde o shippuden pela internet. Se hoje sou um consumidor de animes e mangás, muito disso se deve ao anime do ninja loiro.

Entretanto, existem algumas questões que sempre foram motivo de debate, tais polêmicas sobre a obra de Masashi Kishimoto até hoje causam divergência entre os fãs da série, a quem concorde e quem discorde dos rumos que o anime tomou.

Nesse post vou abordar alguns dos pontos mais criticados em naruto, aqueles que realmente não agradaram alguns fãs do anime.

Flashback e fillers

Dentre as questões mais criticadas no anime, estão os fillers e os flashbacks. Ao longo da história é possível se deparar com inúmeros flashbacks, usados de forma excessiva e desnecessária, quebrando completamente o ritmo da trama.

Um dos flashbacks que foram utilizadas de forma exagerada em naruto, que inclusive virou motivo de piada e memes na internet, foi o flashback da pedra que esmagou obito na terceira guerra mundial shinobi.

meme sobre a pedra em naruto

Os fillers foram igualmente utilizados de maneira exacerbada durante todo o anime, mesmo após a finalização do mangá, os fillers continuaram sendo inseridos na obra, pior do que isso, muitos fillers tinham histórias inúteis que não agregavam absolutamente nada a trama principal.

Filler do naruto mecha, um dos piores fillers do anime

Mal aproveitamento dos personagens

Enquanto o naruto clássico conseguiu trabalhar bem os 11 de konoha, valorizando e aprofundando suas histórias; no shippuden, neji, rock lee, shino, kiba entre outros, foram todos esquecidos, a história se focou só em naruto e sasuke.

No geral as kunoichis também foram muito mal utilizadas, quando aparecem é apenas para servir de saco de pancada de algum vilão, como, por exemplo a hinata. Outras simplesmente não serviram para nada, por exemplo, ino, kurenai e tenten.

A sakura teve certa importância na luta contra a chyo e em alguns momentos da guerra, mesmo tendo fama de inútil, ela teve muito mais relevância que as demais personagens femininas da aldeia da folha.

E tudo isso é um grande desperdício, pois naruto tem muitas personagens femininas incríveis, mas que não tiveram tanta importância na obra.

Shino Aburame, um dos personagens abandonados em naruto.

Arco da quarta guerra ninja

O início do arco foi marcado por lutas massantes e repetitivas contra ninjas revividos pelo edo tensei, como kakashi vs zazuba e haku, hanzou vs mifune, ino-shika-cho vs quarteto do som etc. Os sete espadachins da névoa não fizeram absolutamente nada.

Naruto
quarta guerra ninja em naruto.

Obito como Jinchuuriki do Juubi foi algo desnecessário para a história, uma vez que ele não seria o vilão final, madara deveria ter sido o Jinchuurikio desde o início.

Houve um aumento na escala de poderes, tornando o que antes era um anime sobre ninjas (com suas limitações) em um anime de Deuses e semi deuses; o esforço e o trabalho duro já não tem importância, as lutas repletas de estratégias de batalha foram descartadas.

Tudo isso foi jogado no lixo, agora o protagonista é a reencarnação de asura, alguém predestinado, naruto foi agraciado a ser um vencedor pelo destino ou por mérito e esforço próprio?

Outro ponto negativo do arco da guerra ninja foi a utilização da kaguya como vilão final, a morte do madara foi ridícula. O ninja que derrotou os 4 kages, surrou naruto e sasuke e toda a aliança shinobi, simplesmente morre para uma sombra.

Nagato revivendo os ninjas na invasão de konoha

Naruto
Nagato revivendo todas as pessoas que ele matou em konoha

Essa escolha contribuiu negativamente para a narrativa, retirando todo o impatco e peso que as mortes trazem para a história; naruto soube por muito tempo matar corretamente seus personagens, diferente de outros shounens (dragon ball) onde ninguém morre.

Discurso no jutsu

Não vejo problemas em utilizar esse recurso na história, o problema é que naruto apela para o discurso no jutsu inúmeras vezes, e isso é muito ruim, principalmente quando o protagonista deixa de enfrentar um vilão, e passa a tentar converter seus inimigos com sua visão de mundo.

Finalizando

Depois de expor tantos pontos negativos, pode parecer que eu odeio naruto ou algo do tipo, o que não é verdade, eu acho importante fazer essa diferenciação entre fã e fanboy; o primeiro gosta de uma determinada obra, mas admite que ela não é perfeita, ele consegue enxergar pontos negativos.

O fanboy só enxerga qualidades, ele idolatra cegamente determinada obra, negando que a mesma tenha defeitos.

Como citei no início, naruto foi um dos meus primeiros animes, ele tem uma importância enorme, tanto para mim quanto para o mercado dos animes. Naruto tem inúmeros pontos positivos que o destacam em relação a outros animes shounen, mas ficará para outro post.

3 COMENTÁRIOS

  1. Todos os pontos que vc citou são verdade, mas o principal que deu uma boa estragada na narrativa da obra foi a guerra ninja como um todo, pois mexeu com muita coisa do passado de uma maneira negativa, a escala de poder e os boosts foram muito exagerados, e aquele discurso no jutsu ja tinha estagnado. Sim a Kaguya tambem foi muito ma feita, mas pra piorar foi o anime onde o manga ja tinha acabado a DOIS anos e eles tentando lucrar ainda mais com fillers e mais fillers, um desrespeito total com os fâs.

  2. Concordo com praticamente tudo!
    Também foi Naruto que me fez a grande fã de animes que sou hoje, mas reconheço que esta obra, para lá de todos os seus pontos fortes, também possui alguns pontos fracos. Isso não faz com que deixemos de ser fãs do anime, apenas nos torna conscientes de como esta obra podia ter sido ainda mais maravilhosa, pois mesmo assim Naruto marcou milhares ou até milhões de fãs em todo o mundo.

    • Fico feliz em ler esse comentário Sónia! É justamente por amarmos tanto uma obra que somos capazes de enxergar seus pontos negativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here