Home Anime e Mangá O Studio Ghibli e a origem da “garota Lo-Fi” do YouTube

O Studio Ghibli e a origem da “garota Lo-Fi” do YouTube

Poucos personagens do YouTube são mais reconhecíveis e amados do que Lofi Girl. Você sabia que ela tem suas raízes em um filme do Ghibli?

garota Lo-Fi

O Studio Ghibli e a origem da “garota Lo-Fi” do YouTube

E aí? Você já sabe qual a relação entre o Studio Ghibli e a origem da “garota Lo-Fi” do YouTube? A garota de estudo do Chilled Cow é o rosto da música lofi, uma abreviação para “LowFidelity“, no YouTube. Residindo principalmente no rádio lofi hip-hop – uma transmissão ao vivo de batidas para relaxar ou estudar – Lofi Girl construiu uma base de fãs, tornou-se um meme e fez companhia a milhões de pessoas enquanto relaxavam lofi beats. As transmissões se popularizaram principalmente após a pandemia de COVID-19, onde muitas pessoas quiseram algo para ajudar a relaxar. Para quem não conhece muito bem o rádio, é só acessar o canal no YouTube: Lofi Girl – YouTube.

A figura icônica do YouTube tem sua origem na personagem Shizuku Tsukishima de Sussurros do Coração (Whisper of the Heart), um personagem de aparência semelhante que modelou a garota agora conhecida e amada pelos ouvintes. Na verdade, Shizuku foi a primeira encarnação da Lofi Girl. No entanto, o GIF original causou problemas de direitos autorais com o Studio Ghibli.

Shizuku do Studio Ghibli era a garota Lo-Fi original

Shizuku, icônica personagem do Studio Ghibli

Com seu lançamento originalmente em 1995 e em 1997 aqui no Brasil, Sussurros do Coração (Whisper of the Heart) segue Shizuku, uma estudante japonesa apaixonada por literatura. Ela mora com os pais e a irmã em um apartamento em Tóquio e passa seu tempo livre rabiscando. Embora ela se apresentasse como a garota do estudo, Shizuku na verdade não estudava muito as disciplinas escolares. Ela opta por escrever poesia e trabalhar em um romance, “Whisper of the Heart”.

ChilledCow surgiu em fevereiro de 2017 por Dimitri, que fez de Shizuku o rosto de sua transmissão ao vivo selecionando um GIF do personagem escrevendo com fones de ouvido. O rádio lofi começou fazendo o que faz até hoje: fornecendo uma plataforma para “chill beats” (música ondulada, jazzística, hip-hop lo-fi) e seus artistas. Quando cresceu em popularidade, surgiram problemas de direitos autorais, levando ao desligamento temporário da transmissão ao vivo apenas alguns meses após o lançamento.

Se você é fã do Studio Ghibli, então confira em nosso portal: Saiba 10 curiosidades incríveis sobre o Studio Ghibli. Além disso, o filme Whisper of the Heart e outras produções do estúdio estão disponíveis via Netflix.

O novo design da garota Lo-Fi presta homenagem sem violar os direitos autorais

A nova garota Lo-Fi da Chilled Cow, ilustrada e animada por Juan Pablo Machado, é um upgrade definitivo. A nova garota do estudo tem um penteado diferente, assim como roupas diferentes e um quarto diferente. Durante o dia, a vista de sua janela sugere que ela se mudou de Tóquio. Já à noite, contudo, Macado oferece aos ouvintes alguns visuais de chuva que aumentam a experiência lofi.

A garota Lo-Fi ainda presta homenagem ao seu início no Ghibli, assumindo a postura de Shizuku e trabalhando em uma sala semelhante. Há também o gato no parapeito da janela (os gatos são importantes no filme). Com seu novo visual, ela se tornou o verdadeiro mascote da música lofi na internet. Não é incomum encontrar o personagem em fan art, mercadorias ou memes. Também existem meninas (ou meninos) de estudo alternativo em outros canais lofi.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal InvestigationResenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022)Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos a Resenha da série em anime Lycoris Recoil (2022) e Resenha de Spriggan (2022), anime de ficção científica da Netflix. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile