One Piece 1048 – Vinte Anos (e contando…) | Análise

No capítulo anterior, 1047, eu mais uma vez disse ter a impressão de que nos encaminhávamos para o final. Porém, One Piece 1048 mais uma vez estende a batalha entre Luffy e Kaido após uma semana de hiato. Pode parecer exagero, mas este foi, provavelmente, um dos piores capítulos de One Piece nos últimos tempos. Vamos aos poucos.

O eterno encerramento da batalha…

Já faz alguns capítulos que Oda vem trabalhando o golpe final de Luffy contra Kaido. Entre mostrar os personagens, reafirmar suas motivações e esperanças e a força de Luffy, lá se vão pelo menos três capítulos. Um dos maiores elogios que faço a obra é exatamente esta capacidade de, no golpe final, Oda conectar todo o sentimento trabalhado ao longo do arco em cima do vilão. Sentimos o peso do golpe. Porém, encerrar todos os capítulos como esse momento fosse ocorrer parece que uma tentativa de garantir que as pessoas estão entendendo que Kaido precisa ser derrotado. Como se já não tivéssemos tido um (longo) arco inteiro pra isso.


No fim, este trabalho extra que Oda está tendo para construir seu clímax acaba sendo uma forma de subestimar seu leitor.

“Olha, caso os últimos 100 capítulos não tenham deixado bem claro, Kaido e Orochi fizeram um estrago danado.”

O que acaba tirando a sutiliza desta mesma sensação que temos no encerramento de Skypiea, por exemplo. Para piorar, ainda temos mais um flashback que não agrega em nada. A única função dele, é a do resto do capítulo: construir o bendito clímax.

Agora vai

Se o autor não adicionar mais nenhum flashback, acredito que o próximo capítulo seja a derradeira derrota do vilão. Isso porque ele parece estar utilizando seu golpe final, assim como Luffy. Além disso, como dividia o papel de vilão do arco com Orochi, a derrota da última cabeça indica que agora, definitivamente, só resta Kaido de pé. Momonosuke também iniciou sua tentativa de manter Onigashima no ar.

Sei que alguns têm expectativa quanto a um flashback do vilão. Porém, nesse momento, acredito que ele estaria bastante deslocado e prejudicaria o ritmo do (exageradamente) trabalhado golpe final. Parar um ou dois capítulo somente para que o vilão termine de levar o golpe não combina muito.

Em conclusão

Em suma, One Piece 1048 é tão cheio de mais do mesmo, que até mesmo a análise ficou repetitiva e meio vazia. Não há sequer informações relevantes como no anterior. A morte de Orochi já havia sido aceita e se Denjirou não tivesse aparecido, ninguém diria que ficou incompleto.

Com um flashback deslocado e inútil, com um forte tratamento do leitor como burro, Oda conseguiu, após um hiato, entregar nada em míseras quatorze páginas. Uma decepção sem tamanho, logo na reta de chegada.

OBS: Pelo menos o Kaido de fogo ficou legal, mas é só uma desculpa pro Haki do Armamento Avançada levar o mérito da vitória e não o Gear 5th, afinal isso desmoralizaria todo arco de Udon.

Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here