Sora yori mo Tooi Basho é uma pequena obra-prima. Uma jornada incrível de autoconhecimento.
Ano de exibição: 02 de Janeiro de 2018 à 27 de Março 2018 |
Título Original: Sora yori mo Tooi Basho / A Place Further Than The Universe / 宇宙よりも遠い場所 |
Estúdio: Madhouse| Nº de Episódios: 13 |
Avaliação: ★★★★★ (Excelente) |
Sora yori mo Tooi Basho (A Place Further Than The Universe) foi um anime de 13 episódios que teve a sua estreia na temporada de janeiro/inverno 2018. É uma obra original feita pelo excelente estúdio Madhouse. E já dá pra adiantar que este foi um dos melhores animes da temporada. E dá pra arriscar até que pode figurar como um dos melhores do ano.
A premissa de Sora yori mo Tooi Basho parte da protagonista Mari. Uma adolescente que sente que não está aproveitando a sua juventude como deveria. Se sente deslocada como se estivesse faltando algo. Ela não sabe o que, mas algo está faltando. Sente em sua essência que ainda não deixou sua marca no mundo. Que lhe falta histórias para contar.
Na escola ela acaba conhecendo Shirase. Uma menina com a mesma idade de Mari, que tem um sonho/objetivo um tanto peculiar: ir até a Antártida. Mesmo tendo tudo contra si, a menina tem uma determinação de ferro. Isso inspira Mari, que até então, nunca teve um sonho. E com isso ela decide acompanhar Shirase em seu objetivo. Posteriormente, entram mais duas personagens para o time: Hinata e Yuzuki, que por seus próprios motivos acabam se juntando a jornada. Assim formando o quarteto que nos guiará nessa jornada.
Ao escutar que um grupo de garotas quer ir para a Antártida, pode soar bem estranho. Tipo, como assim? Isso não é normal. E realmente, isso não é algo que vemos todo dia. Mas apesar de uma premissa não tão “chamativa”, Sora yori mo Tooi Basho funciona bem demais. Não é um mero anime com um grupo de garotas viajando e brincando. É algo bem maior que isso.
Durante a jornada da ida até a Antártida, todas as personagens principais (e alguns secundários) passam por um processo de transformação muito interessante. Mari finalmente encontra algo épico que ela poderá contar as gerações futuras. Hinata volta a confiar nas pessoas. Yuzuki que até então não sabia o que era amizade de verdade, acaba criando laços verdadeiros com o grupo. Mas sem dúvida a personagem que rouba a cena é a Shirase. Ela é o norte de todo o anime.
Por meio do ponto de vista dela, temos os melhores momentos da obra. Sua motivação de ir a Antártida por conta de sua mãe desaparecida, e resolver assuntos inacabados do seu passado são os panos de fundo para cenas simplesmente emocionantes. Em Sora yori mo Tooi Basho o que não falta são cenas emocionantes. Mesmo que algumas possam soar um pouquinho “forçadas”. Mas elas realmente funcionam, e podem arrancar algumas lágrimas facilmente.
O interessante em Sora yori mo Tooi Basho é que realmente ele funciona muito bem como uma jornada. E vamos notando aos poucos como os acontecimentos vão transformando todos os envolvidos nessa viagem. E a trajetória (o passo a passo) até a Antártida é bem legal também. E por incrível que pareça, você acaba ficando com vontade de conhecer o lugar também. Mesmo que isso nunca tenha passado pela sua cabeça.
A animação da Madhouse não decepciona. Está lindíssima, em alto nível. A produção capricha nos detalhes. A trilha sonora é muito boa e sabe dosar bem os momentos de diversão e emoção. Sora yori mo Tooi Basho tem algumas inserts songs muito bonitas que ajudam a derrubar as lágrimas e coroar as cenas de pura emoção.
Em suma, Sora yori mo Tooi Basho é um anime que você precisa ver. Ele é uma grande aventura, que conta com vários momentos divertidos e outros bem emocionantes. Um verdadeiro processo de autoconhecimento. Refletimos sobre nossas vidas, amizades, sonhos e objetivos. E nos questionamos: Será que nós já fizemos a “nossa viagem para a Antártida “?
Sora yori mo Tooi Basho está no catálogo na Crunchyroll! Vale a pena demais.
Está acompanhando a nova temporada de animes de abril/primavera 2018? Confira o nosso guia!
Até a próxima!
https://www.youtube.com/watch?v=_faYRTmQeZM