Por que os anéis de poder tornaram o Palantír de Númenor tão importante?

Em 'A Grande Onda' de Os Anéis do Poder, Galadriel viu a queda de Númenor ao olhar para um palantír - eis o que as pedras da visão podiam fazer.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1ª Temporada
(Reprodução: O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1ª Temporada)

Por que os anéis de poder tornaram o Palantír de Númenor tão importante?

Por que Os Anéis de Poder tornaram o Palantír de Númenor tão importante? Cuidado! O texto a seguir contém spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1ª Temporada, Episódio 4, “A Grande Onda”, agora transmitido no Prime Video. Novo por aqui? Confira nosso Guia de Anéis de Poder: Notícias, Críticas, Teorias e Rumores!

Como a trilogia O Senhor dos Anéis de JRR Tolkien (ou mesmo a adaptação cinematográfica de Peter Jackson) se ambienta durante a Terceira Era da Terra-média, ela não conseguiu retratar Númenor. O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder se passa durante a Segunda Era, e a ilha é uma das partes mais vitais daquela época. Como tal, a série introduziu a ilha Atlântida e vários personagens Númenorianos importantes, como Elendil de duas caras, seu filho Isildur e o eventualmente vilão Pharazôn.

Quando a série mostrou Númenor pela primeira vez no episódio 3 da 1ª temporada, “Adar”, parecia que todo mundo seria um vilão. Afinal de contas, eles eram isolacionistas convencidos que não queriam nada com Galadriel ou os Elfos. Por causa dos Homens do Rei, esse ainda é o sentimento predominante em Númenor. No entanto, as coisas tomaram um novo rumo no final da 1ª temporada, episódio 4, “A Grande Onda”, quando Míriel mostrou a Galadriel um palantír. Eis por que isso foi tão importante.

Palantíri do Senhor dos Anéis, Explicado

Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis
Christopher Lee como Saruman em Senhor dos Anéis

Tradicionalmente, havia pelo menos oito palantíri no total. Eles foram feitos pelos Noldor em Eldamar. Além disso, é provável que Fëanor os tenha feito pessoalmente. Quando os Noldor examinaram Morgoth na Terra-média, eles trouxeram sete palantíri com eles. Durante a Segunda Era, os Elfos deram o palantíri aos Númenorianos. Foi onde as pedras da visão permaneceram até que Elendil as resgatou da queda de Númenor. Posteriormente, ele colocou as pedras em Arnor e Gondor.

Os palantíri eram pedras pretas, parecidas com orbes, que permitiam aos usuários se comunicarem a longas distâncias, mas também concediam visões – semelhantes ao espelho de Galadriel em A Sociedade dos Anéis. As pedras respondiam melhor a usuários autorizados como os herdeiros de Elendil, mas teoricamente, qualquer pessoa com força de vontade poderia usar as pedras. Sauron usou uma das pedras para corromper Saruman e Denethor II. Aragorn, por outro lado, foi capaz de enganar Sauron e acelerar seu ataque a Gondor.

O que Míriel e Galadriel viram no Palantír

Míriel e Galadriel
Míriel e Galadriel em O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder

Quando Míriel e Galadriel finalmente chegaram à mesma página em “A Grande Onda”, Míriel mostrou ao elfo guerreiro um dos palantíri. O que ela testemunhou foi a queda de Númenor: uma grande onda caiu sobre a ilha, matando todos e afogando a ilha nas profundezas do Mar Sundering. A visão aterrorizou Galadriel – especialmente quando Míriel disse que a queda se iniciou após a chegada de Galadriel. Contudo, por mais trágico que pareça, o fato de Míriel olhar para o palantír pode ter sido interessante.

Mesmo que ela esteja sendo dura, está claro que ela realmente acredita nos caminhos dos Fiéis. Pharazôn, por outro lado, provavelmente não vai olhar para o palantír; se o fizer, provavelmente não prestará atenção aos seus avisos. Embora Míriel provavelmente não sobreviverá à queda real de Númenor, sua fidelidade é provavelmente uma das razões pelas quais Elendil levará um remanescente à Terra-média. Quando Pharazôn parte para atacar Valinor, Elendil não saberia fugir de Númenor se não fosse pelo que Míriel viu no palantír. Assim, por que essa cena é tão importante para The Rings of Power e seu universo crescente.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder possui a sua transmissão às sextas-feiras no Prime Video.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here