Tokyo Revengers é uma das grandes apostas da temporada, o anime produzido pelo estúdio Liden Films, está disponível na plataforma de streaming crunchyroll, e conta até o momento com nove episódios. A obra possui um argumento interessante, onde, o protagonista precisa usar o seu poder de viagem no tempo, para mudar os rumos de um futuro trágico, que envolve a morte de pessoas muito especiais para ele, e na tentativa de impedir tal feito, Takemichi Hanagaki irá usar sua maior habilidade, ser saco de pancada de gangues.

O tema da viagem no tempo é atrativo, e meche com a imaginação das pessoas, o que faríamos se pudéssemos voltar no tempo? Rever aquele amigo querido? Ter tomado coragem para falar com a garota dos sonhos? Ou então ter arriscado seguir outra carreira? São inúmeras variáveis que traçam a nossa história, e uma simples viagem no tempo, poderia alterar cada uma delas.

Mas é claro que, nem sempre isso causa um efeito positivo, em tokyo revengers, as ações podem ser mal calculadas, de modo que as coisas podem não sair como esperado.

Tokyo Revengers: Episódio 3 Online | Animes Online
Protagonista do anime

Delinquentes e gangues no Japão

Os animes, doramas e filmes mostram bastante o estilo e visual de um delinquente padrão e como eles costumam agir. Eles costumam transmitir uma sensação de raiva e não conseguem se controlar, alguns costumam tingir os cabelos, fazer penteados estrondosos e usam blusas branqueadas e incomuns. Os delinquentes no Japão costumam ser chamados de yankii, que é a definição dos jovens rebeldes que não seguem as normas e padrões escolares. O filme Kamizake Girls (Shimotsuma Monogatari) retratam bem a vida dos Yankii.

Existem diversas subculturas, gangues e tipos de delinquentes que podem ser categorizados e listados.

  • Bosozoku – São gangues de motoqueiros selvagens;
  • Bancho – Uma líder de um grupo de delinquentes;
  • Tsubari – Termo usado aos meninos maus da década de 1970;
  • Sukeban – Se refere a um grupo de delinquentes mulheres ou uma chefe;
  • Yakuza – Se refere a Máfia japonesa;
  • Gyaru – Um estilo de moda e cultura que pode ser meio agressiva;
  • Hashiriya – Significa literalmente corredor de rua, um movimento similar ao bosozoku;
  • Ijime – Significa literalmente bullying, algo que acontece nas escolas japonesas;
  • Furyo – Também significa delinquente ou alguma pessoa ruim;
  • Chinpira – Pequeno yakuza, aprendiz de yakuza, punk, delinquente, menina delinquente;
tokyo revengers
yankii

História do anime

Sem entrar em muitos spoilers, irei me ater apenas ao básico da trama, todas as informações são visíveis logo no primeiro episódio. O anime se passa em dois momentos distintos, 2017 e 2005, onde o protagonista Takemichi Hanagaki, passa os seus dias, como um jovem assalariado de 25 anos, comum do Japão. No entanto, tudo muda quando ele recebe a triste notícia que sua namorada, dos tempos de escoa, foi morta, o incidente foi causado por uma das gangues mais temíveis da cidade.

Fica muito explicito que ele ainda nutriu um certo sentimento por ela, porém o momento de tristeza é breve, pois de modo abrupto, Takemichi é empurrado na linha do metrô, por uma pessoa desconhecida, e quando acorda, ele misteriosamente está de volta aos tempos áureos do ensino médio em 2005.

Tokyo Revengers -
Acidente do protagonista

Tokyo Manji Gang

Também conhecida como Toman, é uma, gangue de motoqueiros liderada por Manjiro “Mikey” Sano e Ken “Draken” Ryuguji. Toman foi fundada para poder lutar contra os Dragões Negros. A gangue foi criada com o lema: Se um de nós se machucar, nós o protegeremos. Quero uma gangue que seja todos por um, um por todos.

A identidade inicial da gangue, era ser uma gangue de motoqueiros da escola primária, formada por alunos de Tóquio. A maioria dos membros são alunos do ensino médio. A ética da gangue inclui defender a honra de cada membro e nunca se rebaixar a agir deploravelmente ou covardemente.

É interessante observar como essas gangues cultivam a disciplina, existe toda uma hierarquia e respeito interno entre os membros, e mesmo que sejam considerados delinquentes, existem atos que até mesmo os brigões desaprovam, como assassinato e estupro.

Tokyo Manji Gang

Protagonista

O protagonista de Tokyo Revengers não esbanja inteligência, não é forte, algo que se distancia do clichê do protagonista overpower, no entanto, ele dispõe de grande coragem e resistência, sendo capaz de levar inúmeros golpes violentos, sem cair, algo incomum, que não foi explicado no anime, seria um poder especial? Embora isso possa ser um ponto positivo, é ruim quando não há nenhum desenvolvimento, ser chorão e fraco o tempo todo é irritante, e desmotiva qualquer um acompanhar a série.

Por outro lado, os demais personagens cativam, e são na maioria das vezes muito mais interessantes do que o protagonista do anime, com destaque para um dos líderes da gangue Tokyo Manje, Manjiro Sano ou Mikey, e Ken Ryuguji, também conhecido como Draken.

Takemichi, Mikey e Draken

Narrativa

Razoável, os acontecimentos são de modo geral, explicados de uma maneira simples, algo que é previsível em alguns momentos, não espere nada mais elaborado como Erased ou Steins;Gate, espere uma história que se mostra conveniente e despreocupada, mas que compensa tudo isso com uma atmosfera agradável de se assistir, o que inclui, o carisma dos personagens, e os momentos em que o anime investe na comédia.

Vale a pena?

Sem sombra de dúvidas sim, o anime tem momentos legais, onde podemos acompanhar o surgimento e formação dessas gangues, bem como todo o seu fundamento moral, além de aspectos da hierarquia, respeito e lealdade. O anime também é feliz em demonstrar como a viagem no tempo não é uma solução mágica, voltar no tempo por si só não resolve as coisas, se não soubermos o que fazer, nada irá mudar, atitudes incorretas e sem planejamento poderão afetar drasticamente o futuro, e se você não for capaz de mudar a si mesmo, como espera alterar o seu passado?

Como citei diversas vezes, o anime não é perfeito, mas ele sabe se sobressair e atrair o espectador, não tem as melhores as lutas do mundo, mas seus personagens possuem fortes convicções, sendo assim, a experiência de ver tokyo revengers pode ser positiva na maioria das vezes.  

Tokyo Revengers

1 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here