Yuukoku no Moriarty (Moriarty the Patriot) – Resenha 2ª temporada

Nesta nova temporada, William e seus irmãos se aprofundam mais em seus planos de uma sociedade muito mais justa.

120
Exibição Original: 04 de Abril de 2021 à 27 de Junho de 2021
Título Original: Yuukoku no Moriarty | Moriarty the Patriot | 憂国のモリアーティ
Estúdio: Production I.GDistribuidora: Funimation
Criação: Ryōsuke Takeuchi | Direção da animação: Kazuya Nomura

Ao fim de junho, terminou a tão esperada segunda temporada do anime Moriarty the Patriot (Yuukoku no Moriarty). Já fizemos aqui no Meta uma resenha sobre a primeira temporada do anime. A obra foi escrita por Ryousuke Takeuchi e baseada no mesmo universo de Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle). A animação ficou por conta da Production I.G e distribuída aqui no Brasil pela Funimation.

RESUMO

Nesta segunda temporada Yuukoku no Moriarty continua com o mesmo mote e agora uma tensão entre os principais personagens, William Moriarty e Sherlock Holmes. O Lorde do Crime agora passa a investir ainda mais em sua ideia de derrubar os aristocratas e chamar ainda mais pessoas para ajudá-lo nesta ideia. Enquanto isso, Sherlock junto a Watson passam a investigar ainda mais quem seria o Lorde do Crime e porquê ele está fazendo tudo o que faz na Grã-Bretanha.

TRAMA

Apesar de ser a continuação de uma trama que se esquentou muito, em alguns momentos o anime de Yuukoku no Moriarty parece esfriar muito, tanto o mote principal, quanto a relação de conflito de inteligências entre Moriarty e Holmes. O ponto que a animação começa a ficar interessante é na inserção de outras personalidades já conhecidos culturalmente: Mycroft Holmes (irmão mais velho de Sherlock), James Bond (sendo a personalidade adquirida por Irene Adler), Jack o Estripador (tendo uma história diferente por trás de seu apelido) e Charles Augustus Milverton (outro vilão muito conhecido dos contos de Sherlock Holmes).

A inserção destes personagens já conhecidos traz para Yuukoku no Moriarty mais expectativas e dinamismo para que a trama se desenrole. Apesar da ideia por trás das ações de Moriarty serem muito interessantes para tudo que ocorre e todos os plots que cada episódio carrega, por vezes o dinamismo dessas ações parecem se engasgar muito.

PERSONAGENS

Como já dito, a inserção de outros personagens conhecidos culturalmente dá mais ânimo para o anime, principalmente por Irene Adler, ou James Bond. Ela tem muita determinação e tanta inteligência quanto os protagonistas. Mycroft apesar de aparecer pouco em momentos específicos, sempre traz um ar misterioso e imponente para as cenas. Nos contos de Sherlock por vezes sua inteligência é citada até mesmo estando acima do seu irmão mais novo. Esta segunda temporada traz uma camada um pouco mais profunda para os personagens, mostrando novamente que não se trata de um “bem vs mal”, mas sim a luta por propósitos com justificativas plausíveis.

ANIMAÇÃO E TRILHA

A animação de Yuukoku no Moriarty feita pela Production I.G continua propondo um bom trabalho. O detalhe e design tanto dos personagens, quanto do cenário continua retratando perfeitamente a época em questão. Um novo desafio para tudo isso são as diversas cenas animadas à noite e muitas delas com movimentos mais rápidos e de ação. A trilha sonora traz novamente a música clássica com leves acelerações para dar mais dinamismo às ações.

CONSIDERAÇÕES

A grande expectativa com o empate de planos e inteligência passa a ficar um pouco para trás para dar espaço ao mote do plano de Moriarty. Os personagens de apoio dão mais dinamismo para que tudo siga da forma certa, porém Yuukoku no Moriarty dá uma impressão de que na real quem fez a fama de um exímio detetive neste momento da animação foi Moriarty, e não as próprias habilidades de Sherlock. Tudo foi milimetricamente proposto pelo Lorde do Crime e apenas seguido pelo detetive. O final traz um plot muito mais poético em levar em consideração pessoas que, apesar de estarem em lados e experiência opostas, se encontram em algo em comum. No caso deles, seus peculiaridades e inteligência.

Siga o Meta no Twitter e Instagram e veja aqui mais resenhas sobre animes.

Análise Crítica
Data
Título Original
Yuukoku no Moriarty 2ª temporada
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here