10 filmes para o Dia Internacional das Mulheres
8 de março é o Dia Internacional da Mulher, para representar as lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, assim como o direito de voto. Muitas mulheres são as chefes de suas famílias, mas ainda há muita desigualdade no trabalho e poucas mulheres trabalhando diretamente na política. E essa data talvez seja ideal para refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade! E nós do Meta Galáxia decidimos trazer uma seleção com 10 filmes, com os mais diversos estilos e tramas inspiradoras, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres da forma mais entusiasmante possível! Tramas baseadas em histórias reais, super-heroínas e comédia estão por aqui! Inclusive, muitos membros das respectivas produções dessas obras são mulheres também!
Mulher-Maravilha (2017)
Disponível em: HBO Max e Prime Video
Não recomendado para menores de 12 anos
Direção: Patty Jenkins
Roteiro Zack Snyder, Allan Heinberg
Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Connie Nielsen
Título original Wonder Woman
Sinopse:
Trailer:
A Cor Púrpura (1985)
Disponível em: HBO Max
Baseado em A Cor Púrpura de Alice Walker
Direção: Steven Spielberg
Roteiro Menno Meyjes, Alice Walker
Elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Rae Dawn Chong
Título original The Color Purple
Sinopse:
Trailer:
Um Canto de Esperança (1997)
Direção: Bruce Beresford
Roteiro Bruce Beresford
Elenco: Glenn Close, Frances McDormand, Pauline Collins
Título original Paradise Road
Sinopse:
Trailer:
Frida (2002)
Disponível em: Apple TV+
Direção: Julie Taymor
Roteiro Gregory Nava
Elenco: Salma Hayek, Alfred Molina, Geoffrey Rush
A vida da pintora mexicana Frida Kahlo se retrata maravilhosamente em Frida – e a obra sobre um dos maiores símbolos do feminismo conquistou 6 indicações ao Oscar de 2003, das quais venceu em duas categorias: Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora Original! Certamente, essa obra sensacional não faltaria aqui entre os filmes para o Dia Internacional das Mulheres!
Sinopse:
Trailer:
Malala (2015)
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: Malala Yousafzai
Título original He Named Me Malala
Este documentário sobre a jovem paquistanesa Malala Yousafzai conta uma grande história de coragem e resiliência. Aos 15 anos de idade, morando no Paquistão, sofreu uma tentativa de assassinato com um tiro na cabeça pela milícia Talibã. A razão? O seu ativismo em favor da educação de mulheres.
Interessada em expor o problema para o mundo, a jovem começou a escrever o blog Diário de uma Estudante Paquistanesa. Ela se tornou símbolo da luta pelos Direitos Humanos. Em 2014, a ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Kill Bill: Volumes 1 e 2 (2003-2004)
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro Quentin Tarantino, Uma Thurman
Elenco: Uma Thurman, Sonny Chiba, Lucy Liu
Sinopse:
A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).
Kill Bill – Volume 1 – Filme 2003 – AdoroCinema
Trailers:
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Disponível em: Prime Video
Direção: George Miller
Roteiro George Miller, Nick Lathouris
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Zoë Kravitz
Título original Mad Max: Fury Road
Sinopse:
A quarta aventura da série de filmes Mad Max do diretor George Miller. Em um mundo pós-apocalíptico, Max (Hardy) se junta à misteriosa Furiosa (Theron) para tentar sobreviver.
Prime Video
Trailer:
Alien, o Oitavo Passageiro (1979) e Aliens, O Resgate (1986)
Disponível em: Star+
Direção: Ridley Scott
Roteiro Dan O’Bannon, Walter Hill
Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright
Em ambos os filmes, quem protagoniza é Sigourney Weaver, a destemida Ripley que luta contra alienígenas e tenta sobreviver no espaço. Aliás, eu amo toda a franquia de filmes, então eu não deixaria de fora da lista de filmes para o Dia Internacional das Mulheres!
Sinopse de Alien, o Oitavo Passageiro:
Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.
Alien, o 8º Passageiro – Filme 1979 – AdoroCinema
Trailer de Alien, o Oitavo Passageiro:
Nise: O Coração da Loucura (2015)
Disponível em: HBO Max
Direção: Roberto Berliner
Roteiro Flávia Castro, Maurício Lissovsky
Elenco: Glória Pires, Luciana Fregolente, Simone Mazzer
Não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse:
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
Nise – O Coração da Loucura – Filme 2015 – AdoroCinema
Trailer:
Radioactive (2019)
Disponível em: Netflix
Direção: Marjane Satrapi
Roteiro Lauren Redniss, Jack Thorne
Elenco: Rosamund Pike, Sam Riley, Aneurin Barnard
Sinopse:
Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre. Suas descobertas vão mudar o mundo.
Netflix
Trailer:
Extra: De Pernas pro Ar (2010)
Disponível em: Netflix
Direção: Roberto Santucci
Roteiro Paulo Cursino, Marcelo Saback
Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula
Para fechar a lista, decidi trazer o filme De Pernas pro Ar como um extra. É uma comédia brasileira sensacional, com duas mulheres como protagonistas e gerentes de negócios – mas mais especificamente, donas de sex shop.
Sinopse:
Quando a vida aparentemente perfeita de uma executiva de marketing desmorona, ela resolve investir em uma sociedade pra lá de inusitada.
Netflix
Trailer:
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? As nossas últimas resenhas foram Resenha de Oppenheimer (2023), drama histórico protagonizado por Cillian Murphy, Resenha de Barbie (2023), filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Resenha de O Mundo Além de Nós (2023), o drama superestimado da Netflix e Resenha: Compensou assistir Super Mario Bros O Filme (2023)?? Se procura por mais filmes legais, confira em nosso portal: Marte Um: Resenha, Broker – Uma Segunda Chance: Resenha e Crítica Duna 2021 – É bom e vale a pena assistir?? Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.